Um dos fatos curiosos da Premier League é que o Tottenham, maior rival do Arsenal, sempre fica atrás dos Gunners na classificação final do Campeonato Inglês. Pois bem, parece que a atual edição do torneio será, definitivamente, histórica. Primeiro porque o líder é o Leicester City, coisa que o mais otimista dos torcedores jamais imaginaria. Depois, por causa do próprio Tottenham, que se encontra na segunda colocação
O time londrino faz uma das melhores campanhas de sua história. Prova disso é o fato dele estar na frente do Arsenal, algo que não acontece há muitos anos. E este desempenho dos Spurs pode culminar no terceiro título da Premier League de sua história, que não vem desde a temporada 1960-61, foram campeões comandados pelo técnico Bill Nicholson, e guiados pelos artilheiros Bobby Smith e Les Allen,.
Ao lado do líder Leicester, os Spurs têm o melhor ataque da competição, com 49 gols marcados. Além disso, o Tottenham também possui a melhor defesa da competição, esta composta por Wimmer e Alderweireld, que sofreu apenas 21 gols ao longo dos 27 jogos até então disputados. A equipe londrina tem mais uma estatística impressionante: ficou 14 jogos sem saber o que era perder.
Todos estes números credenciam os vice-líderes do Campeonato Inglês ao título. O problema é que o Leicester também possui números positivos, embora não iguais aos do Tottenham. Os dois são os que menos perderam até agora, três derrotas para cada lado, e também os que mais venceram: 16 para o Leicester e 15 para os Spurs.
Muito do sucesso deve-se ao treinador Mauricio Pocchettino, ex-jogador argentino que passou por clubes como Newell’s Old Boys-ARG, Espanyol-ESP e Paris Saint Germain-FRA. Depois, como treinador, passou por Espanyol, Southampton-ING, até chegar ao Tottenham para a temporada 2014-2015, na qual a sua equipe ficaria em quinto lugar.
A formação comandada por Pocchettino é o tradicional 4-2-3-1. Segue o time base: Lloris; Walker; Alderweireld e Vertonghen (Wimmer); Danny Rose; Eric Dier e Dembelé (Alli); Son Heung Min, Eriksen e Eric Lamela; Harry Kane.
Destaques para a defesa, conforme dito anteriormente, mas também para o setor ofensivo liderado por Eriksen e Harry Kane. Eriksen é o camisa 10 do time e o líder de assistências do elenco, com oito, além de cinco gols marcados. Já o centroavante inglês Harry Kane é o vice-artilheiro da Premier League, com 16 gols marcados e uma assistência para gol.
O próximo compromisso do Tottenham é nesta quarta-feira (2), fora de casa, contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês. Depois, o principal jogo da temporada: contra o Arsenal em pleno White Hart Lane. Dois jogos fundamentais, contra duas equipes bem colocadas, e que podem mudar a história da competição, seja para o bem ou mal. Depois, os ingleses vão à Alemanha enfrentar o Borussia Dortmund pelas quartas de final da Liga Europa.
Não dá para prever se o Tottenham será campeão ou não, mas uma equipe que vai quebrando barreiras e faz uma de suas melhores campanhas na competição, em anos, merece sim a confiança e fé do torcedor para quebrar um jejum de 55 anos.