Depois de vários anos consecutivos de disputa entre Benfica e Porto, a temporada 15-16 do Campeonato Português, que se inicia neste domingo, com a disputa da Supertaça entre Benfica e Sporting, é imprevisível. Foram várias as mudanças nos principais clubes do país, o que pode provocar um equilíbrio na liga que há muito não se via.
Vivendo um incômodo jejum de 13 anos sem levantar o troféu mais importante de Portugal, o Sporting volta a receber os holofotes nesta temporada. A empolgação da torcida, da imprensa e do próprio público é evidente. Algo semelhante ao que vem acontecendo com o Palmeiras no Brasil.
A pré-temporada portuguesa também ficou marcada por uma intensa dança das cadeiras entre os técnicos da primeira divisão. A principal delas é a ida de Jorge Jesus, então bicampeão português pelo Benfica, para o rival Sporting. Ao todo, nove dos 18 clubes iniciarão a temporada com caras novas no comando técnico.
O Alambrado destrinchou as mudanças e as aspirações de cada uma das equipes que disputarão a primeira divisão portuguesa nesta temporada, dos grandes aos pequenos. E até arriscou algumas previsões. Confira abaixo:
SL Benfica
Posição em 14/15: 1º
Previsão Alambrado: Briga pelo título
O cara: Jonas
Principais chegadas: Rui Vitória, Adel Taarabt, Marçal, Carcela-González, Ederson, Bilal Ould-Chikh e Mitroglou (empréstimo)
Principais saídas: Jorge Jesus, Lima, Artur, Derley (empréstimo), Funes Mori, João Cancelo, Sulejmani, Ivan Cavaleiro, Bebé (empréstimo) e Maxi Pereira
Atual bicampeão, o Benfica perdeu seu técnico, Jorge Jesus, para o rival Sporting. A saída do professor é dura. Jesus é, sem sombra de dúvida, o melhor técnico em atividade no país.
Para seu lugar veio o iniciante Rui Vitória. Aos 45 anos, o novo comandante encarnado fez boas campanhas no Vitória Guimarães e no Paços de Ferreira, mas ainda não foi testado em equipes de maior expressão.
A pressão será forte: Rui sequer estreou oficialmente, mas já sofre com questionamentos da imprensa por não ter vencido nenhum jogo de pré-temporada até então.
Não bastasse a mudança de técnico, o Benfica também perdeu jogadores importantes. Maxi Pereira e Lima, titulares no título português conquistado há alguns meses, deixaram o clube.
Mas a novela mais importante, porém, ainda continua: Nico Gaitán, meia argentino de 27 anos, pode ir parar no Manchester United. As especulações ficaram ainda mais fortes com a confirmação da ida de seu compatriota Angel Di María, ex-Red Devils, para o PSG.
A provável saída do jogador mais habilidoso da equipe certamente será um duro golpe nas pretensões benfiquistas para a temporada.
Por outro lado, dos 10 atletas que chegaram ao Benfica nesta janela de transferências, três já foram emprestados. Outros também devem seguir o mesmo caminho até o final deste mês.
O número dos que deixaram o clube, sobretudo por empréstimo, é gigantesco. A agressiva política de contratações da diretoria é alvo de críticas por parte de torcida e da imprensa, mas, ao que parece, se manterá por um bom tempo. Jovens trazidos às braçadas, mas poucos sendo de fato aproveitados pela comissão técnica.
Tal fator pode ser prejudicial ao clube neste ano. Atletas que chegaram jovens à Luz e passaram por sucessivos empréstimos, como Filip Djuricic, não inspiram confiança, tampouco os que vieram do time B, como João Teixeira.
Entre os que chegaram, não há muita esperança. O goleiro brasileiro Ederson era titular do Rio Ave, mas aos 21 anos, ainda é visto com cautela.
O zagueiro Marçal tem 26 anos e vem de boa passagem pelo Nacional, mas terá o grande desafio de sua carreira. E nos primeiros amistosos, a impressão não foi boa.
Adel Taarabt é uma incógnita. Habilidoso, o meia teve uma apagada passagem por empréstimo no Milan. Voltou ao Queens Park Rangers, por onde havia se destacado, mas não conseguiu manter a boa forma.
