A principal competição das categorias de base do Brasil, e umas das maiores do mundo, abre o calendário futebolístico brasileiro em janeiro. A 47ª edição da Copa São Paulo teve início no último sábado.
Celeiro de grandes jogadores e jogos de alto nível técnico, O torneio continua atraindo interesse dos torcedores. Além da atenção maior dos fãs de futebol, a imprensa passou a dar mais espaço para a competição que, recentemente, revelou Neymar, isso para ficar apenas no principal nome do futebol brasileiro na atualidade.
A equipe do Alambrado preparou uma lista de 10 nomes dos potenciais talentos desta edição. São jogadores que podem obter grande destaque na competição e aparecer nas equipes profissionais dos seus respectivos clubes. Entre as 112 equipes e mais de 2000 jogadores, apontar em 10 é um desafio gigantesco. Mas a aposta já foi feita. Nesta edição, é permitida a inscrição de jogadores nascidos entre 1996 e 2000.
Corinthians
Matheus Pereira – 17 anos – Meio-campista
Já citado diversas vezes pelo Alambrado, o armador corintiano é um dos jogadores com maior talento na competição. Apesar de ser dois anos mais jovem que muitos companheiros, é a referência técnica do atual Corinthians, sempre favorito.
Estreante no torneio, tem no passe e na visão de jogo as suas grandes virtudes. É capaz de decidir uma partida com poucos toques na bola. Apesar do grande talento, precisa achar a sua posição ideal para render ao máximo. Talento em estado bruto.
Cruzeiro
Alex Apolinário – 19 anos – Meio-campista
Você deve estar familiarizado ao nome do atleta do Cruzeiro. Isso porque ele foi um dos destaques e esteve na seleção da Copa São Paulo 2015, jogando pelo Botafogo-SP, e ajudando o time a chegar na final da competição.
A mistura de armador com finalizador o colocam como um dos potenciais craques da Copa São Paulo deste ano. Foi artilheiro do Campeonato Mineiro Sub-20 e craque da Raposa no Campeonato Brasileiro Sub-20 e na Copa Sub-20 organizada pela FGF.
Desportivo Brasil
Mauro Junior- 16 anos- Atacante
A joia das categorias de base do Desportivo Brasil vai para a sua segunda Copinha. Sim, o prodígio foi um dos jogadores mais jovens da última competição. E o melhor: destacou-se muito.
Comparado a Messi (calma, somente pelo estilo de jogo e pela estatura), Mauro irá liderar o ótimo time do Desportivo Brasil. Um ano mais jovem que a maioria, disputou o Sul-Americano sub-17 em 2015. Caso demonstre todo o seu potencial, pode ser opção para gigantes do Brasil e da Europa.
Rápido, habilidoso e dono de um bom chute, Mauro é talento para o futuro. Mesmo assim, é no presente que o Desportivo Brasil aposta. A Copa São Paulo 2016 pode ser dele.
Flamengo
Matheus Sávio – 18 anos – Meio-campista
Outro jogador já muito citado aqui no Alambrado, Sávio é a aposta do Flamengo para se destacar no profissional em 2016. Enquanto isso, vai para a sua segunda Copa São Paulo, agora mais preparado e protagonista.
No profissional, já marcou. Dono de uma ótima capacidade de organização, tem um bom passe e ótimo chute de fora da área. A qualidade do meio-campista impressiona desde quando era do Desportivo Brasil. Talento para se destacar ele tem.
Fluminense
Paulinho – 18 anos – Meio-campista
Um dos excelentes nomes da geração /97 do Fluminense, Paulinho passou a ser protagonista desde a ascensão de Gérson para os profissionais. Mais maduro que em 2015, é a chance do talentoso jogador se destacar de vez.
A habilidade inata é uma das armas para surpreender os adversários. Em termos de talento, é um dos melhores da competição. Porém, precisa de uma sequência positiva para se firmar de vez e ocupar o lugar que era do seu antigo colega de time.
Grêmio
Nicolas Careca – 18 anos – Atacante
Badalado demais até o sub-15, Careca era um dos melhores jogadores da categoria 97. Muito assediado, marcava gols de todas as maneiras no Grêmio. Passados três anos, segue como um dos principais nomes da equipe gaúcha.
Porém, precisa voltar a se destacar como outrora, principalmente no que se refere a marcar mais gols. Atuando mais aberto no último ano, demonstrou enorme evolução de drible e velocidade, o que fazem dele um centroavante quase completo.
Para a seleção brasileira sub-20, deve ser um dos destaques na posição. Careca precisará usar sua força e técnica para voltar a dominar a área dos times adversários.
Palmeiras
Kaue – 18 anos – Atacante
Um dos melhores jogadores da excelente geração /97 do Palmeiras – vice-campeão do Campeonato Paulista sub-17 em 2014 – Kaue foi companheiro de Gabriel Jesus na base. E ajudou nos gols do prodígio.
Muito veloz e habilidoso, Kaue é vertical, fazendo com que os rivais se preocupem com o jogador. Atuando pela ponta-direita, pode ser o grande responsável por levar o Palmeiras longe na competição. Sob comando de João Burse, foi grande destaque da equipe na Copa Sub-20 da FGF.
Santos
Caio – 18 anos – Meio-campista
A classe do meio-campista impressiona a todos no clube. Dono de um excelente passe, ótima visão de jogo, dinâmica de jogo e chute potente, o jogador é uma das principais promessas da badalada base do Santos, referência no setor.
Cotado para subir ao time profissional depois do torneio, é dele a responsabilidade de comandar a equipe na competição. No Campeonato Paulista sub-17 de 2014, foi um dos grandes craques, e levou o Santos ao título. O nível técnico é muito elevado para a idade.
São Paulo
David Neres – 18 anos – Atacante
Com leveza, Neres cativa pela união de habilidade e rapidez. Pela ponta-esquerda, o canhoto lembra o ex-companheiro Ewandro, porém com mais força física. Destaque na campanha do sub-17 no ano passado, Neres não se intimidou no primeiro ano de sub-20, e foi o melhor jogador da Copa do Brasil.
Além de tudo, evoluiu na finalização e foi um dos artilheiros da equipe no torneio, junto com Joanderson, com cinco gols marcados. Tendo em vista a necessidade do elenco com jogadores dessa característica, deve subir para os profissionais do Tricolor.
Vasco
Bruno Cosendey – 18 anos – Meio-campista
Grande craque da equipe vascaína nesta Copa São Paulo, Cosendey enverga a camisa 10. E faz por merecer. Após mais um ótimo ano na base, o volante com pés de armador pode ser peça importante na equipe profissional do Vasco.
Integrante da base vascaína desde muito jovem, a visão de jogo e a qualidade no passe surpreendem até os profissionais. Além disso, o bom chute de fora da área fazem dele um jogador de muito potencial. Tem perfil de que se sairá muito bem entre os mais velhos do Vasco.