Quando a discussão é sobre Campeonato Espanhol, um dos principais temas é a polarização do torneio envolvendo Real Madrid e Barcelona, com Atlético de Madrid e Valencia correndo por fora ou até surpreendendo, como foi em 2013-2014, com o título dos Colchoneros.
Há quem discorde desta afirmação, mas a verdade é que desde o título do Valencia em 2003-04, só deu Real e Barça, com exceção do título citado acima.
Mas parece que os gigantes espanhois polarizaram não só a La Liga, como também o prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Para começar, dos 23 atletas selecionados, 11 jogadores se encontram na Espanha, pertencendo ou aos merengues ou aos catalães.
São eles: Cristiano Ronaldo, Toni Kroos, Karim Benzema, James Rodriguez, Gareth Bale do Real Madrid e Javier Mascherano, Lionel Messi, Neymar, Iniesta, Rakitic e Luis Suárez do Barcelona.
Tudo bem que o Campeonato Inglês é o mais equilibrado dos principais torneios nacionais do continente europeu, mas se tratando de jogadores, os melhores estão na Espanha. O único problema é que eles pertencem somente a dois times, que deixa Real Madrid e Barcelona bem acima de seus adversários.
A favor dos atletas do Barça conta o fato deles serem campeões da Copa do Rei, Liga dos Campeões, La Liga e Supercopa Europeia.
Já o Real Madrid conta com craques como Toni Kroos e James Rodriguez, que se destacaram na última Copa, além de bons jogadores como Benzema e Bale. Cristiano Ronaldo dispensa comentários. Nesta temporada, ele “apenas” tornou-se o maior artilheiro da história do clube espanhol.
Os clubes espanhois têm dominado o continente europeu nos últimos dois anos. Em 2014, o Real Madrid conquistou a La Décima e, neste ano, o Barcelona foi campeão europeu. Se não bastasse, o Sevilla foi bicampeão da Liga Europa (2014 e 2015). Rakitic estava na conquista do ano passado.
O curioso dos 11 selecionados dos principais clubes da Espanha é que somente Iniesta é espanhol, o que é um tanto quanto preocupante. A Espanha foi campeã do mundo em 2010, tem dois dos melhores clubes da atualidade, mas um jogador do país não ganha sequer um Ballon D’Or desde 1960, quando Luis Suárez recebeu o prêmio.
Fato é que desde 2007 que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo figuram entre os três melhores do mundo e, pela oitava vez consecutiva, são favoritos a mais um prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Messi larga na frente do português, já que no meio do ano ele foi considerado o melhor da Europa…