Conheça o goleiro de 16 anos que é sensação do futebol italiano

Conheça o goleiro de 16 anos que é sensação do futebol italiano

Mesmo jovem, Gianluigi Donnarumma roubou a titularidade de López no Milan e vem acumulando boas atuações.

COMPARTILHAR
Donnarumma: 16 anos e titular do Milan (Foto: Reprodução)
Donnarumma: 16 anos e titular do Milan (Foto: Reprodução)

Imagine o técnico do seu time tirando um goleiro consagrado para colocar um jovem de 16 anos entre os titulares, durante uma fase conturbada da equipe. Pouca pressão? Isso aconteceu com o jovem Gianluigi Donnarumma, do Milan. E ele deu conta do recado.

Ao longo da semana, o técnico Sinisa Mihajlovic não economizou nos elogios ao projeto de craque. “É uma joia. Não vou tirá-lo, darei todo apoio que puder. É o futuro do futebol italiano e está jogando bem”, declarou o sérvio em entrevistas coletivas.

Donnarumma foi, de longe, o nome do jogo no empate sem gols do último sábado (7) entre Milan e Atalanta, no San Siro. Fez defesas impressionantes de puro reflexo em um momento de pressão do time visitante e tornou-se o grande responsável pelo suado ponto conquistado pelos rossoneri. Sua melhor partida entre os profissionais.

O arqueiro é tão jovem que ainda tem pouca experiência nas categorias de base do Milan e da Itália. Recentemente, disputou o Europeu sub-17, sendo titular em todos os jogos. Ajudou a equipe a se classificar para as quartas de final mesmo estando no grupo da morte, mas não passou disso. Pesou a baixa qualidade do time italiano em relação às outras potências europeias.

A eliminação custou a participação no Mundial da categoria. Mas Donnarumma já queimou etapas. Subiu ao time principal na temporada passada, logo após completar 16 anos, em fevereiro. Chamou atenção na Champions Cup, torneio amistoso de pré-temporada, com uma boa exibição diante do Real Madrid.

Diante da Atalanta, Donnarumma fechou o gol (Foto: Divulgação/AC Milan)
Diante da Atalanta, Donnarumma fechou o gol (Foto: Divulgação/AC Milan)

Contribuiu para a estreia precoce de Donnarumma a má fase do espanhol Diego López. Arqueiro de grandes defesas e grandes falhas, o espanhol jamais conseguiu regularidade com a camisa do time espanhol.

O terceiro fato decisivo para a subida do garoto veio da comissão técnica. Zagueiro de muita sucesso na Itália, Mihajlovic chegou ao Milan no início desta temporada, após ótimas campanhas no comando da Sampdoria.

O sérvio é um treinador jovem e de muita personalidade. Não tem medo de colocar em prática suas convicções inovadoras, que, normalmente, dão resultado. Após um empate com o Torino em meados de outubro, que contou com um gol defensável sofrido por López, Mihajlovic decidiu mudar.

Para surpresa geral, López ficou no banco no jogo seguinte, contra o Sassuolo, e a titularidade caiu nos braços de Donnarumma. Foi a estreia profissional do jovem, que enfim pôde mostrar suas qualidades ao mundo.

Chama atenção, a princípio, seu porte físico. Com 1,96 m e 89 kg, o goleiro não aparenta ter a idade que tem. Fisicamente, puxou para o irmão, Antonio Donnarumma, que atualmente é reserva no Genoa, na Série A da Itália.

Apesar da idade, Donnarumma apresenta porte físico de veterano (Foto: Divulgação/AC Milan)
Apesar da idade, Donnarumma apresenta porte físico de veterano (Foto: Divulgação/AC Milan)

Durante o duelo contra o Sassuolo, o rapaz mostrou ter grande potencial, mas ainda precisa amadurecer em muitos aspectos. No melhor estilo Neuer, é veloz e costuma jogar adiantado em relação ao gol, antecipando as jogadas adversárias com frequência. Seu jogo com os pés, contudo, não é dos piores, mas pode (e deve!) ser trabalhado.

A maior de suas virtudes está na saída do gol em bolas aéreas. Contando com sua boa estatura, tem uma rara noção de tempo para se antecipar aos cabeceios dos adversários. Isso passou segurança à defesa do Milan ao longo da partida. Tem ainda bom reflexo e boa velocidade.

Por outro lado, conta com dois pontos fracos. Não possui tanta noção de posicionamento quando está embaixo das traves e costuma ser muito melhor quando cai para a esquerda do que quando vira para o lado direito. Problemas normais para alguém de sua idade e que só podem ser melhorados com o tempo.

Prova disso foi o gol sofrido para o Sassuolo. Em cobrança de falta, Berardi arriscou no canto em que Donnarumma estava. O goleiro, mal posicionado, saiu antes da hora e foi enganado pelo movimento da bola. Falhou na estreia, é verdade, mas o Milan venceu por 2 a 1 e o jovem foi bancado por Mihajlovic.

No jogo seguinte, contra o Chievo, lá estava López novamente no banco, com Donnarumma entre os titulares. Não foi muito testado, mas foi decisivo nas duas melhores chances criadas pelo adversário, fazendo boas defesas. Resultado? Milan venceu, por 1 a 0.

O próximo desafio seria fora de casa, contra a Lazio. López, para um jogo mais tenso? Que nada. O jovem fez sua estreia diante de um dos grandes do futebol italiano. E correspondeu. O Milan abriu 3 a 0 com atuação muito segura de Donnarumma, estando presente quando solicitado.

O único gol dos mandantes saiu quando a partida já estava decidida, e Kishna explorou a deficiência do arqueiro com as bolas em seu próprio poste, na direita.

Apesar dos apesares, Donnarumma ainda não sabe o que é perder no futebol profissional. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate, com somente dois gols sofridos. Ajudou o Milan a subir à quinta colocação no Italiano, saindo do limbo. Se evoluir nos pontos fracos, tem tudo para deslanchar. Banco rossoneri? Já pertence a López.

Deixe seu comentário!

comentários