O desejo exacerbado pelo ouro olímpico e as patologias derivadas por essa obsessão já foram mostradas no nosso especial. O fator psicológico pode influenciar, negativamente, no desempenho da nossa seleção nas Olimpíadas 2016. Porém, há outra ameaça que causa calafrios nos torcedores da amarelinha.
Bicampeã olímpica, dona de uma ótima nova geração e algoz brasileira em Pequim, a seleção argentina vem com força rumo ao tricampeonato. E têm dois agravantes: os Hermanos são os atuais campeões sub-20 e o craque Lionel Messi pode estar no torneio do Rio de Janeiro.
Hoje, faltando exatos 500 dias para o início da competição, a equipe do Alambrado faz um raio-x da principal ameaça do torneio. Lembrando que são 18 possíveis convocados sub-23, sendo três acima de 23 anos, conforme o desejo do treinador.
Mais uma geração de ouro
Goleiros
Augusto Batalla – 18 anos – Um dos melhores goleiros do último Sul-Americano Sub-20, Batalla é uma das promessas do River Plate e o principal jogador da posição. Seguro e muito ágil, passa uma boa imagem em uma posição que é criticada até na seleção principal.
Walter Benitez – 22 anos – Promessa do Sul-Americano Sub-20 de 2013, não teve muita sorte ao participar de um fracasso enorme. Porém, não fez uma competição ruim e continua com moral no seu clube, o Quilmes.
Outros nomes: Romero (Monaco, seleção principal- acima dos 23), Juan Musso (Racing) e Agustín Rossi (Chacarita Juniors)
Laterais-direitos
Leonardo Rolón – 20 anos – Válvula de escape da seleção argentina Sub-20, até por suas características ofensivas evidenciadas no Velez Sarsfield. Muito bom lateral. Ataca e marca com competência.
Outro nome: Zabaleta (Manchester City, seleção principal – acima dos 23)
Laterais-esquerdos
Facundo Cardozo – 19 anos – Lateral-esquerdo que também atua como zagueiro. Joga com frequência no Velez Sarsfield. Pode ser uma opção mais defensiva para o lado esquerdo.
Lucas Rodriguez – 21 anos – Após debutar no Argentinos Juniors com 17 anos, Lucas vem se afirmando no clube de Buenos Aires. Foi titular no Sul-Americano Sub-20 de 2013.
Outros nomes: Marcos Rojo (Manchester United, seleção principal – acima dos 23), Alan Aguirre (Douglas Haig)
Zagueiros
Emmanuel Mammana – 19 anos – A joia do River Plate e da seleção argentina Sub-20, Mammana é um zagueiro baixo, mas que compensa com muita velocidade e técnica. Pode atuar também na lateral-direita.
Facundo Monteseirin – 20 anos – Zagueiro alto e que começa a se destacar no Lanús. Foi peça importante da boa defesa da Argentina no Sul-Americano Sub-20.
Tiago Casasola – 19 anos – A promessa do Boca Juniors já alça voos maiores no Fulham. Foi titular em boa parte da conquista do Sul-Americano Sub-20. Promete demais no futebol inglês.
Lisandro Magallan – 21 anos – Seguro, raçudo e com espírito de liderança, Magallan já é um experiente jogador com apenas 21 anos. Após passagens pelo Argentinos Juniors e Boca, hoje é titular do Rosario Central.
Outros nomes: Nicolas Otamendi (Valencia), Ezequiel Garay (Zenit)
Volantes
Lucas Romero – 20 anos – Titular do Velez há três anos, Romero é aquele volante que protege a zaga e também dá qualidade no passe. Pode fazer as funções de primeiro e segundo volante.
Matias Kranevitter – 21 anos – Titular absoluto da forte equipe do River Plate. Primeiro volante clássico, já é considerado o sucessor de Mascherano como cão-de-guarda da seleção.
Leandro Vega – 18 anos – Segue os passos de Kranevitter no River Plate. Passou por todas as categorias de base da seleção e foi titular do título argentino do Sul-Americano Sub-20 2015.
Outros nomes: Javier Mascherano (Barcelona) e Fernando Gago (Boca Juniors)
Meio-campistas
Adrian Centurion – 22 anos – Jogador que esbanja habilidade e pode atuar em várias faixas da parte ofensiva. Atualmente no São Paulo, se tornou ídolo no Racing e pode ser um oásis em um setor carente na seleção argentina.
Alan Ruiz – 21 anos – Meia cerebral. Talvez o mais parecido com Ganso da atual geração argentina. Bate muito bem na bola. Teve alguns problemas de disciplina no Grêmio e voltou para o San Lorenzo.
Thomas Martinez – 20 anos – Muito inteligente, é um meia mais parecido com Centurion. Bem rápido, pode atuar também como atacante.
Outros nomes: Manuel Lanzini (Al Jazira), Agustin Allione (Palmeiras), Rodrigo de Paul (Valencia), Leandro Paredes (Roma)
Atacantes
Luciano Vietto – 21 anos – Nova sensação do futebol espanhol, Vietto é uma mistura de centroavante matador com atacante muito técnico. Muito comparado a Raul, é o principal jogador do Villareal na temporada.
Angel Correa – 20 anos – Encantou a América do Sul atuando na Libertadores pelo San Lorenzo. Muito rápido e habilidoso, o ótimo jogador venceu diversas dificuldades e foi o melhor jogador do último Sul-Americano Sub-20. Atualmente está no Atlético de Madrid.
Mauro Icardi- 22 anos- Centroavante que marca gols, mas também dá assistências. Técnico, já foi um dia promessa de craque no Barcelona. Hoje na Inter de Milão, é um dos melhores jogadores do campeonato italiano.
Outros nomes: Messi (Barcelona, acima dos 23 anos), Giovane Simeone (River Plate), Juan Manuel Iturbe (Roma), Lucas Ocampos (Olympique de Marselha), Federico Andrada (Metz)