O mesmo vale para o atacante Kostas Mitroglou, que também interessava ao Sporting. Há dúvidas sobre a qualidade de seu futebol em ligas mais competitivas depois de uma decepcionante temporada no Fulham.
Foi emprestado pelos ingleses ao Olympiacos na última temporada e voltou a se destacar. Agora, no Benfica, terá mais uma chance para se consolidar atuando longe de seu país natal.
Mas não só de tragédias vivem as Águias. Grande parte da base do ano passado está mantida. A permanência de Jonas, eleito melhor jogador da última liga, foi o maior reforço do clube para 15-16.
Além disso, Rui Vitória poderá apostar em jovens de grande potencial, como Anderson Talisca e Ola John. Se o novo técnico conseguir implantar sua filosofia de jogo, o Benfica é sem dúvida forte candidato ao tricampeonato.
FC Porto
Posição em 14/15: 2º
Previsão Alambrado: Corre por fora na briga pelo título
O cara: Cristian Tello
Principais chegadas: Pablo Osvaldo, Alberto Bueno, Cristian Tello (empréstimo), André André, Giannelli Imbula, Danilo Pereira, Iker Casillas, Maxi Pereira e Aly Cissokho (empréstimo)
Principais saídas: Danilo, Otávio (empréstimo), Carlos Eduardo, Jackson Martínez, Casemiro e Ricardo Quaresma
Em mais de uma década de soberania no Campeonato Português, nunca se viu o Porto tão enfraquecido quanto nesta temporada. A janela de transferências pode ter rendido milhões de euros aos cofres do clube, mas a perda técnica foi considerável.
Quatro titulares absolutos foram negociados – simplesmente a espinha dorsal do time que por pouco não levou o título no ano passado. Jackson Martínez (Atlético de Madri), Danilo (Real Madrid), Casemiro (Real Madrid) e Quaresma (Besiktas) certamente farão uma enorme falta.
Isso fica mais evidente ao se levar em conta os reforços que chegaram, sobretudo no ataque. Para repor Martínez, a diretoria portista fez uma aposta arriscada: Pablo Osvaldo.
O argentino naturalizado italiano tem jogado com o nome faz algum tempo. Desde que deixou a Roma, em 2013, quando foi destaque no Italiano, o atacante teve passagens discretas por Southampton, Juventus, Inter e Boca Juniors.
Outra contratação de risco é Alberto Bueno, antiga promessa do Real Madrid, que fez uma boa temporada pelo Rayo Vallecano em 14-15, após anos de ostracismo no futebol espanhol.
O rodado lateral esquerdo Cissokho também não empolga, tendo acumulado atuações irregulares por Lyon, Valencia, Liverpool e Aston Villa desde que deixou os Dragões, em 2009.
Entretanto, as demais contratações portistas trazem alguma esperança ao torcedor. Destaque do Marseille, o jovem (e talentoso) volante francês Imbula, de 22 anos, chegou a peso de ouro para repor a saída de Casemiro. Não deixa de ser aposta, mas tem grandes chances de deslanchar sob as ordens de Julen Lopetegui.
Já Maxi Pereira, “roubado” do rival Benfica, é uma boa reposição a Danilo. Há também a chegada de André André, meio-campista que se destacou no Vitória Guimarães, quinto colocado na última liga.
Mas a contratação mais badalada é a de Iker Casillas, ex-Real Madrid. O ídolo da Espanha e dos Blancos passa por péssima fase não é de hoje e era muito questionado tanto no clube quanto na seleção.
Quem sabe, porém, essa mudança de ares não faça o arqueiro recuperar parte de seu futebol? Seria altamente benéfico para o Porto. Isso sem citar o apelo midiático.
Mesmo com o desmanche entre a última temporada a atual, o clube terá uma boa base para formar o novo time. Na defesa, Martins Indi, Maicon e Alex Sandro.
No meio, Héctor Herrera. No ataque, Cristian Tello, de empréstimo renovado, Brahimi e Aboubakar. Além do volante Rúben Neves, de apenas 18 anos, principal joia da base do clube, que jogou boa parte das partidas profissionais em 14-15.
