Ele tem apenas 19 anos. Porém, já é o grande nome do futebol croata. Ao menos no campeonato local. Lovro Majer é a sensação do país. Conhecido como “Rei das Assistências”, o meio-campo é um dos melhores atletas do país, mesmo não jogando nos grandes clubes da Croácia
Atleta do pequeno Lokomotiva Zagreb, Lovro vem ajudando o time da capital a ficar entre os primeiros no Campeonato Croata. Na temporada passada, estreia do jogador entre os profissionais, acumulou três gols e 11 assistências em 23 partidas. No fim, quinto lugar no torneio.
O alto número de passes assustou. Aos 19 anos, o camisa 10 do Lokomotiva passou a ser acompanhado ainda mais de perto, em um futebol em que o meio-campista é muito valorizado. Na atual temporada, Majer melhorou a finalização, nova virtude do jogador.
São cinco gols e três assistências em 13 jogos. Números interessantes de um dos melhores jogadores do futebol croata na atualidade.
Mas nem sempre foi assim. Seguindo os passos de Modric e Rakitic, isso para citar apenas jogadores da atualidade, Majer começou no Dinamo Zagreb, grande clube do país, e reconhecido pela qualidade em suas divisões de base.
Porém, nem mesmo no clube mais capacitado do país em trabalhar com jovens talentos foi possível perceber o tamanho do potencial de Majer. Talvez pelo porte físico, Majer não chegou a explodir e ser muito badalado na base.
Entre os 12 e 15 anos, o meia passou por quatro clubes. Do Dinamo para o Lokomotiva, local em que se achou, passando por Dubrava e NK Trnje Zagreb. A qualidade e técnica acima da média já eram visíveis para quem acompanhava.
Com muita rapidez e criatividade, é capaz de achar companheiros em diversas partes do campo. Canhoto, costuma ser o cérebro do time, uma espécie de camisa 10 antigo com a intensidade dos dias de hoje.
Na base, Majer não despertou muito atenção dos treinadores da Croácia. Isso é visto nas poucas convocações para as seleções. Somente em novembro de 2016, já atuando como profissional, ele foi convocado para a seleção sub-19. Participou de dois jogos. Fez um gol e deu duas assistências.
Pela seleção sub-21, ainda menos. Fez um jogo. E sequer foi a primeira opção, entrando no decorrer do segundo tempo em triunfo por 3 a 0 sobre a Moldávia, pelas Eliminatórias da competição.
A falta de prestígio nas seleções de base não desanimaram Lovro. Como profissional, o croata, que lembra Ozil jogando, tem números excelentes. São 14 assistências e nove gols, em 41 partidas pelo Lokomotiva.
Números que o levaram para a seleção. E, aos 19 anos, Lovro estreou pela Croácia, em amistoso contra o México, em maio de 2017. Apesar de atuar apenas um minuto na vitória por 2 a 1, a alegria da promessa não foi mensurável.
Seguindo os passos de Modric, Lovro Majer pode ser o próximo grande meio-campista croata nas potências da Europa. Antes, vai ajudando o Lokomotiva a fazer bonito na Croácia. E a jogar bonito, um dos seus objetivos quando atua.