Estádio Santa Cruz é marca de Ribeirão Preto

Estádio Santa Cruz é marca de Ribeirão Preto

Conheça mais sobre um dos palcos mais tradicionais do futebol no interior paulista

COMPARTILHAR
Estádio é a casa do tradicional Botafogo de Ribeirão Preto (Foto: Roger Morott/Agência Botafogo)i
Estádio é a casa do tradicional Botafogo de Ribeirão Preto (Foto: Roger Morotti/Agência Botafogo)

O Estádio Santa Cruz é um dos principais pontos turísticos da cidade de Ribeirão Preto, localizado no bairro da Ribeirânia. Inaugurado em 1968, com projeto arquitetônico arrojado, ainda hoje é um cartão postal do bairro e de Ribeirão Preto.

Com capacidade para quase 30 mil pessoas, em 2014 recebeu a Seleção Francesa na fase de treinamentos e início da Copa do Mundo do Brasil, projetando mundialmente o nome do clube e da cidade.

O local não só abarca partidas de futebol, mas também eventos culturais e sociais, como shows e palestras, além de corridas e atletismo. Com quase 50 anos de história, continua um dos maiores estádios do mundo, em trigésimo sétimo na lista.

Para a Ribeirânia, o Estádio tem papel central. “O bairro realmente surgiu com o estádio e ele é o nosso cartão postal. Além de ser um atrativo para a cidade, fez o bairro desenvolver muito, trazendo pessoas que admiram não só o futebol, mas sim o entretenimento”, afirma Ivens Alves, líder da Associação dos Moradores da Ribeirânia (AMOR).

Atualmente, o Santa Cruz não tem atingido tanto público como antigamente, mas consegue sempre ser destacado e escalado como um dos primeiros nos campeonatos que participa. Em 2013, 2014 e 2015, a média de presença no estádio nas competições disputadas ficou atrás somente das equipes da capital paulista e do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Copa do Mundo

O fato de possuir um estádio com capacidade e condições necessárias para abrigar os treinamentos de uma seleção de futebol durante a principal competição desse esporte – a
Copa do Mundo – transformou Ribeirão Preto na sede da seleção francesa no torneio de 2014.

Não fosse o Santa Cruz, apesar dos demais atrativos e infraestrutura da cidade, não haveria como sediar uma seleção. Um dos destaques do estádio é o tamanho de seu gramado, com 105 x 70 metros, além de ser considerado um dos melhores do país.

Gramado do Santa Cruz é  um dos melhores do Brasil (Foto: Roger Morotti/Agência Botafogo)
Gramado do Santa Cruz é um dos melhores do Brasil (Foto: Roger Morotti/Agência Botafogo)

A vinda dos franceses movimentou todo o bairro, tendo sido preciso melhorar as condições do asfalto, da natureza em volta ao campo, da limpeza, favorecendo toda a região.

Turistas e jornalistas optaram por se hospedar na própria Ribeirânia, aumentando o comércio no bairro e viabilizando a repercussão desse bairro em todo o mundo.

Escolha do nome

Durante a construção do Santa Cruz, o Botafogo Futebol Clube passou por várias presidências. Quem iniciou as obras do estádio foi Waldomiro Silva. O projeto aprovado pelo presidente foi inspirado nas principais arenas da Europa à época.

Inicialmente, o nome seria “Estádio Ribeirânia”, em homenagem ao bairro e aos doadores do terreno.

Entretanto, após a saída de Waldomiro, Farjala Moisés assumiu a sequência das obras. Devido à Santa Cruz do José Jacques, bairro vizinho à Ribeirânia e que dava nome a toda a região até à construção do estádio, o nome “Santa Cruz” acabou sendo o escolhido.

 

Deixe seu comentário!

comentários