Isso sem falar no bom (e jovem) técnico Julen Lopetegui, que mostrou no último ano ser o homem certo para comandar a renovação dos Dragões.
Sporting CP
Posição em 14/15: 3º
Previsão Alambrado: Favorito ao título
O cara: William Carvalho
Principais chegadas: Jorge Jesus, Michaël Ciani, Naldo, Azbe Jug, Ewerton, Bryan Ruiz, João Pereira, Teófilo Gutiérrez, Bruno Paulista e Aquilani
Principais saídas: Miguel Lopes, Maurício, Cédric Soares e Nani
Pela primeira vez em muitos anos, o Sporting é visto com empolgação na briga pelo título português. A equipe lisboeta não levanta o troféu português desde 2002.
O principal motivo para isso foi a surpreendente chegada do técnico Jorge Jesus, então bicampeão nacional pelo rival Benfica. O clube também adotou uma postura mais incisiva no mercado, indo atrás de atletas consagrados, e não apenas em apostas.
Gutiérrez, ex-River, chega para ser titular, assim como Bryan Ruiz, ex-jogador do Fulham. Será no mínimo interessante a provável dupla de ataque formada entre o colombiano e o argelino Slimani, caso Jesus repita o esquema tático utilizado na Luz no ano passado.
Já o costarriquenho poderá atuar pelas pontas, posição na qual se destacou no futebol belga, antes de se mudar para a Inglaterra, onde claramente não se adaptou.
É urgente, porém, a contratação de um outro meia-atacante até o final da janela de transferências. Se o time titular pode ser fechado com o peruano André Carrillo, há poucas opções no banco de reservas sportinguista.
Pesa para isso a saída de Nani para o Fenerbahçe, perda que deverá ser muito sentida pelo clube na temporada. Principal alvo do Sporting, o ganês Kevin-Prince Boateng não se acertou com a diretoria e não deve vir.
O jovem Bruno Paulista, que veio do Bahia, ainda precisa evoluir. Nem mesmo era titular na equipe que disputa a segunda divisão do Brasileirão.
A defesa é outro ponto fraco dos Leões. Ficou ainda mais enfraquecida com a saída de Cédric, um dos melhores laterais direitos da liga, para o Southampton.
A reposição, porém, foi rápida: João Pereira, que estava no Hannover e já havia defendido o Sporting há alguns anos. Já a chegada do zagueiro brasileiro Naldo, ex-Grêmio, que estava no Getafe, não é vista com muita empolgação pelos torcedores. O mesmo vale para o francês Ciani, ex-Lazio.
Sem tanto aporte financeiro, Jesus terá um grande desafio na carreira: utilizar a forte categoria de base do Sporting. Uma das críticas recorrentes ao seu trabalho no Benfica era justamente o de priorizar atletas de fora em detrimento daqueles formados pelo próprio clube.
O material humano em seu novo time, porém, é de maior qualidade: Rui Patrício, Esgaio, Tobias Figueiredo, João Mário, Adrien, Rúben Semedo, André Martins, Iuri Medeiros, Carlos Mané e Gelson Martins. Além dos jovens que ainda não foram promovidos ao time principal.
Isso para não citar William Carvalho, desde já a principal estrela dos Leões. O jovem de 23 anos, no entanto, perderá o início da temporada em decorrência de uma lesão na tíbia.
Isso motivou a chegada do volante italiano Alberto Aquilani, ex-Fiorentina. O veterano está longe de ser craque, mas deve somar mais qualidade ao elenco sportinguista.
Mesmo com os problemas, é de se imaginar que o Sporting seja levemente favorito para a conquista do título português nesta temporada. A chegada de Jesus movimentou o futebol do país como há muito tempo não se via.
Os jogos de pré-temporada animaram ainda mais a torcida do gigante europeu que estava adormecido e parece enfim ter acordado.
