Arouca e a inédita classificação para a Liga Europa

Arouca e a inédita classificação para a Liga Europa

Clube português assegurou vaga histórica à competição continental no último final de semana

COMPARTILHAR

No sábado (7), o Arouca chegou ao auge de sua história ao conquistar a vaga para a Liga Europa ou a Copa da UEFA. Até então, nunca tinha conseguido nem ficar perto da zona de classificação para tal feito. Mas falemos um pouco do clube português e também de como ele conseguiu chegar neste momento.

Na quinta colocação do Campeonato Português, o Arouca garantiu a inédita, e histórica, classificação à Liga Europa sem nem ao menos entrar em campo. Isso só aconteceu porque o Rio Ave acabou perdendo para o Porto, assegurando a idade à competição continental. Os jogadores aproveitaram para se reunir em casa, “secar” o concorrente e depois fazer a festa.

O Arouca tem 13 vitórias, 14 empates e apenas seis derrotas. O surpreendente, e humilde clube localizado na vila de Arouca, situada no Município Metropolitano de Porto, tem menos derrotas que Porto e Braga, clubes que estão à sua frente, que perderam em sete oportunidades. O Arouca tem a quinta melhor defesa da competição. Em 33 partidas, sofreu 36 gols.

Jogadores do Arouca celebram gol. Eles entraram para a história (Foto: Reprodução)
Jogadores do Arouca celebram gol. Eles entraram para a história (Foto: Reprodução)

A equipe nortenha está há pouco tempo na Primeira Liga Portuguesa. O Arouca chegou à primeira divisão na temporada 2012-13, quando ficou no segundo lugar da Segunda Liga, subindo pela primeira vez em sua história à elite do futebol português. O responsável pelo feito foi o treinador Vítor Manuel Oliveira. Mas nem tudo são flores. Na temporada 2014-15, o Arouca passou por maus bocados. Ficou na 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento.

Veio então a temporada 2015-16, e junto com ela, Lito Vidigal, treinador angolano de 49 anos contratado para treinar a equipe nesta temporada. O primeiro grande feito de Vidigal aconteceu no dia 23 de agosto, quando sua equipe bateu o Benfica, em Aveiro, por 1 a 0, assumindo a liderança da Primeira Liga, feito inédito e histórico.

Mas claro, o melhor ficou guardado para 2016. Precisamente para o dia 7 de maio, quando os atletas viram do sofá a derrota do Rio Ave para o FC Porto, garantindo a vaga histórica para a Liga Europa e cravando o nome de Lito Vidigal nas páginas do clube português e na história do futebol internacional.

Lito Vidigal é o responsável pelo ápice da história do Arouca até o momento (Foto: Reprodução)
Lito Vidigal é o responsável pelo ápice da história do Arouca até o momento (Foto: Reprodução)

Alguns dos principais nomes do Arouca são Walter González, centroavante paraguaio e artilheiro da equipe na Primeira Liga Portuguesa. O meio-campista português Artur, principal garçom da equipe na competição com quatro assistências. E também podemos ressaltar que alguns brasileiros também fazem parte do elenco do Arouca. São eles: Jubal, Maurides, Rafael Bracalli, Lucas Lima, Adilson e Nelsinho.

Ainda resta mais uma rodada na Primeira Liga, mas não tem mais como o Arouca subir de posição ou cair da mesma. Ele permanecerá intacto na quinta colocação. O que pode acontecer é o Paços Ferreira, sexto colocado, perder a posição para Estoril ou Rio Ave.

Deixe seu comentário!

comentários