Quando Tony Bird marcou mais gols que Ronaldo Fenômeno

Quando Tony Bird marcou mais gols que Ronaldo Fenômeno

Conheça o galês que marcou mais gols que Ronaldo na temporada 1996-97

COMPARTILHAR
Tony Bird conquistou uma maca incrível na temporada 1996/97 (Foto: Reprodução)
Tony Bird conquistou uma maca incrível na temporada 1996/97 (Foto: Reprodução)

O País de Gales nunca teve como principal tradição o futebol. Porém, a Eurocopa 2016 mostrou ao mundo uma boa e organizada seleção, que alcançou as semifinais do torneio.  Em paralelo, ficou perceptível também a falta de competitividade da liga local. Nenhum dos 23 convocados para a competição atuava em seu próprio país.

Diante de um campeonato nacional fraco, algumas equipes, como Cardiff e Swansea, preferiram atuar em competições da Inglaterra, buscando maior visibilidade e montagem de equipes competitivas.

Na década de 1990, o cenário do Campeonato Galês era pior. Com muitas jogadas aéreas e um estilo de jogo que lembrava o futebol dos tempos mais primórdios, os centroavantes costumava fazer a festa.

Com isso, alguns mitos da camisa 9 surgiram. Um deles é Tony Bird. Nascido em 1974, o atacante surgiu como grande promessa do país ao se tornar o grande goleador da liga galesa com apenas 22 anos.

Inclusive, na temporada 1996-97, levou o Barry Town ao inédito título nacional e à conquista da Copa Galesa. De quebra, foi o artilheiro máximo do país, com 42 gols marcados. Ninguém na Europa marcou tantos gols naquela temporada, – 51 em 54 jogos.

Porém, a cobiçada “Chuteira de Ouro” não ficou com Byrd. Em 1996-97, o brasileiro Ronaldo conquistava a honraria pela primeira vez, juntamente com a “Bola de Ouro”. A consagração ao atacante, à época no Barcelona, foi merecida. No entanto, o brasileiro anotou “apenas” 34 gols.

De acordo com a pontuação da ESM, as ligas possuem pesos diferentes. A badalada Liga Espanhola conta com peso dois para cada gol marcado. Na contramão, o Campeonato de Gales dá somente um ponto para cada gol anotado.

Com tal pontuação, Tony Bird, mesmo com oito gols marcados a mais na liga local, ficou 26 pontos atrás na disputa pela “Chuteira de Ouro”. Justo? O fato é que Bird tem a honra de afirmar até hoje que marcou mais gols que Ronaldo em uma temporada.

Bird ainda teve passagens sem tanto destaque por Cardiff e Swansea. A carreira que prometia grande sucesso foi apenas mediana. Nunca mais o atacante voltou a marcar mais de 40 gols em um campeonato. Porém, na memória do torcedor do Barry Town, Bird não será esquecido.

 

Deixe seu comentário!

comentários