Refugiado, Ousman Manneh concretiza sonho ao marcar 1º gol na Bundesliga

Refugiado, Ousman Manneh concretiza sonho ao marcar 1º gol na Bundesliga

Jovem atacante da Gâmbia está há dois anos na Alemanha e garantiu a vitória do Weder Bremen

COMPARTILHAR
Manneh comemora seu primeiro gol no Alemão (Foto: Bundesliga/Divulgação)
Manneh comemora seu primeiro gol no Alemão (Foto: Bundesliga/Divulgação)

O último sábado (15) reservou ao gambiano Ousman Manneh “o maior momento” de seus 19 anos de vida, nas palavras do próprio jogador do Werder Bremen. Isso porque ele foi responsável por marcar o gol que definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, de virada, no Weserstadion, pela 7ª rodada da Bundesliga.

O nome do atacante pode ser desconhecido do grande público, mas sua história é um exemplo de superação. Em 2014, Manneh fugiu sozinho da ditadura em seu país e chegou à Alemanha, onde começou a jogar futebol no centro de refugiados de Lesum. A habilidade demonstrada pelo jovem atacante despertou o interesse do Blumenthaler, clube da quinta divisão situado no distrito homônimo, ao norte de Bremen.

Sua experiência por lá acabou em um período relativamente curto de tempo. Com a marca de 15 gols em 11 jogos na liga juvenil, o gambiano chamou a atenção de St. Pauli, Hamburgo, Wolfsburg e Schalke 04. Mas quem levou a melhor foi o Weder Bremen, que lhe ofereceu um contrato de três temporadas, assinado em 10 de março de 2015.

Logo incorporado à equipe inferior do clube alviverde, que disputa a terceira categoria nacional, Manneh debutou em 25 de julho com o pé direito, pois marcou o gol da virada no amistoso diante do Hansa Rostocok, fora de casa (1×2). Quatro dias mais tarde, ele já estava entre os profissionais para o amistoso de pré-temporada contra o Wilhelmshaven.

Surpreendendo a todos, inclusive a si mesmo, o atacante entrou aos 15 minutos do segundo tempo e balançou a rede quatro vezes na goleada por 7 a 0. O desempenho brilhante, porém, não lhe rendeu um lugar na equipe principal. Antes disso, ele voltou ao time reserva, anotou dois gols e distribuiu duas assistências em sete jogos. Depois, o gambiano enfim concluiu sua rápida ascensão à equipe principal.

Das mãos do técnico Alexander Nouri, Manneh estreou na Bundesliga como titular em 21 de setembro, na derrota caseira para o Mainz 05, por 2 a 1. Ele também começou como titular nos três jogos seguintes: a vitória sobre o Wolfsburg (2×1) e o empate contra o Darmstadt 98 (2×2), além do mencionado triunfo para cima do Bayer Leverkusen (2×1), quando marcou seu primeiro e tão sonhado gol.

“”Eu não acredito”, disse, cético. “Isso é real ou estou sonhando? Este é o maior momento da minha vida. É difícil descrever meus sentimentos. Eu estou tão orgulhoso de ser o primeiro gambiano a jogar quatro partidas da Bundesliga, e agora eu tenho orgulho de ser o primeiro a fazer um gol”, declarou, em entrevista, segundo a BBC.

A breve trajetória de Ousman Manneh é uma inspiração para todos que buscam uma vida melhor e serve como aprendizado para lidarmos com várias questões, como a própria crise humanitária dos refugiados, além de nos fazer pensar em quantos inúmeros talentos estão à espera de uma chance. Por fim, essa história também reforça a importância do futebol como elemento para promover a inclusão social.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é apreciador do futebol latino, do teor político-social do esporte bretão e também de seu lado histórico.