Sem sucesso na Europa, Josef Martinez vira máquina de gols na MLS

Sem sucesso na Europa, Josef Martinez vira máquina de gols na MLS

Venezuelano brilha com média de um gol por jogo nos EUA

COMPARTILHAR
Martinez comemora mais um gol pelo Atlanta (Foto: Reprodução)
Martinez comemora mais um gol pelo Atlanta (Foto: Reprodução)

Mesmo sem ter conseguido a tão sonhada vaga para uma Copa do Mundo, a Venezuela tem revelado bons jogadores nos últimos anos. Além dos jovens que brilharam e chegaram na final no Mundial Sub-20 do ano passado, a geração vinotinto conta com atletas que vivem atualmente em seu auge, mesmo fora das grandes ligas europeias. E entre esses, talvez Josef Martinez seja o que mereça mais atenção.

Com 25 anos, o atacante de 1,70 vem brilhando na Major League Soccer, a liga de futebol norte-americana. E mesmo que em termos de nível técnico o campeonato yankee ainda engatinhe, os números mostrados por Martínez indicam que ele parece ter evoluído o suficiente a ponto de merecer mais atenção, e, quem sabe, um retorno ao futebol europeu.

Revelado pelo Caracas, Martinez sempre foi considerado um jogador de grande potencial, mostrando velocidade e uma boa capacidade de finalização com o pé esquerdo desde cedo. Não demorou muito para que a seleção venezuelana percebesse esse talento, fazendo com que o atacante estreasse no time principal da vinotinto com apenas 18 anos.

A precocidade chamou atenção dos suíços do Young Boys, e então Martinez começou uma espécie de tour pelo futebol europeu, sem deixar grande marca. Marcou apenas 4 gols em suas 3 temporadas pelo Young Boys, e acabou emprestado pelo Thun, também da Suíça, onde foi um pouco melhor, com oito gols marcados em 18 partidas do campeonato local.

Ele teve sua grande chance em 2014, quando foi contratado pelo Torino, mas não conseguiu corresponder às expectativas. Em três temporadas pelos grenás, teve várias chances mas marcou apenas 13 gols, com um desempenho apenas mediano. Foi aí que surgiu a oportunidade de empréstimo com opção de compra pelo Atlanta United, e o ritmo começou a engrenar.

Logo em sua primeira temporada atuando na MLS, Martinez marcou 19 gols em 20 partidas, feito suficiente para colocá-lo na seleção oficial da competição. Agora, na temporada 2018, a rotina de gols continua. Em 22 jogos o baixinho já anotou 22 gols, média impressionante de um gol por partida, com direito a três “hat-tricks”.

Seu desempenho vem sendo fundamental para colocar o Atlanta entre os concorrentes ao título da liga. O time lidera a Conferência Leste com 44 pontos. Dos 46 gols marcados pelo Atlanta, Martinez anotou praticamente metade. E o venezuelano não vem se destacando apenas pelo desempenho em campo.

Fora dos gramados ele vem chamando atenção da mídia local pelo seu comportamento imprevisível e pelo carisma. No último Dia dos Namorados, vários jogadores da MLS posaram para fotos com rosas, que foram postadas pelo perfil oficial da liga no Instagram. A de Martinez foi a que chamou mais atenção

 

Precisava disso? (Foto: Divulgação/MLS)
Precisava disso? (Foto: Divulgação/MLS)

“Seduzências” à parte, Martinez tem mostrado seu talento também nas últimas atuações pela seleção. Continuando nesse ritmo, um retorno às grandes ligas da Europa parece inevitável, e só aí poderemos conferir o quanto desse desempenho impressionante é decorrente da fragilidade da liga norte-americana.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista, 23 anos. Amante do futebol bonito e praticante do futebol feio