A equipe do Alambrado continua na busca pelas promessas das principais ligas europeias. Nesta segunda parte do guia, os campeonatos francês, italiano e português serão analisados. Vale lembrar que são listados jogadores nascidos a partir de 1995. Confira aqui.
Campeonato Francês
Lyon
O jovem time do Lyon conseguiu surpreender o futebol francês na temporada passada. Com uma média de idade baixa, a equipe foi vice-campeã do campeonato local e teve atuações de gala.
A equipe segue recheada de promessas, principalmente das gerações /93, /92 e /91. Lacazzete e Fekir são os principais jogadores da equipe treinada por Hubert Fournier, que aposta muito em promessas.
Dos mais jovens, Maxwell Cornet é a grande aposta. O francês de apenas 19 é muito veloz e tem uma incrível força física. Talentoso, já é uma da principais esperanças do futebol francês. Tem muito a evoluir no Lyon, após ser contratado juntamente ao Metz, equipe mais modesta.
Monaco
O time da mescla entre experiência e juventude foi muito bem na temporada passada. Classificado para a Champions League, a aposta é em jovens talentos para ir longe na competição continental e no Campeonato Francês.
Gabriel Boschilia foi a grande contratação do mercado de transferências. Vindo do São Paulo, o meio-campista de 19 anos tem totais condições de, em breve, tornar-se titular da equipe treinada por Leonardo Jardim.
Outra contratação é de Farès Bahlouli, vindo do Lyon. O meio-campista francês tenta retomar o bom início de carreira. Mario Pasalic, promessa croata e do Chelsea, chegou por empréstimo dos londrinos. Talentoso, pode formar meio-campo de excelente nível com Boschilia e Bernardo Silva.
Isso sem contar Adama Traoré, que faz também a função de meia, além de atuar no ataque. Vindo do Lille, ele foi o melhor jogador do Mundial Sub-20 2015. Jogador de excelente nível e possível craque.
Yarouba Cissako, francês de 20 anos, e Almamy Touré, malinês de 19 anos, são destaques da zaga. Com menos chances, aparecem o atacante português Gil Dias, 18 anos, e Thomas Lemar, 19 anos, das seleções de base da França.
PSG
Apesar do elenco milionário e das contratações bombásticas, a categoria de base do PSG é a melhor da França atualmente. Ainda mais nas gerações de /95 para cima. Muito talento e títulos conquistados.
Jean-Kévin Augustin, mesmo com apenas 18 anos, roubou a cena na pré-temporada. Talento puro, tem muita velocidade e finaliza bem. Marcou alguns gols e deu assistências na International Cup.
Ultrapassou até mesmo Ongenda, francês de 20 anos. Mesmo dois anos mais velho, o atacante parece estar bem atrás de Augustin. Rabiot é outro que parece estar caindo no conceito da torcida.
Não, não pela falta de talento. Nesta temporada, vem sendo usado com primeiro homem na linha do meio-campo. Demonstrou não ter muitas habilidades para a posição. Mais adiantado, rende bem mais. Podendo ser uma espécie de armador do time.
Campeonato Italiano
Inter de Milão
A Inter de Milão tenta voltar aos tempos áureos da década passada. Para isso, contratou bem nesta janela de transferências e aposta em um meio-campo muito sólido e de muita qualidade.
Em compensação, as categorias de base do clube parecem viver uma estiagem. Apesar dos bons resultados de algumas gerações, a transição parece ser falha na equipe de Milão.
Dos pratas da casa, dois atletas parecem pedir passagem. Federico Dimarco é um zagueiro de apenas 17 anos. Tecnicamente, parece sobrar. O problema é a altura. Mede apenas 1,74 e um trabalho físico é necessário com o jovem. Roberto Mancini deve ter paciência.
Mesmo caso de outro Federico, o Bonazoli. Porém, este deve ficar na Sampdoria nesta temporada 2015-16. No meio-campo, Gnoukouri, marfinense vindo no ano passado do Altovicentino, é a esperança. Aos 19 anos anos, é um poço de força.
Juventus
A atual tetracampeã italiana demonstra estar ligada ao mercado de jovens jogadores. As contratações de Rugani, Dybala e Guido Vadalá demonstram isso.
O último chegou no acordo da saída de Tevez para o Boca Juniors. Também argentino, Vadalá era membro das categorias de base do clube de Buenos Aires e, mesmo aos 18 anos, já chamava a atenção. Baixinho, o atacante é veloz e se movimenta muito.
Outro sul-americano promissor é o colombiano Andrés Tello. Meio-campista faz tudo, foi um dos líderes da seleção colombiana no mundial sub-20 deste ano. Tem muito talento para suplantar a saída de alguns jogadores do elenco.
Porém, o maior expoente entre os jovens é Kingsley Coman. O francês de 19 anos pede passagem e está cada vez mais próximo de ser titular da equipe treinada por Maximiliano Allegri. Muito forte e com uma ótima imposição física, é difícil tirar a bola do ponta.
