Vardy: Da oitava divisão para o brilho na elite

Vardy: Da oitava divisão para o brilho na elite

Jamie Vardy desbancou estrelas e quebrou recordes de craques na Premier League

COMPARTILHAR
Jogador celebra um de seus 14 gols pelo Leicester (Foto: Reprodução)
Jogador celebra um de seus 14 gols pelo Leicester (Foto: Reprodução)

Jamie Vardy não é mais um garoto. Não é revelação do Campeonato Inglês. Mas a Inglaterra e o mundo da bola só descobriram seu talento em 2014. O atleta tem 28 anos e é, atualmente, o artilheiro da Premier League com 14 gols em 15 partidas disputadas, desbancando craques como Alexis Sánchez, Diego Costa, Lukaku, Aguero, entre outros. Conheça agora um pouco da vida do jogador que é sensação do futebol inglês.

A carreira futebolística de Vardy não dava mostras de grandiosidade. A constatação começou com sua dispensa do Sheffield Wednesday, aos 16 anos. Depois, ele atuaria em clubes pequenos, modestos.

Começou pelo Stockbridge Park Steels, em 2003, na oitava divisão. Chegou à equipe semiprofissional aos 20 anos, ficando por lá até os 23. Como não podia se sustentar da bola, Vardy trabalhava em uma fábrica onde recebia cerca de R$ 171 por semana, o que também era pouco. No entanto, em 107 partidas pelo clube, anotaria 66 gols.

Uma de suas celebrações características. Essa, pelo Halifax Town (Foto: Reprodução)
Uma de suas celebrações características. Essa, pelo Halifax Town (Foto: Reprodução)

Chamou a atenção do Halifax Town, que o contratou em 2010. Lá seria artilheiro e considerado melhor jogador do clube em 2010/2011. A temporada seguinte seria ainda melhor e, com três gols em quatro jogos, acabaria despedindo-se do Halifax, deixando a marca de 27 gols em 37 jogos, para jogar pelo Fletwood Town, da quinta divisão.

Ficaria por apenas uma temporada, a qual seria espetacular para Jamie Vardy. O centroavante foi artilheiro da quinta divisão com 31 gols em 36 jogos, o que fez com que o Leicester City o contratasse para a disputa da Championship, equivalente à segunda divisão do Campeonato Inglês. Sua primeira temporada pelo clube foi pífia, chegando até os playoffs, mas sem subir naquele ano.

Vardy no Fletwood, clube que o projetou para o Leicester City (Foto: Reprodução)
Vardy no Fletwood, clube que o projetou para o Leicester City (Foto: Reprodução)

A redenção viria no ano seguinte, em 2013/2014. Jamie Vardy anotaria 16 gols, sendo eleito melhor jogador do Leicester na campanha do título da Championship e, consequentemente, do acesso à Premier League. No entanto, em sua primeira temporada na elite ele pouco apareceu, marcando cinco gols em 34 jogos pelo Leicester.

Mas chegaria a temporada 2015/2016, e o atacante surpreendeu a todos com seus números. Marcaria 11 gols seguidos na Premier League, desbancando o recorde que era do holandês Ruud Van Nistelrooy.

Tudo mudou na vida de Vardy. Já foi convocado para a seleção inglesa, é a sensação da temporada, e o sucesso parece que não vai parar por aí…

 

Deixe seu comentário!

comentários