SC Braga
Posição em 14/15: 4º
Previsão Alambrado: Vaga na Liga Europa
O cara: Rafa Silva
Principais chegadas: Rodrigo Pinho, Joan Ángel Román, Crislan, Ricardo Ferreira, Alef e Rui Fonte
Pinripais Saídas: Éder, João Pedro Cunha, Rúben Micael, Miguel Pinto e Aleksandar Miljković
Vice-campeão da Taça de Portugal e quarto colocado na liga, o Braga poderia ser um sério candidato a disputar a Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada. Mas as mudanças entre o ano anterior e o atual deixam uma interrogação sobre o futuro próximo da equipe.
A principal delas está no comando técnico. Sérgio Conceição teve ótimos números à frente da equipe, mas entrou em rota de colisão com a diretoria e acabou sendo demitido por justa causa – algo semelhante ao que ocorreu com Marco Silva, ex-treinador do Sporting. Para seu lugar, veio Paulo Fonseca, ex-Paços de Ferreira.
Além da mudança no banco de reservas, o Braga perdeu dois importantes titulares nesta janela de transferências: o atacante Éder e o meia Rúben Micael.
Entre as contratações, estão dois conhecidos do público brasileiro. Um deles é Crislan, meia-atacante do Penapolense e destaque do Paulistão deste ano, que chegou perto de acertar com o Corinthians.
O outro é o volante Alef, revelação da Ponte Preta que estava emprestada ao Olympique de Marselha na última temporada. Aos 20 anos, o jovem terá uma ótima oportunidade pela frente em uma equipe organizada.
Como destaque do time está o talentoso meia Rafa Silva, que chamou a atenção de grandes clubes europeus na última temporada.
Vitória de Guimarães
Posição em 14/15: 5º
Previsão Alambrado: Briga por vaga na Liga Europa
O cara: Ricardo Valente
Principais chegadas: Otávio (empréstimo), Henrique Dourado (empréstimo) e Licá (empréstimo) e Armando Evangelista
Principais saídas: André André, Kanú, Bernard Mensah, Sami e Rui Vitória
Além de ter perdido seu técnico, Rui Vitória, para o Benfica, o Vitória de Guimarães perdeu jogadores importantes do time titular, como André André e Bernard Mensah, além do contestado – mas útil – Sami.
Na próxima temporada, a equipe tem tudo para decair. A inexperiência do novo técnico, Armando Evangelista, que estava à frente do time B, deve pesar. No entanto, será interessante ver o jovem Otávio, ex-Inter, com um papel maior na equipe.
O meia, que pertence ao Porto, teve seu empréstimo renovado e terminou a temporada como titular. Já o reforço carregado de expectativas é o atacante Henrique Dourado, ex-Cruzeiro, que se destacou no Palmeiras no ano passado e deve ocupar o lugar deixado por Sami, formando dupla de ataque com Ricardo Valente.
Belenenses
Posição em 14/15: 9º
Previsão Alambrado: Briga por vaga na Liga Europa
O cara: Fábio Sturgeon
Principais chegadas: Rúben Pinto, João Vilela, André Geraldes e Ricardo Sá Pinto
Principais saídas: Jorge Simão, Judilson “Pelé” e Nélson
Surpresa da última temporada, o Belenenses deixou para trás o outrora favorito Paços de Ferreira e conseguiu uma inesperada vaga na Liga Europa.
Agora, contudo, foi o Paços de Ferreira que passou a perna no Belenenses: roubou seu técnico, Jorge Simão, principal responsável pela boa campanha da equipe no Campeonato Português.
Além de Simão, o clube perdeu Pelé, jovem português com nome de craque, destaque da última temporada, que foi comprado pelo Benfica e emprestado ao… Paços de Ferreira. A temporada não deverá ser fácil para a equipe, que será comandada pelo pouco experiente Ricardo Sá Pinto.
Nacional da Madeira
Posição em 14/15: 7º
Previsão Alambrado: Meio de tabela
O cara: João Aurélio
Principais chegadas: Nenê Bonilha, Alan Henrique, Quembo, Cas Peters, Agra, Washington e Zezinho
Principais saídas: Marçal, Lucas João, Leandro Freire, Marco Matias, Tiago Rodrigues e Christian Fiel
Time mais desfigurado para esta nova temporada, o Nacional da Madeira perdeu seis titulares na janela de transferências. O veterano técnico Manuel Machado terá de remontar a equipe completamente, com atletas menos desenvolvidos em relação aos que saíram.
