O Borussia Dortmund protagoniza uma arrancada sensacional e lidera com folga a Bundesliga, acumulando 8 vitórias e 3 empates. O último resultado obtido pela equipe do técnico Lucien Favre foi o triunfo em casa sobre o Bayern de Munique, por 3×2, no último sábado (10), em um dos grandes jogos do ano. Mas os aurinegros não são os únicos invictos nas ligas da Alemanha. Na segundona, o Union Berlin também dá o que falar.
Com dois jogos a mais em relação ao seu homólogo do oeste do país, o clube da capital ainda não sabe o que é perder no que vai desta temporada. Assim, os homens orientados por Urs Fischer fecham o rol dos imbatíveis nas três divisões nacionais somando 5 triunfos e 8 igualdades. Mescmo com a diferença de aproveitamento entre ambos, o Union Berlin está perto da liderança (é o terceiro colocado), a quatro unidades do Hamburgo.
Em seu décimo ano na segunda categoria do futebol alemão, ao qual ascenderam com o título, os berlinenses ficaram perto do acesso à elite em 2016/17, quando terminaram o campeonato uma posição abaixo da zona dos playoffs. À época, o Eintracht Braunschweig ganhou a vaga, mas cairia diante do Wolfsburg. De todo modo, o Union vem demonstrando solidez para enfim alcançar a oportunidade que lhe escapou.
Por falar em solidez, parte considerável dela está no setor defensivo da equipe alvirrubra, que detém a meta menos vazada das três divisões. Foram apenas 8 gols sofridos em 13 rodadas (0,62 por jogo). Em números absolutos, quem mais se aproxima dela é o RB Leipzig, que teve a rede balançada 9 vezes em 11 confrontos. Já em números relativos, trata-se do Osnabrück, líder da terceirona com 10 gols sofridos em 15 jogos (0,66).
Os responsáveis por essa média excelente na defesa são o experiente austríaco Trimmel, os alemães Hübner, Lenz e o jovem Marvin Friedrich (22 anos), que protegem os arcos do polonês Gikiewicz. Do outro lado, o ataque não brilha tanto, mas é satisfatório. No meio, contribuem muito, inclusive com bolas na rede, Gogia e Prömel. Já na frente, destaque para o sueco Andersson e o local Polter, cada um com quatro gols até o momento.
Por sinal, Polter fez os dois últimos tentos da goleada doméstica sobre o Greuther Fürth, por 4×0, no Estádio An der Alten Försterei. O resultado marcou a primeira vitória do time de Urs Fischer depois de uma série de quatro empates, resultado bastante comum quando o jogo é fora de casa (5 em 6 jogos – o único triunfo veio diante do hoje lanterna Ingolstadt, em outubro). Em seus domínios, há mais equilíbrio (4 vitórias e 3 igualdades).
No próximo compromisso, marcado para o dia 2 de dezembro, o Union Berlin visita justamente o Hamburgo, em desafio que vai colocar sua força à prova. O clube está empatado em com o St. Pauli e é seguido de perto por vários adversários. Por sua vez, o Borussia Dortmund entra em campo em 24 de novembro, contra o Mainz 05, fora, e nem 1º de dezembro, contra o Freiburg, em casa. Quem perderá a invencibilidade primeiro?