10 gênios campeões – mas não por suas seleções

10 gênios campeões – mas não por suas seleções

Eles encantaram o mundo, ganharam de tudo por seus clubes, mas não experimentaram grandes glórias por seus países.

COMPARTILHAR

A decisão de Lionel Messi de se aposentar da seleção argentina após seu quarto vice-campeonato em torneios oficiais o colocou em uma seleta galeria futebolística. Assim, o craque se junta a outros gênios que encantaram o mundo, mas que jamais foram campeões em torneios oficiais a nível profissional de seleções.

A lista abaixo, portanto, não leva em conta torneios olímpicos, que por muito tempo apenas contaram com atletas amadores – e que, a partir de 1984, acabou restrito a jogadores sub-23 – caso de Messi, medalhista de ouro em 2008, na China, aos 21 anos. Confira:

Leônidas da Silva
Primeiro grande craque do profissionalismo no futebol brasileiro, Leônidas teve o azar de ter seu auge futebolístico no período da Segunda Guerra Mundial.

Assim, perdeu a oportunidade de disputar as Copas de 42 e 46, que nunca aconteceram. Jogou em 1934 e chegou a marcar gol, mas ainda era muito jovem.

Sua grande Copa acabou sendo em 1938. Artilheiro e melhor jogador do torneio, fez de tudo para levar o troféu, mas o cansaço dos jogos e das viagens o deixaram no banco na semifinal contra a temida Itália. Acabaram derrotados por 2 a 1. (Foto: Reprodução)
« 3 de 10 »

Deixe seu comentário!

comentários