Um episódio ocorrido com um clube que na atualidade figura nas divisões de acesso do futebol argentino chamou atenção recentemente em virtude de sua excentricidade.
Na passada semana, a AFA ordenou ao Liniers, que milita na quinta categoria nacional, o fechamento temporário de seu estádio, denominado Juan Antonio Arias.
O motivo? O local não possui as dimensões recomendadas pela FIFA para a prática do esporte bretão. Inaugurado em 1987, o campo de jogo, situado em La Matanza, na província de Buenos Aires, tem proporções insólitas, como se pode observar por meio de imagens de satélites, e recebeu jogos normalmente durante quase 30 anos.
Já se sabia que o formato do gramado não era retangular conforme o solicitado, mas, por escassez de recursos para operar sua remodelação, ele permaneceu torto até a mencionada ordem da entidade que comanda o futebol do país hermano.
Para evitar o iminente fechamento da cancha, também utilizada por outras equipes, como o Deportivo Paraguayo e o Yupanqui, a direção do clube apresentou à AFA um plano de obras com prazo de três meses para corrigir as irregularidades. Nas redes sociais, o Liniers já divulgou algumas fotos dos trabalhos no Juan Antonio Arias.
#ahora comenzamos los trabajos de remodelación de la cancha principal tal como nos comprometimos con @afa @tapiachiqui pic.twitter.com/Zd7g49eDpA
— Liniers oficial (@liniersoficial) 27 de setembro de 2016
#ahora comenzamos con los trabajos de remodelación de la cancha principal tal como nos comprometimos con @afa @tapiachiqui pic.twitter.com/JI8hZbvXfg
— Liniers oficial (@liniersoficial) 27 de setembro de 2016
Segundo informações publicadas pelo jornal argentino La Nación, a fama do estádio nas divisões inferiores era grande por conta de sua assimetria. As laterais e as metades do campo não possuem medidas iguais, além dos problemas relativos à inclinação, que impede o goleiro de cobrar um tiro de meta retilíneo que alcance o gol adversário.
Em entrevista ao diário, o presidente do Liniers, Marcelo Gómez, afirmou que a irregularidade favorecia os jogadores em determinadas situação. “Muitos cruzamentos simples entravam no gol porque os goleiros perdiam a referência, e houve um jogador nosso que é lembrado porque fez gols olímpicos como um louco. Trata-se de Silvio Fuentes, um canhoto que em um mesmo campeonato fez cinco gols dessa maneira”, explicou.
A cobrança demorou (e como), mas veio. Enquanto isso, o torneio da quinta divisão vai para a sexta rodada. O Liniers está invicto com duas vitórias e três empates, a um ponto do líder Central Ballester. Seu próximo compromisso será em casa, em data a ser definida, contra o Juventud Unida, enquanto o Central Ballester visita o Centro Español.