Nenê Bonilha, por exemplo, não aparenta ter apenas 23 anos tamanha a quantidade de clubes que defendeu ao longo da carreira. Passou por sucessivos empréstimos pelo Corinthians, sem empolgar em nenhuma de suas passagens. O volante é habilidoso com a bola nos pés, mas se apresenta muito pouco.
No entanto, o jovem Quembo, de 18 anos, e Cas Peters, de 22, podem surpreender. O último anotou 23 gols na segunda divisão holandesa na temporada anterior.
Paços de Ferreira
Posição em 14/15: 8º
Previsão Alambrado: Vaga na Liga Europa
O cara: Judilson “Pelé”
Principais chegadas: Jorge Simão, Judilson “Pelé” (empréstimo), Christian Fiel e Roniel
Principais saídas: Paulo Fonseca, Rodrigo Galo, Michael Seri, Urreta, Jaílson e Hurtado
Sem poder contar com o técnico Paulo Fonseca, contratado pelo Braga, o Paços de Ferreira trouxe Jorge Simão, que conseguiu um sucesso inesperado no Belenenses em 14-15. Com ele, veio o português Judilson “Pelé”, outro destaque do clube de Belém, que veio por empréstimo do Benfica.
O clube também se reforçou com Christian Fiel, meia brasileiro que teve boas atuações no Nacional, especialmente na reta final da liga.
A intenção da equipe é ir além da última temporada, quando ficou abaixo das expectativas. Classificação para a Liga Europa é o mínimo. Pelos investimentos feitos até então, o clube deve mesmo alcançar seus objetivos em 15-16.
Marítimo
Posição em 14/15: 9º
Previsão Alambrado: Briga por vaga na Liga Europa
O cara: Moussa Marega
Principais chegadas: Héldon, Deyvison e Tiago Rodrigues
Principais saídas: Patrick Bauer, Danilo Pereira, Bruno Gallo e Moussa Maazou
Derrotado na final da Taça da Liga pelo Benfica na última temporada, o Marítimo mostrou um potencial que pode aparecer em 15-16. Com um time relativamente jovem, o técnico Ivo Vieira, de apenas 39 anos, já avisou que seu time brigará por um lugar na Liga Europa.
Para isso, terá de lidar com três saídas importantes: a do zagueiro alemão Patrick Bauer, que assinou pelo Charlton, a do meia português Danilo Pereira, um dos melhores do último ano, que se transferiu para o Porto, e a do meia brasileiro Bruno Gallo, que voltou para o Vasco.
Rio Ave
Posição em 14/15: 10º
Previsão Alambrado: Briga por vaga na Liga Europa
O cara: Hassan
Principais chegadas: João Novais, Zé Paulo, Kayembe, José Postiga, Pedro Moreira, Pedrinho, Yazalde, Guedes, Rui Vieira
Principais saídas: Ukra, Diego Lopes, Del Valle e Tiago Pinto
O Rio Ave foi uma das equipes portuguesas que mais se movimentou no mercado nos últimos meses. A intenção do clube é fortalecer o elenco que sofreu com lesões na temporada anterior – destaque para o egípcio Hassan, que mesmo com poucas partidas, mostrou potencial. Com a saída de Ukra, deve assumir de vez o posto de titular, mesmo com os inúmeros reforços para o ataque que chegaram.
A saída mais importante foi a do meia brasileiro Diego Lopes, recomprado pelo Benfica e em seguida emprestado ao futebol turco. O atleta foi um dos mais regulares da equipe na temporada passada. Vieram dois jogadores para o lugar vago. Um é João Novais, que teve bom desempenho na segunda divisão pelo Leixões.
O outro é conhecido dos brasileiros: Zé Paulo, meia do Corinthians que se destacou na Copa São Paulo de 2014 e chegou a ter algumas chances no time principal. Será o terceiro empréstimo do jogador, depois de passagens discretas por Atlético-PR e Bragantino. Agora vai?
