O Flamengo tem tradição em revelar talentos. É isso mesmo, leitor. Caso não fiquemos apenas atrelados aos últimos anos, e se fizermos um resgate histórico, veremos que o Rubro-Negro já foi prolífico na base. A grande equipe da década de 80 teve grandes nomes formados pela base flamenguista.
Nos últimos anos, a fonte parece não ser das mais rentáveis. Mesmo assim, talentos continuam a surgir e equipes vencem campeonatos – como foi na Copa São Paulo 2011. Talvez a pressão da torcida por um novo ídolo e a falta de sequência na equipe profissional tenham afetado algumas promessas.
Em 2015, o Rubro-Negro iniciou a temporada com uma campanha promissora. Na Copa Votorantim, um dos maiores torneios sub-15 do país, o Mengão apresentou à torcida a badalada e excelente geração 2000.
Com várias jogadores convocados para seleção brasileira da categoria, o Flamengo tem, talvez, a melhor equipe da categoria. Liderado pelos atacantes, Vinicius e Lincoln, o time fez bonito.
Talento bem antigo
O capixaba Lincoln Corrêa já se pode considerar um dos raros exemplos na base. Além de jogar em um grande clube, a promessa já vestiu as cores do Brasil. Mais: foi campeão em ambos.
Desde os 11 anos no Flamengo, o jogador, vigoroso e de boa técnica, é destaque. Inspirado em Neymar e Cristiano Ronaldo, o centroavante gosta de fazer gols.
Lincoln deu os primeiros toques na bola com 4 anos, em uma escolinha de futebol do bairro Feu Rosa, Serra, local onde morava antes de mudar com a família para o Rio de Janeiro. Aos 10, ainda no Espírito Santo, mudou de escolinha, e em uma partida contra o Fluminense despertou o interesse do clube rubro-negro.
No Mengão, o menino já coleciona títulos: são duas Copas Guri, um Campeonato Carioca, uma Copa Céu e a recente conquista da Copa Amizade Brasil-Japão, além da Copa Votorantim. Um dos destaques, ele já chegou, inclusive, a treinar com os profissionais.
Camisa 9: goleador e vencedor
Camisa 9, goleador e campeão, Lincoln liderou o Flamengo no Campeonato Carioca sub-15 do último ano. Foram 28 gols anotados pelo atacante.
Na Copa do Brasil Sub-17 deste ano, tem cinco gols em cinco partidas – sendo em entrou no decorrer dos jogos em alguns momentos.
No Sul-americano Sub-15, iniciou a campanha como titular, mas perdeu espaço para o também flamenguista Vinicius Junior. A dupla é esperança do Flamengo para acabar com uma lacuna de ídolos da base.
Com muito esforço e dedicação, Lincoln é uma das grandes promessas da base brasileira. Em uma badalada geração, as expectativas são grandes em torno deles.
Os brasileiros e rubro-negros sorriem com a possibilidade do surgimento de um novo grande centroavante.