Marcus Edwards mais parece um jogador dos famosos “terrões” espalhados pelo Brasil. Baixo, camisa sobrando e habilidade que incomoda. Os defensores, claro. Aos 17 anos, é uma das joias das categorias de base do Tottenham.
Para ser mais claro, Edwards é a grande esperança dos londrinos. Meio-campista de drible fácil, a habilidade é a maior arma do camisa 10 para atormentar as defesas adversárias. Ao 17 anos, o franzino atleta também lidera a geração inglesa.
Ao lado de Chris Willock, do rival Arsenal, é a esperança de dias melhores para a seleção principal. Em um trabalho desenvolvido há anos, a Federação Inglesa espera colher frutos em um futuro próximo.
A síndrome de possuir boas seleções e fracassar nos principais torneios tira o sono dos ingleses. No Mundial Sub-17, a badalada geração /98 foi mais uma vítima da “maldição” inglesa. Apesar das dificuldades óbvias em um grupo diante do Brasil, Coréia do Sul e Guiné, o fraco desempenho frustrou a todos.
E não foi por falta de iniciativa de Edwards. O camisa 10, que acumula seis gols pelas seleções de base inglesa, foi o melhor jogador da equipe. O dinamismo característico e a boa finalização foram vistos em campo.
O baixinho tentou de tudo. Driblou, mostrou visão de jogo, foi o homem da bola parada. Sofreu e perdeu pênalti. Não faltou atitude. Diante da Guiné, fez a sua melhor partida no Mundial.
Especulado por gigantes europeus, demonstrou poder ser um jogador diferente no futebol inglês. Aquela peça que falta há tempos: um armador. Apesar de não ser um camisa 10 clássico, consegue unir habilidade e visão de jogo. Outro ponto positivo é sua ótima finalização de canhota.
Inglês mais sul-americano de sua categoria, Marcus Edwards em breve poderá desfilar seu talento na Premier League. Caso continue evoluindo nessa velocidade, a próxima temporada do Tottenham pode ganhar um ótimo reforço.
Integrante de uma excelente geração no Tottenham e na seleção inglesa, ele pode ser o diferencial para fazer o necessário em duas equipes que precisam sair do quase. E é isso que ele pretende fazer.