Moreirense
Posição em 14/15: 11º
Previsão Alambrado: Meio de tabela
O cara: Ramón Cardozo
Principais chegadas: Evaldo, Nilson, Luis Carlos, André Fontes, Stefanovic, Filipe Gonçalves e João Vieira
Principais saídas: Marafona, André Simões, Arsénio Nunes, João Pedro, Paulinho, Rodrigo Battaglia, Gerso e Elízio
Esqueça o Moreirense do ano passado. O time deste ano está totalmente diferente, sobretudo do meio pra frente. O que isso mudará nas aspirações do clube? Pouca coisa, já que os reforços aparentam ser do mesmo nível dos que saíram (ou pior).
Entre os reforços, está o veterano brasileiro Evaldo, que se destacou no passado por Braga, Marítimo e por pouco não disputou a Copa do Mundo pela seleção portuguesa. Rebaixado com o Gil Vicente na temporada anterior, o lateral ao menos permanecerá na primeira divisão.
Estoril Praia
Posição em 14/15: 12º
Previsão Alambrado: Corre por fora na briga pela Liga Europa
O cara: Léo Bonatini
Principais chegadas: Bruno César, Auro, Mattheus e Frédéric Mendy
Principais saídas: Kléber, Rúben Fernandes e Emídio Rafael
Mais brasileiro dos times portugueses, o Estoril teve muito mais chegadas do que saídas, caso raro entre as equipes intermediárias do Campeonato Português. A principal despedida foi do atacante Kléber, ex-Porto e Palmeiras, que foi para o futebol chinês. O atleta fez uma boa temporada em 14-15.
Por outro lado, Léo Bonatini deve ganhar mais espaço no time. O jovem cruzeirense chegou por empréstimo no começo do ano e deixou boa impressão a ponto de fazer o Estoril comprar seus direitos em definitivo.
Como se não bastasse, para o ataque, também chegou o artilheiro Mendy, destaque na campanha do acesso à primeira divisão do União da Madeira na última temporada. Outra boa contratação é a de Auro, que chega por empréstimo. O lateral do São Paulo tem grande potencial.
O clube também investiu em duas incógnitas para o meio de campo: Bruno César e Mattheus. O primeiro foi destaque no Corinthians e no Benfica há alguns anos, mas enfrentou inúmeros problemas com peso e com lesões em sua frustrada passagem pelo Palmeiras no ano passado. Já o filho de Bebeto ainda não mostrou a que veio desde quando surgiu no Flamengo, em 2012.
Boavista
Posição em 14/15: 13º
Previsão Alambrado: Meio de tabela
O cara: Idris Mandiang
Principais chegadas: Gideão Castro, Uche Nwofor e Luisinho
Principais saídas: João Dias e Julián Montenegro
Apesar da movimentação no mercado e do futebol pouco empolgante dos últimos meses, o Boavista não deve ter grandes mudanças para esta temporada. Praticamente todo o time titular foi mantido, com o acréscimo de reforços provenientes de times menores. Terá poucas aspirações na liga, devendo focar nas copas.
Vitória Setúbal
Posição em 14/15: 14º
Previsão Alambrado: Risco de queda
O cara: Frederico Venâncio
Principais chegadas: Quim Machado, Fábio Pacheco, William Alves e André Claro
Principais saídas: Bruno Ribeiro, João Schmidt, Pedro Queirós, Miguel Pedro, Luis Advíncula, Pelkas, Diego Maurício
Sem poder contar com o técnico Bruno Ribeiro, que assumiu o Ludogorets, o Vitória Setúbal fez uma boa aposta para o comando técnico. Trouxe Quim Machado, que levou o Tondela ao inesperado título da segunda divisão portuguesa em 14-15.
A missão não será fácil. O novo treinador terá de lidar com a saída de jogadores importantes, como João Schmidt e Luis Advíncula. Os reforços que chegaram são de pouco apelo, como Fábio Pacheco, trazido do Tondela, e André Claro, do Arouca.
