O clássico da memória

O clássico da memória

Último derby entre Napoli e Avellino na elite do Campeonato Italiano ocorreu em 1988

COMPARTILHAR

O Napoli é indiscutivelmente a maior expressão futebolística do sul da Itália e desafia as grandes potências nacionais, como Juventus, Internazionale e Milan – todas situadas ao norte do país europeu. Mas há também um clássico histórico na região de Campânia que desperta nos torcedores napolitanos o sentimento de rivalidade, embora não haja nele tanto glamour quanto nos outros enfrentamentos.

Trata-se dos jogos diante da Unione Sportiva Avellino, fundada em 1912 e que toma emprestado o nome de sua cidade de origem. Desde sua queda para a segunda divisão nacional na temporada 1987/1988, o tradicional clube nunca mais regressou à elite italiana, tendo inclusive falido e sido refundado em 2009. Hoje, os Lobos, como são apelidados, militam na segunda categoria do futebol local.

A situação era diferente nas décadas de 1970 e 1980. O próprio Diego Maradona disse em entrevista recente que o verdadeiro derby se dá entre as duas equipes, e não contra o outro time da região, o Salernitana, que atravessou várias crises ao longo de seus 97 anos de existência e está distante da elite desde 1999. O Salernitana, aliás, foi o primeiro dos dois conterrâneos a enfrentar o Napoli, no Campeonato Campano de 1945.

Os únicos encontros na primeira divisão ocorreram em novembro de 1947 e abril 1948, com empates por 3 a 3 e 0 a 0, respectivamente, em Salerno e Nápoles. Depois, só houve jogos pela Copa Itália e pela Serie B, o mais recente em agosto de 2009, com vitória azzurri por 3 a 0, no Estádio San Paolo. Em competições oficiais da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla original), são 24 jogos entre as duas agremiações, com boa paternidade do Napoli, que acumula 10 triunfos e 31 gols contra 3 vitórias e 20 gols do Salernitana, além de 11 empates.

LEIA MAIS: Sarri: de funcionário de banco a líder do Campeonato Italiano

Diante do Avellino, também há folgada vantagem do Napoli, dono de 13 vitórias e 32 gols em 30 encontros. Pelo lado dos Lobos, são 7 resultados positivos e 20 tentos, sem contar os 10 empates. A história teve início na Copa Itália de 1973/74, com vitória avellinese por 3 a 2, no Estádio Partenio-Adriano Lombardi. Os jogos mais memoráveis, porém, ocorreram na Serie A entre as temporadas de 1978/1979 a 1987/1988, coincidindo com os anos dourados da equipe da cidade de Avellino.

Napoli e Avellino
Maradona ao lado de Ramon Diaz, “El Pelado”, em encontro vencido pelo Napoli por 1 a 0 em 1985 (Foto: Reprodução/ Orticalab.it)

Um deles foi protagonizado em fevereiro de 1987, no Estádio San Paolo, e terminou com triunfo por 3 a 0 para os anfitriões na campanha que resultou na conquista de seu primeiro scudetto.

O grande astro do encontro foi do atacante Andrea Carnevale, autor de dois gols. Ele disputou a Copa de 1990 e hoje trabalha como olheiro para a Udinese. No ano seguinte, outro resultado brilhantes para os azzurri, com uma goleada por 4 a 0 na defesa pelo título nacional, com tentos de Renica, Francini, Maradona e Romano.

O lado alviverde coleciona menos histórias agradáveis, mas ainda há algumas que valem a pena ser revisitadas mentalmente por aqueles que as viveram e também por aqueles que apenas as conhecem por imagens e narrativas. A primeira é o triunfo como visitante em novembro de 1979, no Estádio San Paolo, com gol de Valente, que havia defendido o Napoli no ano anterior e marcado um tento contra o alviverde de Campânia. A segunda é o impiedoso 3 a 0 aplicado em casa em março de 1982.

Depois de 1988, infelizmente as equipes só voltaram a se encontrar nas divisões inferiores do futebol italiano, a última vez em 19 de junho de 2005, quando o Avellino bateu o rival por 2 a 1 nos playoffs da Serie C1 e foi promovido para a Serie B, forçando o Napoli a permanecer na terceira categoria do país. Hoje, o Napoli se reergueu e lidera a Serie A. Mas o derby regional segue vivo apenas na memória dos torcedores.

Retrospecto do clássico entre Napoli e Avellino:

Serie A: 20 jogos; 3 vitórias do Avellino; 10 vitórias do Napoli; 7 empates;

Serie B: 2 jogos; 1 vitória do Avellino; 1 vitória do Napoli;

Serie C1: 4 jogos , 2 vitórias do Avellino; 2 empates;

Copa Itália: 4 jogos; 1 vitória do Avellino; 2 vitórias do Napoli; 1 empate.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é apreciador do futebol latino, do teor político-social do esporte bretão e também de seu lado histórico.