A mina de ouro do Celta

A mina de ouro do Celta

Conheça Santi Mina, a nova promessa do futebol espanhol

COMPARTILHAR

Apesar da rodagem na equipe profissional, apenas agora Santi Mina, atacante do Celta de Vigo, deu o ar da graça e marcou seu nome na história do futebol do país.

Abastada de jogadores talentosos nos últimos anos, a seleção principal da Fúria não se contentou em ganhar “apenas” torneios como a Copa do Mundo e Eurocopa. Nas camadas inferiores, montou verdadeiros esquadrões que marcaram história no futebol europeu.

A seleção Sub-21, que perdeu um jogo após cinco anos em 2014, tinha uma linha de frente de causar inveja em muitos países. Jesé Rodriguez, do Real Madrid, Gerard Deulofeu, hoje no Sevilla, e Iker Muniain, jogador do Athletic de Bilbao, são alguns dos prodígios da geração.

Um pouco mais jovens, Munir El Haddadi e Sandro Ramirez buscam um lugar ao sol na badalada e excelente equipe do Barcelona. Missão difícil e que pode atrapalhar em uma evolução futura.

Diferente dos dois, Santi Mina já é titular da boa equipe do Celta de Vigo e acumula minutos para uma possível convocação para a seleção principal nos próximos anos. Talento não lhe falta.

Santi Mina é a promessa do Celta de Vigo (Foto: Reprodução/farodevigo.es)
Santi Mina é a promessa do Celta de Vigo (Foto: Reprodução/farodevigo.es)

A alcunha “Santi” tem origem no nome Santiago Mina Lorenzo. Filho da bela cidade de Vigo, localizada na Galícia, Espanha, Santi Mina já nasceu em contato com o objeto predileto de muitos na infância.

Celta de família

A bola sempre foi protagonista na família Lorenzo. Seu pai, também Santiago Mina, foi um defensor do Celta nos anos 80. Talvez por isso a paixão do jovem pelo clube no qual chegou aos 10 anos.

Quem sabe também seja esse o motivo de tanta humildade e pés no chão. Mesmo após um poker (maneira como é chamado o ato de marcar quatro gols na mesma partida na Espanha), Santi Mina seguiu pregando que aquilo era apenas o começo.

E que início. Aos 18 anos, marcou seu nome na história do Campeonato Espanhol. Em 12 de abril de 2015, pela 32° rodada do torneio, Santi Mina marcava quatro gols contra o Rayo Vallecano, na vitória estupenda de sua equipe sobre o rival por 6 a 1.

Mina foi o jogador mais jovem a conseguir tal proeza. Nem mesmo Messi e Raul alcançaram o feito. Tentos que demonstram bem as qualidades do veloz e técnico atacante de 19 anos.

Muito parecido com Raul, lenda merengue, no que diz respeito às características de jogo, Santi Mina é uma espécie de faz tudo no ataque. Podendo atuar aberto por uma das pontas ou centralizado, a técnica e a velocidade são dois pontos que auxiliam muito o time do Celta.

Um dos quatro elementos do setor ofensivo da equipe do argentino Eduardo Berizzo, Santi Mina costuma jogar aberto pela direita, ao lado de Orellana (centro), Nolito (esquerda) e Larrivey (centralizado)

Um quarteto muito afinado e, com certeza, que propicia momentos de bom futebol no Campeonato Espanhol. Na competição, Santi Mina marcou cinco gols em 17 partidas. Boa média para o jovem.

O parceiro perfeito

Um dos parceiros essenciais para o crescimento da joia é o hoje experiente Nolito. Ex-integrante do Barcelona B e promessa de craque na década passada, o jogador não conseguiu se firmar na equipe principal e não brilhou no futebol português.

Apesar das sempre boas atuações, não desabrochou como esperado. Atualmente, com 28 anos, é o craque e líder do Celta. Com 11 gols na temporada e 11 assistências, é um conselheiro de Santi Mina, além de grande parceiro em campo.

Nos quatro gols da promessa diante do Rayo Vallecano, Nolito deu passe para dois deles. Um entrosamento que promete muito para a próxima temporada.

Nolito é a principal referência de Santi Mina (Foto: Reprodução/madridismo.org)
Nolito é a principal referência de Santi Mina (Foto: Reprodução/madridismo.org)

Santi Mina tem mais uma marca. É o atleta mais jovem a marcar com a camisa do Celta no Campeonato Espanhol da primeira divisão.

Na seleção espanhola, foi titular no Europeu sub-19 2014 e é um dos cotados para a reformulação da sub-21. O camisa 7 tem 7 gols em 18 partidas pelas seleções inferiores da “Roja”.

Se mantiver essa média na principal, Santi Mina tem tudo para marcar seu nome no futebol local. Talento o jovem tem. Falta apenas a afirmação como destaque de um time muito promissor e que pode render ainda mais na próxima temporada.

Deixe seu comentário!

comentários