Desde que a quarta divisão nacional passou a ser organizada regularmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lá em julho de 2009, cinco times diferentes conquistaram o título da Série D: São Raimundo-PA, Guarany de Sobral-CE, Tupi-MG, Sampaio Corrêa-MA, Botafogo-PB, Tombense-MG e Botafogo-SP, respectivamente.
Mas só um deles celebrou a volta olímpica sem perder nenhum jogo. Trata-se do Sampaio Corrêa, que em 2012 ganhou os oito jogos da fase de grupos, mostrando um grande poder de fogo no setor ofensivo, e no mata-mata acumulou cinco empates e outras três vitórias – a última na finalíssima contra o CRAC-GO, no Estádio Castelão, em São Luís.
Quatro anos mais tarde, dois times ainda têm condições de repetir a conquista invicta da “Bolívia Querida”: Atlético Acreano e Volta Redonda-RJ. Donos das melhores campanhas entre os classificados, ambos iniciam a disputa por vaga nas semifinais e pelo acesso à Série C a partir deste sábado (27), com a vantagem de decidir seus jogos em casa.
Enquanto os acreanos viajam ao Maranhão sob o comando do técnico Álvaro Miguéis para encarar o Moto Clube, às 16h (de Brasília), os cariocas, orientados por Felipe Surian, medem forças contra o Fluminense de Feira, na Bahia, às 18h30 (também de Brasília).
Vale lembrar que, até a final, o time com a melhor campanha, somando-se todas as fases anteriores, enfrentará o de pior campanha (1º x 8º, 2º x 7º e assim sucessivamente). Com esse regulamento, é provável que o Galo Carijó e o Voltaço definam o campeão. No entanto, sejamos pacientes e não coloquemos a carroça na frente dos bois.
Com dois jogadores na briga pela artilharia (Careca e Eduardo, ambos com seis gols), o Atlético-AC terá sua equipe titular completa e aposta na força do ataque diante do atual campeão maranhense.
Em seu favor, o Moto Clube conta com a terceira defesa menos vazada do torneio, atrás de Volta Redonda e São Bento, e uma das maiores médias de público do torneio (superior a 5 mil espectadores por jogo). O apoio da torcida é fundamental.
Já o Voltaço, ganhador da última Taça Rio, mostrou mais solidez defensiva em relação ao seu próximo adversário (levou três gols contra nove dos baianos). Ademais, o treinador Felipe Surian já conhece o caminho do acesso, pois subiu com o Tupi-MG em 2013 e fazia parte da comissão técnica campeã da Série D em 2011.
O Fluminense de Feira, por sua vez, vem de campanha irregular e classificação sofrida, nos pênaltis, e perdeu o zagueiro Igor e o atacante Josy para o embate. Mas tem no talento de Rafael Granja a esperança de desequilibrar o confronto. Hoje, ele é o artilheiro do time com sete gols, três a menos Manoel, goleador máximo da Série D, do já desclassificado Altos-PI.
Apostas feitas, resta acompanhar a fase decisiva do torneio para descobrir se o Sampaio Corrêa continuará sendo o único campeão invicto da quarta divisão nacional ou terá um novo companheiro neste seleto grupo.
Confira abaixo os jogos e as datas das quartas de final da Série D:
27/08/2016 Castelão (MA) 17:00
Moto Club x Atlético-AC
04/09/2016 Florestão 19:00
Atlético-AC x Moto Club
27/08/2016 Novelli Júnior 16:00
Ituano x CSA
04/09/2016 Rei Pelé 16:00
CSA x Ituano
28/08/2016 Joia da Princesa 16:00
Fluminense de Feira x Volta Redonda
03/09/2016 Raulino de Oliveira 18:00
Volta Redonda x Fluminense de Feira
29/08/2016 Etelvino Mendonça 20:00
Itabaiana x São Bento
04/09/2016 Walter Ribeiro 18:30
São Bento x Itabaiana