O futebol é mais charmoso na zona oeste do Rio de Janeiro. Terra do samba e do futebol, alguns times tradicionais tem sede na região suburbana. Entre eles, o Madureira, clube centenário e com uma história apaixonante.
Com muitos altos e baixos nos quase 101 anos de tradição, o time vive um “auge” que até pouco tempo era inimaginável. Frequentador da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Suburbano fez ótima campanha no estadual deste ano e quase abocanhou uma vaga na semifinal – eliminado pelo Fluminense na última rodada.
Sob direção do presidente Elias Duba, as ambições passam a ser maiores e o acesso à Serie B do Brasileiro já é visto com mais otimismo. Para isso, o clube mantém o bom treinador Toninho Cobra e tenta não perder o fôlego após a saída de quatro importantes peças do elenco – o lateral Moisés, o zagueiro Thiago Cardoso, o meia Thiago Galhardo e o atacante Rodrigo Pinho.
Mesmo assim, alguns bons jogadores, como o volante Ives, o meio-campista Rodrigo Lindoso e o atacante Geovani Maranhão, permanecem na equipe que agora conta com a presença do centroavante João Carlos, ex-Macaé.
Eles serão essenciais para a classificação no equilibrado grupo B da Série C. Junto aos tradicionais Juventude, Guarani, Portuguesa, e os emergentes Londrina e Brasil de Pelotas, o Madureira esperar se classificar para as quartas-de-final do torneio.
Lindoso e poderoso
E para conquistar o objetivo, um velho conhecido está em Conselheiro Galvão. Rodrigo Lindoso foi um dos grandes destaques do meio-campo tricolor no Carioca desta temporada. Inclusive marcando um belo gol em cima do Fluminense que quase eliminou o time das Laranjeiras.
Natural de São Luiz, Maranhão, Lindoso já acumula, entre idas e vindas, cinco anos no Madureira. Vindo do Nacional-PR em 2010, foi no clube carioca que ele amadureceu e , depois, chegou a jogar por Fluminense, Criciúma e no Marítimo de Portugal. No ano passado, voltou ao Tricolor Suburbano e foi um dos líderes da ótima campanha na Série C.
A boa fase continua e ele hoje talvez seja o grande ídolo do clube de Madureira. Aos 25 anos, marca e ataca com eficiência. No Campeonato Carioca, marcou cinco gols.
O capitão da equipe espera manter o ótimo nível e fazer novamente uma boa campanha na Série C. Na temporada passada, fez apenas dois gols no início da competição. A evolução do Madureira passa pela boa fase dos pés de Lindoso.
A tradição e charme da zona oeste carioca esperam voltar a disputar o segundo escalão do futebol junto ao Madureira. O Tricolor Suburbano espera ratificar o bom momento e garantir acesso à Série C 2016.