Como diria o icônico Dadá Maravilha, não existe gol feio, feio é não fazer gol.
Neste século XXI, dois jogadores disputam ombro a ombro a tábua de goleadores e tentam quebrar recordes inimagináveis nos campeonatos que disputam, além de fazer história a cada dia nos seus respectivos clubes. Nem precisa entender muito de futebol para saber que esses dois nomes são Messi e Cristiano Ronaldo.
Porém, não são apenas os dois craques que se cansam de fazer gols. A equipe do Alambrado traz os cinco jogadores que estão em atividade com maior número de gols na carreira. Vale lembrar que levamos em conta também os gols marcados em seleções nacionais, tanto a principais quanto as de base.
1° Cristiano Ronaldo – Real Madrid – Portugal – 487 gols – 30 anos
A lenda portuguesa já é considerada um dos maiores jogadores da história do Real Madrid. A média de gols pelo clube é assustadora. São 300 tentos em 288 partidas. Mais de um gol por jogo. Além da média absurda, a sua efetividade também é gigantesca. São sete títulos importantes desde 2009
Pela seleção de Portugal, os números são mais modestos. São 52 gols em 119 partidas pelo time principal. Mesmo assim, é o maior artilheiro da história do seu país.
Ainda nos Merengues, é o terceiro maior artilheiro do clube, a sete gols de Puskas e 23 de Raul. Haja gols e lances brilhantes do atacante português, três vezes eleito o melhor do mundo.
2° Lionel Messi – Barcelona – Argentina – 471 gols – 27 anos
O grande rival do luso até mesmo no número de gols marcados. Um pouco atrás do português, contudo mais jovem e com uma média maior. Atuando apenas pelo Barcelona, ele já é considerado, praticamente de forma unânime, o maior jogador da história catalã.
São 410 gols em 500 partidas pelo clube blaugrana-levando em conta o Barcelona B e C. Recorde absoluto. No Campeonato Espanhol, são 277 gols e liderança do ranking histórico.
Já na seleção argentina principal, são 45 gols em 97 partidas, apenas 11 atrás de Batistuta, maior artilheiro. Marca que o “senhor recorde” deve bater em breve. Afinal, são quatro títulos de melhor do mundo.
3° Raul Gonzalez – New York Cosmos – Espanha – 440 gols – 37 anos
O que dizer de um atleta que dedicou praticamente toda a vida a um clube? Raul Gonzalez é um destes jogadores. Ícone madridista, foi formado nas categorias de base do clube e por lá atuou até os 33 anos. Em 741 partidas, o atacante fez 323 gols. Maior artilheiro da história da equipe.
Depois, ainda conseguiu ser peça importante do Schalke 04. Também foi protagonista na seleção espanhola. Foram 44 gols na seleção principal em 102 partidas e posto de segundo maior artilheiro.
A importância dele em Madrid ainda se reflete em títulos. Foram 16, sendo dois Mundiais, três Champions League e seis campeonatos espanhóis.
4° Magno Alves – Ceará – Brasil – 419 gols – 39 anos
Sem a grife dos demais, o Magnata é o folclórico da lista. Centroavante nato, tem notável senso de posicionamento e é letal dentro da área.
Vive um segundo auge no Ceará, onde já marcou 91 gols e ganhou diversos títulos. Antes, teve grande passagem pelo Fluminense no fim dos anos 90 e começo da década 2000. No Rio de Janeiro, fez 112 gols.
Mas a grande marca de Magno Alves foi ter marcado em vários clubes. Ao todo, são 13 equipes em que o Magnata atuou e marcou. Apenas na seleção brasileira ele não deixou a sua marca – até por ter vestido a camisa do Brasil em somente três oportunidades.
5° Zlatan Ibrahimovic – PSG – Suécia – 399 gols – 33 anos
O astro sueco. O polêmico jogador que ostenta números fantásticos. Um dos melhores jogadores do século e, sem dúvidas, faltou um pouco de sorte ao nórdico por ser contemporâneo de Messi e Cristiano Ronaldo.
Comemorou recentemente o seu gol de número 100 no PSG. E é no clube francês que ele tem o maior número de tentos. Na seleção da Suécia já são 54 gols em 103 partidas. Liderança absoluta.
Outra característica do craque é a sua incrível capacidade de fazer gols bonitos. Um dos melhores no quesito.