Em tempos de Messi, Suárez e Neymar batendo recordes atrás de recordes no futebol europeu, outros trios de ataque efetivos ficam naturalmente em segundo plano nesta temporada. É o caso do RAM, o potente tridente do Borussia Dortmund.
Marco Reus, Pierre-Emerick Aubameyang e Henrikh Mkhitaryan estão sobrando no futebol alemão. Juntos, os três acumulam 68 gols em 2015-16.
E, com a vitória dos aurinegros sobre o Hoffenheim por 3 a 1 no último domingo (28), o Dortmund tornou-se o único time depois do Barcelona a alcançar a marca de 100 gols entre as principais ligas do mundo (chegou a 101).
Ainda assim, a comparação com o trio MSN é injusta. Somente o trio marcou 94 gols, sete a menos que todo o elenco do segundo melhor ataque da Europa. Ao todo, o Barcelona contabiliza 123 gols até aqui.
O feito do RAM, no entanto, é admirável. Reus, com 16 gols, é o terceiro colocado do trio no quesito. Mas também é o que menos jogou: 29. Mais habilidoso com a bola nos pés do tridente, o alemão tem convivido com lesões, sendo a última no joelho, em dezembro.
Voltou fazendo gol no final de janeiro, diante do Monchengladbach. Com ele em campo, o Dortmund só foi derrotado três vezes nesta temporada. Em uma delas, goleada para o Bayern, começou como reserva; em outra, Aubameyang e Mkhitaryan entraram somente depois que Reus já havia saído.
Mkhitaryan, por sua vez, vive a melhor fase de sua carreira. O armênio é o principal garçom não apenas do Dortmund, mas também do futebol alemão como um todo: até aqui, foram 20 assistências somente nesta temporada.
E o meia de 27 anos não se notabiliza apenas pelos passes. É o vice-artilheiro do time, com 19 gols marcados até então. Usa como arma principal seu notável chute de fora da área, conhecido desde seus tempos de Shakhtar.
Em 2015-16, porém, mostra que expandiu seu repertório e tem entrado mais vezes na área, quase sempre de forma fulminante.
Completando o trio, vem aquele que indiscutivelmente é o principal atleta do Dortmund nesta temporada: Aubameyang. O atacante gabonês vive fase espetacular e simplesmente não perdoa quanto recebe a bola dentro da área.
O craque já anotou 33 gols em 15-16, somadas todas as competições oficiais. Briga gol a gol pela artilharia da Bundesliga com Robert Lewandowski, do Bayern, outro atacante que está no auge de seu desempenho.
Não à toa, Aubameyang desbancou Yaya Touré e foi eleito o melhor jogador africano de 2015. O marfinense era, até então, quatro vezes consecutivas vencedor da prestigiada honraria.
Ficou bravo, é verdade, alegando que os votantes dão mais atenção ao futebol europeu do que às competições africanas – a Costa do Marfim havia conquistado a Copa Africana de Nações no mesmo ano.
Além dos três craques, o Dortmund ainda conta com um time respeitável nesta temporada. Na defesa, destaque para Hummels e Ginter. No meio, Gundogan e Kagawa; No ataque, o bom reserva Ramos.
Apesar do excepcional desempenho do trio RAM e de outros destaques na temporada, o Borussia Dortmund está muito longe de conquistar o Campeonato Alemão. O líder Bayern, de elenco muito superior, já contabiliza oito pontos de vantagem. E no já citado último encontro entre ambos, os bávaros venceram por 5 a 1.
Mas, se há um abismo entre Bayern e Dortmund, também há entre Dortmund e as demais equipes da Bundesliga. A diferença do segundo para o Hertha Berlim, terceiro colocado, é de incríveis 15 pontos, o que deixa os aurinegros completamente ilhados na liga.
Assim, as esperanças de título para o Dortmund neste ano residem em dois mata-matas: Copa da Alemanha e Liga Europa. Pelo primeiro, o Borussia está na semifinal, e enfrentará o Hertha Berlim no próximo dia 20 de abril. Caso avance, duelará contra Bayern ou Werder Bremen.
Na Liga Europa, o buraco é mais embaixo. O sorteio das oitavas não foi generoso com o time aurinegro, o colocando frente a frente com o Tottenham, atual vice-líder do Campeonato Inglês. Será, sem dúvida, o teste de fogo para o Dortmund na temporada. Mas, se o trio RAM estiver em campo, caberá aos Spurs, e não ao Borussia, ter algo a temer…