O Europeu Sub-17 completará neste ano a sua 14° edição. Disputado desde 2002, o torneio é um dos mais tradicionais entre seleções. Unindo ao Europeu Sub-16, jogado desde 1982, esta será a 33° edição. Além da importância de ser um torneio que conta com muitas rivalidades locais, a competição também funciona como qualificatório para o Mundial da categoria, disputado de dois em dois anos.
Diferentemente do Sul-Americano Sub-17, o Europeu é disputado todo ano e agracia todas as gerações de jogadores. Nesta temporada, a categoria /98 mostrará todo o seu talento em maio na Bulgária, sede da competição.
Próximo à realização do torneio, a equipe do Alambrado trará um guia do Europeu Sub-17 e contará mais da história deste torneio, que tem a Espanha como maior vencedora com nove títulos.
Sorteio
Na última quinta-feira (02) foi realizado o sorteio da fase final em Promorie, Bulgária. Diferentemente dos outros anos, esta edição contará com 16 seleções e promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos. Talento para isso não falta.
O pontapé inicial será dado no dia 06 de maio no duelo entre os donos da casa, que fazem sua estreia no torneio, e a forte seleção croata.
Um dos maiores atrativos da competição é a presença de seleções tradicionais. Apenas Portugal e Sérvia decepcionaram no Elite Round. Anteriormente, na fase de qualificação, Dinamarca e Turquia tinham dado adeus.
Os quatro grupos do Europeu sub-17 2015
Grupo A
Bulgária
Croácia
Espanha
Áustria
Grupo B
República Tcheca
Eslovênia
Bélgica
Alemanha
Grupo C
Grécia
Rússia
Escócia
França
Grupo D
Irlanda
Holanda
Itália
Inglaterra
Principais artilheiros
8 gols
Jan Mlakar (SLO)
7 gols
Patrick Cultrone (ITA)
5 gols
Dennis Van Vaerenbergh (BEL)
Odsonne Edouard (FRA)
José Luis Zalazar (ESP)