Milan
A tradição vencedora já não é a mesma. O Milan entra no Campeonato Italiano buscando uma vaga na Liga dos Campeões. Para isso, contratou o técnico Sinisa Mihajlovic. Além de trazer alguns jogadores experientes.
Porém, a renovação tão desejada parece ser difícil de acontecer. Dos mais jovens, o único a ter destaque e mais chances é José Mauri. O argentino fez uma grande temporada no Parma e foi contratado.
Aos 19 anos, o baixinho quer mostrar que tem espaço no meio-campo da equipe de Milão. Muitos jovens, como Locatelli, Luca Vido e Modic pedem passagem na equipe júnior do Milan. Mas o único que deve ganhar mais chances é o astro e joia Hachim Mastour.
O marroquino de 17 anos tem status de melhor da sua categoria no mundo. Com estilo semelhante a Neymar, precisa ganhar mais força física para brilhar na equipe principal;. Talento há de sobra.
Alessio Romagnoli, de apenas 20 anos, vem com status de zagueiro diferenciado da Roma. O italiano quer mostrar que a fama não é por acaso.
Roma
Além de ser a segunda força atual da Itália e grande postulante ao título italiano, a Roma monta uma equipe recheada de jovens talentos para o futuro. Cada vez mais, o clube contrata promessas. Algumas com status de craque, como o brasileiro Gérson, do Fluminense, que deve chegar em janeiro na Itália.
Na temporada passada, a grande contratação havia sido Antonio Sanabria. Destaque do Barcelona, o atacante paraguaio era visto com o grande nome do Paraguai para um futuro próximo.
O canhoto tem uma técnica apurada e faro de gol. O problema vem sendo a queda de rendimento em relação ao período juvenil. O técnico Rudy Garcia precisará recuperar o excelente atleta.
Campeonato Português
Benfica
O Campeonato Português é, sem dúvidas, um dos grandes celeiros do futebol europeu. Capaz de revelar muitos jogadores por temporada, os portugueses vem utilizando cada vez mais as categorias de base.
Um exemplo é o Benfica, talvez o que melhor aproveite isso hoje. Apesar de alguns jovens serem promessas para outras temporadas, há joias que podem estourar já nesse ano. Não existem tantos bons jogadores jovens portugueses como na base do Benfica hoje.
Três desses jovens podem ter chances já nesta temporada, O principal deles é o holandês Bilal Ould-Chikh, de apenas 18 anos. Vindo do Twente em uma transferência cara, o ponta veloz pode ser uma alternativa no setor ofensivo do treinador Rui Vitória.
Gonçalo Guedes, também de 18 anos, é português da mesma posição. Muito talentoso, chegou a ser comparado com grandes jogadores do futebol luso. Com calma, deve ser peça importante da equipe. Bryan Cristante, ex-Milan, é mais experiente. Aos 20 anos, o meio-campista tenta cavar uma vaga recheado setor do Benfica.
Nuno Santos, atacante de 20 anos, e Hany Mukhtar, meio-campista da mesma idade, podem ganhar rodagem no elenco, caso não sejam emprestados. A expectativa é que ganhem experiência em outros clubes.
Porto
Famoso por contratar jogadores sul-americanos por um preço baixo e revende-los por muito dinheiro, o Porto inicia mais uma temporada na briga para ser campeão português. Com alguns reforços, entre eles Casillas, o objetivo é o título.
Assim como o Benfica, muitos jovens jogadores devem aparecer somente nas próximas temporadas na equipe principal. No momento, a grande esperança é novamente Rubén Neves. O volante de apenas 18 anos iniciou a temporada anterior a todo vapor.
Clássico e muito técnico, tem tudo para ser titular da equipe do técnico Julen Lopetegui. Já são diversas partidas pelo profissional e muita personalidade. Qualidade para ser futuro volante da seleção portuguesa.
Outro destaque é o atacante André Silva. Mostrou no Mundial Sub-20 que é centroavante de ótimo posicionamente e qualidade. Forte no jogo aéreo, tem bola para substituir Jackson Martinez.
Sporting
A melhor academia de talentos de Portugal parece não viver a melhor fase. Dentro de contexto recente de crise econômica e política, parece que a categoria de base do Sporting não se fortaleceu.
Mesmo assim, continuam a aparecer talentos. Gélson Martins, ponta-direita de 20 anos apenas, é um deles. Comparado por muitos a Carlos Mané, Gélson é um jogador muito veloz e habilidoso.
Foi um dos destaques de Portugal na campanha do Mundial sub-20. Também com 20 anos, Bruno Paulista, volante ex-Bahia, é uma das esperanças do treinador Jorge Jesus, atual bicampeão com o Benfica. Técnico, o volante pode ser importante para o time.
Ryan Gauld, escocês de apenas 19 anos, é o grande astro das categorias de base. Chegou com status de craque, mas agora tenta melhorar fisicamente. Comparado a Messi, é um baixinho de muita velocidade e técnica. Pode aparece algumas vezes no elenco nesta temporada. A torcida espera que sim.