Scout italiano vê Azzurra em evolução e destaca Gérson entre brasileiros

Scout italiano vê Azzurra em evolução e destaca Gérson entre brasileiros

Olheiro fala sobre a situação do futebol italiano e dá pitacos sobre o esporte no Brasil

COMPARTILHAR

O futebol italiano vive uma crise econômica. Tão grande quanto a falta de poderio financeiro por parte da maioria das equipes está a crise técnica que assola o Calcio há tempos. Antes referência e considerado melhor campeonato do mundo, o Italiano já não é mais o mesmo.

Entretanto, com o ótimo desempenho da Juventus na última edição da Liga dos Campeões, além da boa participação dos clubes italianos na Liga Europa, uma chama de esperança está acesa e espera-se que seja cultivada com muito carinho nas próximas temporadas.

No mesmo passo, a seleção nacional acumula participações lamentáveis nas duas últimas Copas do Mundo. Além de não ter passado sequer da primeira fase, apresentou um futebol que não convenceu.

Ciotola Scouting é uma das importantes redes da Itália (Foto: Reprodução/facebook)
Ciotola Scouting é uma das importantes redes da Itália (Foto: Reprodução/facebook)

Porém, as seleções de base italianas começam a demonstrar bons resultados e buscam melhorar os desfechos da equipe principal. Apesar de não levantar um título desde 2008, a forma de jogo vem evoluindo e novos talentos estão surgindo.

A equipe do Alambrado entrevistou o olheiro italiano Gennaro Ciotola, proprietário da Ciotola Scouting e conhecedor do futebol de base do país tetracampeão mundial. Além de falar da situação da Azzurra, o scout também comentou o atual momento do futebol brasileiro.

Equipe Alambrado: Como é o sistema de categorias de base do futebol italiano?

Gennaro Ciotola: A Itália tem focado pouco nas categorias de base nos últimos anos, diferentemente do que ocorre nos outros grandes países. Porém, nos últimos dois anos houve uma melhora considerável. Para voltar a dominar o mundo, é necessário focar nas categorias de base e fazer um excelente trabalho.

EA: A seleção italiana está se renovando da melhor maneira?

GC: Não é porque sou italiano, mas na Itália sempre tivemos grandes talentos e temos uma nova boa geração. Como mencionei anteriormente, agora o trabalho agora está sendo bem feito. Estão surgindo jogadores como Berardi, Gabbiadini, Rugani e Cataldi, que são o futuro da Azzurra.

EA: Qual a principal geração italiana? A categoria 1998 promete muito?

GC: Na Itália, há muitos jogadores de qualidade na geração de 98. Cosimo La Ferrara, do Milan, Luca, da Juventus, e Antonio Negro, do Napoli, são alguns dos principais jogadores da categoria.

EA: Você assiste ao futebol brasileiro? Gosta do que vê?

GC: Futebol brasileiro ainda é da fantasia e do entretenimento. Você gosta de assistir. Mas é fato que precisa evoluir taticamente.

EA: O que você achou do 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira na última Copa do Mundo?

GC: O 7 a 1 contra a Alemanha é histórico, impossível de se esquecer. Ainda mais quando você joga em casa e tem toda a pressão da torcida, pessoas que querem que você ganhe de qualquer maneira. Realmente é muito triste o que aconteceu, mas tem que virar a página e seguir em frente.

EA: Como é o seu trabalho como scout?

GC: O trabalho que faço é o que pensei desde sempre. Fazer isso é minha paixão. Eu faço a prospecção com muito amor e penso que no fim deste ano vou realizar um desejo: ver jogos do futebol brasileiro ao vivo.

EA: Quais são as melhores seleções atualmente e que utilizam alguns jovens?

GC: Eu gosto muito da Bélgica e da Colômbia. Praticam um futebol que me agrada.

EA: Qual é o principal talento italiano jovem no momento?

GC: Eu vejo Domenico Berardi como um dos melhores da história recente da Itália. Ele está crescendo muito e é só deixa-lo trabalhar com tranquilidade que os resultados irão aparecer.

Berardi é um dos maiores destaques da nova geração italiana (Foto: Federação italiana/Divulgação)
Berardi é um dos maiores destaques da nova geração italiana (Foto: Federação Italiana/Divulgação)

EA: E o que você acha do Cosimo La Ferrara? Acha que está evoluindo?

GC: Ele está melhorando muito, tem muito talento. Ele precisa trabalhar tranquilamente e sem muita pressão que os resultados aparecerão.

EA: O que você acha do Neymar?

GC: Neymar é um dos principais jogadores do mundo e esta temporada teve um rendimento muito bom.

EA: E qual o grande talento entre os jogadores jovens do Brasil para você?

GC: Eu acho que realmente o Gérson é o melhor entre eles. Ele tem uma canhota extraordinária.

Deixe seu comentário!

comentários