O excelente modelo de base do Midtjylland

O excelente modelo de base do Midtjylland

Conheça os destaques da base da equipe dinamarquesa

COMPARTILHAR

A Dinamarca nunca foi uma potência mundial. Sequer europeia. Porém, com brilhos esporádicos e jogadores de alto nível, marcou história em diferentes épocas e conseguiu espaço, por menor que seja, no futebol mundial.

Entretanto, apesar da seleção atual contar com ótimos talentos – como Eriksen e Hojberg, falta um algo a mais para o sucesso total. Para alcançar o ótimo nível novamente, alguns jogadores precisam se consolidar. A boa notícia é o surgimento de novas gerações com potencial para tal.

Final da Copa Chivas com Midtjylland campeão (Foto: Reprodução/fcm.dk)
Final da Copa Chivas com Midtjylland campeão (Foto: Reprodução/fcm.dk)

Em janeiro, o Midtjylland, equipe que cresce a cada ano no futebol dinamarquês, surpreendeu a todos e conquistou a cada vez mais importante Copa Chivas, competição sub-18, realizada no México.

Dentro de um projeto sustentável e em total crescimento, a equipe bateu o Boca Juniors na grande final, por 2 a 1. Porém, antes, já havia eliminado grandes times de tradição continental, como Palmeiras e Chivas.

Com a filosofia de que a educação é primordial na formação do jovem atleta, o clube incentiva ao estudo sistemático por parte dos jogadores. Em uma sede estruturada, os dinamarqueses possuem uma das principais categorias de base da Europa, hoje.

A inspiração vem do Nantes, clube francês. Baseado no sucesso atingido pelos franceses no passado, o Midtjylland busca revelar grandes jogadores e cidadãos prontos para a sociedade em si, não só futebolisticamente jogadores preparados.

Alguns atletas se destacaram no torneio e podem ser peças importantes para a equipe profissional, treinada por Jess Thorup, experiente em trabalhos com a base. Ele já desenvolveu o grande talento de Pione Sisto e Paul Onuachu, por exemplo.

Os resultados positivos vêm aparecendo há um bom tempo. Em 2013, parte desta geração bateu por 4 a 0 o Milan em amistoso. Um incentivo e tanto para o time.  A qualidade dos campeões da Copa Chivas também é vista na Youth League, já que alguns jogadores disputam a competição pelo time dinamarquês.

Vale lembrar que o clube passou por duas fases e tentará a classificação para as quartas de final da competição. A equipe venceu o Atlético de Madrid na fase anterior, após incrível disputa por pênaltis. O adversário será agora o poderoso Barcelona. Até o momento são quatro vitórias e um empate em cinco jogos. E um dos destaques é Mikael Anderson, que brilhou também na Copa Chivas, do México.

Mikael Anderson, a grande joia do Midtjylland

download (2)Uma das grandes promessas do clube, Mikael está no clube desde o princípio da sua formação como jogador. Dono de rara habilidade, o meio-campista lidera o setor. E o time. Na conquista da Copa Chivas, foi o vice-artilheiro da competição, com três gols marcados. O toque diferente nas jogadas ofensivas surgiam por ele, de apenas 18 anos.

Fã de Cristiano Ronaldo, deve, em breve, fazer parte da equipe profissional. Frágil fisicamente, tem a velocidade como uma das armas. É possível observar em algumas jogadas a afobação pelo drible. Torcedor do Manchester United, quem sabe não possa atuar pelo clube que foi do seu ídolo.

Sebastian Buch, aposta mais jovem

Buch chegou ao Midtjylland em 2013 como uma das grandes promessas do futebol dinamarquês. Atualmente, aos 17 anos, integra a seleção da Dinamarca e é o principal atacante da geração.

Com habilidade e técnica para atuar pelas pontas ou centralizado, já tem três gols pela seleção. Integrou a equipe do Midtjylland campeã no México. Na Youth League, participou d e uma partida, sendo um dos mais jovens atletas a jogar a competição. Com faro de gol, pode ser a referência ofensiva no futuro.

 

Deixe seu comentário!

comentários