Quem levará a Youth League 2017/18?

Quem levará a Youth League 2017/18?

Final pode dar o título a dois parões totalmente diferentes

COMPARTILHAR

Sucesso completo nas últimas edições, a Youth League segue crescendo cada vez mais no futebol europeu. Possivelmente o maior torneio de base do continente na atualidade, a edição 2017/18 tem mostrado um dos melhores níveis técnicos da história. Nesta segunda-feira (23), a final da competição decidirá o campeão.

Para encerrar a temporada, nada melhor que duas das melhores divisões de base do futebol mundial: Barcelona x Chelsea. Dois estilos diferentes, mas tão eficientes quanto. Qualidades parecidas na gestão da base, as equipes também apresentam grandes dificuldades na transição.

Tradicionais, ambos os clubes podem fazer a “final perfeita”. Das quatro edições disputadas até agora, o Chelsea (2014/15 e 2015/16) foi campeão duas vezes, enquanto o Barcelona (2013/14) ficou com um título.

A atual geração empolga os dois clubes. No Chelsea, os jogadores sub-19 possuem um dos melhores resultados recentes em solo inglês, com títulos nacionais em grande sequência. Já o Barcelona, apesar dos excelentes resultados, é visto com um pouco mais de cuidado pelas recentes perdas de jogadores da base.

A campanha para chegar até aqui é impecável dos dois clubes. O Barcelona segue invicto – são oito vitórias e só um empate. Já o Chelsea perdeu uma vez, mas venceu seis vezes e empatou duas partidas.

O Chelsea marcou muitos gols até aqui: 28 no total. Máquina ofensiva, fez outros dois na semifinal contra o Porto – empate por 2 a 2, o time vai enfrentar a força da defesa do Barça. Os espanhóis chegaram às semifinais com um gol sofrido. Diante do Manchester City, porém, levou quatro gols, na vitória por 5 a 4.

Chelsea é o maior campeão da Youth League (Foto/Reprodução/chlseafc.com.br)
Chelsea é o maior campeão da Youth League (Foto/Reprodução/chlseafc.com.br)

Apesar da qualidade coletiva, bons resultados recentes e bom trabalho do clube, as individualidades serão importantes para definir o campeão. E, nisso, o torcedor que acompanhar o jogo poderá ver potenciais grandes jogadores.

Do lado do Chelsea, o trio de ataque é de um nível já profissional. Familia-Castillo, Redan e Hudson-Odoi se completam. O primeiro, holandês de 18 anos, é um ponta-esquerda que pode voltar ser até lateral. Habilidoso e técnico, ainda finaliza com qualidade.

Já Redan, também holandês, é o finalizador da equipe. Porém, com técnica e capacidade de criação, sai da área e mostrar qualidade. Aos 17 anos, é uma das maiores promessas do futebol europeu. Assim como Hudson-Odoi, campeão mundial sub-17 com a Inglaterra. Capaz de atuar em quase todas as funções ofensivas, é pelos lados que mostra ser um dos melhores da base. Aos 17 anos, já estreou nos profissionais.

McCormick, meia de 19 anos e artilheiro do time com cinco, Sterling, lateral de 19 anos e já com bagagem no profissional, e Chalobah, zagueiro, líder do time e um dos melhores zagueiros ingleses sub-19, são outros destaques.

No Barcelona, o coletivo é forte. Mas os destaques individuais também existem. Carles Perez, atacante de 19 anos, talvez seja o mais decisivo. Com um chute forte e velocidade, já brilha há temporadas na base do clube.

Alex Collado é outro bom destaque. Meio-campista clássico da base do Barcelona. Distribui e organiza com qualidade e chega bem à área. Aos 18 anos, apresenta grande margem de evolução. Mas o mais badalado é mesmo Abel Ruiz. Camisa 9 talentoso, foi vice-campeão mundial sub-17 no ano passado. Centroavante para fazer história.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista. Apaixonado por futebol, seja ele de onde for. Fanático também por futebol de base