Em meio à crise migratória que acomete a Europa e assusta o mundo inteiro, algumas histórias são parte de um roteiro que tende a terminar em um final satisfatório para todos os envolvidos.
O grande reforço do Infantil A do Barcelona – atletas nascidos em 2002 – para esta temporada atende pelo nome de Anwar Mediero. Nascido na Etiópia, no dia 03 de março do ano em que a seleção brasileira ganhou o pentacampeonato mundial, o jovem foi adotado por um casal em 2003 e seguiu para Vigo.
A história curiosa é mais uma das que, frequentemente, enriquecem o futebol. A contratação pomposa do Barcelona para a categoria, já que o atacante era uma das estrelas do Celta de Vigo, fica até relegada a segundo plano quando se vê a trajetória da joia.
Roteiro inesperado
Belén Mediero, mãe adotiva de Anwar, viajou para Adis Abeba, capital da Etiópia, em 2003. A vontade de ser mãe era enorme e habitava a mente da espanhola. Quis o destino que no hospital em que Anwar estava ela conheceria o futuro marido e pai do seu filho.
Alemaio Digate era um técnico laboratorial que trabalhava no hospital que Anwar estava. Como entendia e falava o idioma espanhol com facilidade, foi uma espécie de tradutor para Belé Mediero. E para surpresa dos dois, esse contato daria origem a uma união.
“Eu não esperava me apaixonar. Simplesmente aconteceu e eu estou aqui “, conta Alemaio Digate sobre o casamento. A boa relação construída rapidamente e a empatia instantânea fizeram com que o casal em quinze dias estivesse namorando.
Logo, o bebê Anwar ganhava do destino pais recém-apaixonados. Após superar questões burocráticas, Alemaio conseguiu ir para a Espanha e se casou com Belén Mediero.
Joia nos campos
Anwar, agora com 13 anos, espera repetir no Barcelona o sucesso que teve no Celta. Na equipe Galega, foi um dos destaques entre os “benjamins”, categoria abaixo do infantil.
Em 2013, o veloz jogador foi destaque da Arousa F-7, um dos torneios tradicionais da base espanhola. O interessante é que ele era um ano mais novo que a maioria.
Vitória e tentativa de sucesso no clube blaugrana
Talento puro que demonstrava estar na rota correta. Além da boa competição em 2013, na temporada 2014-15, ajudou o Celta a levar a Liga Gallega da geração 2002 e era um dos artilheiros da equipe na Copa Infantil até se transferir para o clube da Catalunha.
As qualidades em campo fazem de Anwar uma grande promessa para o futebol espanhol. No Barcelona, encontrará toda a estrutura de La Masia disponível para o desenvolvimento técnico e físico, além da bagagem educacional que o clube sempre tenta trazer.
Além do possível sucesso nos gramados, fica registrada a magnífica história de Anwar e sua família. Vencedor na vida e, quem sabe, nos campos espanhóis. Inspiração não vai faltar.