Académica
Posição em 14/15: 15º
Previsão Alambrado: Risco de queda
O cara: Ricardo Nascimento
Principais chegadas: Leandro Silva (empréstimo), Nii Plange, Emídio Rafael, Rabiola, Gonçalo Paciência e Pedro Trigueira
Principais saídas: Marcos Paulo, Goualy Magique, Aníbal Capela
Ao menos na teoria, o Académica deve vir mais forte para esta temporada, conseguindo uma posição melhor (e mais segura) na tabela. Nenhum atleta insubstituível deixou o clube. A chegada de Nii Plange e Emídio Rafael traz boas peças de reposição para o decorrer das partidas.
Mas os olhos da torcida estarão voltados ao volante Leandro Silva, revelação do Porto, que enfim terá oportunidade de mostrar seu futebol na primeira divisão, após boas atuações no Porto B.
As mudanças, ainda que pra melhor, não deixam de tirar o fantasma do rebaixamento de perto do Académica. Isso porque seus concorrentes aparentam ter se preparado melhor para a nova temporada. Tem tudo para ter um ano difícil.
Arouca
Posição em 14/15: 16º
Previsão Alambrado: Meio de tabela
O cara: Pintassilgo
Principais chegadas: Rafael Bracalli, Borja López, Lima, Maurides (empréstimo), Leandro (empréstimo), Nuno Valente, Ivo Rodrigues (empréstimo)
Principais saídas: Goicoechea, Iván Balliu, Diego Galo
Depois de quase cair na última temporada, o Arouca parece ter acordado nessa janela de transferências. Colocou a mão no bolso e apostou em nomes conhecidos. Deverá ter um ano mais tranquilo em relação a 14-15.
Se tivesse um técnico menos conservador taticamente, poderia ser candidato a surpresa da temporada. No gol, chegou o rodado e confiável Rafael Bracalli, ex-Porto e Paulista de Jundiaí (foi um dos heróis do título da Copa do Brasil de 2005). Uma boa reposição para a principal perda da temporada, o arqueiro uruguaio Goicoechea.
Na zaga, veio Borja López, zagueiro de grande potencial que pertencia ao Monaco. Não teve muitas chances nos seus empréstimos, mas caso emplaque uma boa sequência de jogos, em um time menor como o Arouca, tem tudo para deslanchar.
Na lateral, destaque para a chegada de Lima, brasileiro que teve altos e baixos no ABC. Do meio pra frente, vieram por empréstimo duas revelações da base do Internacional: Leandro e Maurides.
Tondela
Posição em 14/15: 1º (Segunda Liga)
Previsão Alambrado: Risco de queda
O cara: Tozé Marreco
Principais chegadas: Jhon Murillo (empréstimo), Lucas Souza, Romário Baldé (empréstimo), Luís Alberto
Principais saídas: Quim Machado, Vitor Alves, Pedro Araújo, Deyvison
Estar na primeira divisão é uma surpresa para o Tondela. Grande parte do feito deve-se ao técnico Quim Machado, que foi para o Vitória Setúbal. Mesmo com um elenco limitado, o comandante havia formado um time coeso.
A realidade para o clube neste ano, porém, é tentar se manter na Primeira Liga. Não há comparação entre a qualidade técnica dos seus novos e velhos adversários. Do meio pra frente, o time será basicamente o mesmo, com algumas adições. Já a defesa – que, diga-se, não era o ponto forte do time no ano anterior – foi desmanchada e terá caras novas em 15-16.
União da Madeira
Posição em 14/15: 2º (Segunda Liga)
Previsão Alambrado: Risco de queda
O cara: Rúben Andrade
Principais chegadas: Luis Norton de Matos, Breitner, André Moreira (empréstimo), Cádiz (empréstimo), Diego Galo, Joãozinho (empréstimo)
Principais saídas: Vítor Oliveira, Frédéric Mendy, Roberto Silva, Stéphane, Pedro Trigueira
Forte candidato a lanterna da Primeira Liga, o União da Madeira perdeu seu principal jogador, o goleador Mendy, para o Estoril. Trouxe um punhado de reforços pouco expressivos. Entre eles, o até então sumido meia Breitner, venezuelano que surgiu no Santos no mesmo período que Neymar.
Também houve mudança no banco de reservas. O técnico Vítor Oliveira, responsável pelo acesso, trocou de lugar com Luis Norton de Matos, que estava no Chaves, clube que chegou perto de subir para a primeira divisão.