Correria, confusões e armações: Momentos curiosos dos sorteios de Copa do Mundo

Correria, confusões e armações: Momentos curiosos dos sorteios de Copa do Mundo

Relembre casos curiosos na história dos sorteios para a Copa

COMPARTILHAR

Para muita gente, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo é um dos momentos mais tensos envolvendo a competição. É a partir dele que os países entram no clima da Copa de uma vez, conhecendo seus adversários e as cidades onde cada seleção vai atuar, deixando claro que a partir dali a parada fica séria.

É por isso que nesta sexta-feira, a partir das 13h (horário de Brasília), os olhos dos fanáticos por futebol do mundo inteiro estarão voltados para Moscou, onde finalmente conheceremos os grupos da Copa do Mundo da Rússia. E levando em conta o histórico das edições anteriores, é bom se preparar para fortes emoções.

Além da adrenalina natural por conta de cada bolinha, alguns fatos pitorescos marcaram a história dos sorteios desde a primeira vez que o Mundial foi disputado, em 1930. Co nfira com o Alambrado alguns momentos marcantes.

1930

A primeira edição do Mundial não foi lá muito conhecida pela organização. Os participantes do torneio só foram confirmados algumas semanas antes da disputa, muito por conta da recusa de algumas seleções europeias em participar do que então era apenas um experimento futebolístico no Uruguai.

Com tanta indefinição, a organização do torneio achou prudente aguardar até a semana de início da Copa para sortear os grupos, para evitar a vergonha de incluir algum time que não chegasse para a disputa na hora H. Por conta disso, o primeiro sorteio de grupos da história das Copas aconteceu apenas dois dias antes da abertura do torneio.

1938

Em 1938 a Copa do Mundo já começava a gozar de maior prestígio, com os países percebendo que se tratava de um evento especial. Mas ainda havia espaço pra “momentos família”: Ao anunciar um ajudante para sortear as bolinhas com os nomes das seleções, o presidente da FIFA Jules Rimet chamou ao palco ninguém menos que seu próprio neto, Yves.

Yves, neto de Jules Rimet, sorteando os grupos da Copa de 1938 (Foto: Reprodução/FIFA)
Yves, neto de Jules Rimet, sorteando os grupos da Copa de 1938 (Foto: Reprodução/FIFA)

1982

O sorteio dos grupos da Copa de 1982 foi praticamente uma comédia pastelão. Para começar, uma das únicas regras pré-estabelecidas era que nenhuma chave poderia juntar dois times sul-americanos. No entanto, logo no início do sorteio os globos metálicos que continham as bolinhas sortearam três países da América do Sul no mesmo grupo.

O erro foi percebido, as bolinhas foram colocadas de volta no globo e o sorteio teve que ser reiniciado, mas as confusões não pararam. Alguns dos globos simplesmente não abriam, bolinhas caíam no chão e os estudantes chamados para auxiliar na cerimônia pareciam perdidos e sem a menor noção de como proceder. Tudo isso geral um belo constrangimento para Joseph Blatter, na época um “mero” secretário-geral da FIFA, que foi obrigado a pedir desculpas em rede mundial.

1990

Algumas regras de sorteios são expostas par ao mundo inteiro ver. Outras acabam surgindo de maneira extra-oficial, para o que sempre gera controvérsia. Em 1990, uma das maiores preocupações dos organizadores do Mundial na Itália era a questão dos hooligans, que prometiam provocar confusões em solo italiano.

A FIFA, então, bolou um esquema para direcionar o sorteio da seleção da Inglaterra. Os critérios para seleção dos cabeças de chave era o desempenho nas duas Copas do Mundo anteriores, com peso maior para a edição de 1986. Cinco participantes que chegaram nas quartas da Copa no México ocuparam o posto de cabeça de chave, e acabou sobrando para a Espanha ir para o Pote 2, mesmo tendo vantagem nos critérios de desempate.

Além disso, os cabeças de chave não foram sorteados, e sim colocados em cada grupo de acordo com sua posição nesses critérios que a FIFA tinha estabelecido. Assim, foi possível colocar a Inglaterra no Grupo F, em Cagliari, cidade na região da Sardenha separada do resto do território italiano, isolando os hooligans da maioria dos torcedores.

2006

Para evitar que três clubes europeus fizessem parte de um mesmo grupo, a FIFA decidiu que uma das seleções do continente seria colocada em um pote especial, que só poderia ser sorteado com cabeças de chave não-europeus (Brasil, Argentina ou México). A escolhida no caso foi a Sérvia e Montenegro, por ser a pior seleção europeia do ranking da FIFA no momento. Uma decisão que poderia até fazer sentido, mas que não ficou imune a protestos.

Tudo porque a decisão de utilizar o ranking como critério único fugia do modo utilizado durante o processo de escolha dos cabeças de chave, que era baseado em um coeficiente da participação de cada seleção nas duas Copas anteriores. Se esse critério tivesse sido mantido a seleção do pote especial não seria a Sérvia e Montenegro, e sim a Suíça. Como se não bastasse, a ex-república da Iugoslávia acabou caindo no grupo da morte, com Argentina, Holanda e Costa do Marfim.

2014

A FIFA queria evitar confusões no sorteio para a Copa de 2014 depois do que aconteceu na Copa dos Confederações, quando o chef Alex Atala sorteou a bolinha errada e acabou mudando o rumo do torneio. Mas no chaveamento pro Mundial os bastidores fizeram efeito mais uma vez logo na formação dos potes.

Um dos times europeus teria que ser colocado no pote 2, o que aumentaria as suas chances de ser colocado em um grupo mais difícil. Em sorteios anteriores a FIFA havia adotado o ranking para escolher esse time que “sobrava”, e seguindo essa ideia a seleção no pote 2 seria a França. Mas a entidade decidiu fazer um sorteio para definir qual dos europeus entraria no pote, e acabou sobrando para a Itália.

Os italianos reclamaram que aquilo era uma prova do favorecimento dado à França pela FIFA, que na época tinha como secretário-geral o francês Jerome Valcke. Mas aquela não foi a única polêmica da cerimônia: representantes de vários países muçulmanos criticaram os trajes utilizados por Fernanda Lima, apresentadora do evento, e algumas emissoras do Oriente Médio chegaram até mesmo a passar uma versão editada do sorteio, cortando as participações da modelo.

Deixe seu comentário!

comentários