Lembra dele? Kluivert inicia carreira de técnico no comando da seleção...

Lembra dele? Kluivert inicia carreira de técnico no comando da seleção de Curaçao

Ex-atacante dá os primeiros passos no novo cargo em seleção sem tradição

COMPARTILHAR
Kluivert tenta obter sucesso fora das quatro linhas (Foto: KNVB/Divulgação)
Kluivert tenta obter sucesso fora das quatro linhas (Foto: KNVB/Divulgação)

Acostumado a aterrorizar as defesas adversárias em seus tempos de jogador, o ex-atacante holandês Patrick Kluivert resolveu assumir a responsabilidade de um novo (e curioso) desafio na sua recém-iniciada carreira como treinador. De maneira um tanto surpreendente, o antigo artilheiro de Ajax e Barcelona aceitou no início do mês de março o convite para aceitar a seleção de Curaçao nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

A pequena ilha caribenha, instituída como país em 2010 ,após a divisão das Antilhas Holandesas, impressiona mais pela beleza natural de suas praias do que pelo futebol apresentado dentro de campo.

Ocupando a modesta 159º posição no Ranking da FIFA, a seleção curaçaense dá motivos para acreditar que o novo treinador terá muito trabalho para fazer com que o time dê o salto de qualidade necessário para fazer parte dos cenários mais importantes do esporte.

Mas talvez a falta de pressão por trabalhar em uma equipe sem tanta tradição seja justamente o que Kluivert precisa para se adaptar à nova função, aplicando seus conceitos de maneira mais livre.

Formado no curso de treinadores oferecido pela Federação Holandesa de Futebol, ele tem sua primeira experiência como comandante de um time principal, após fazer estágios como assistente no AZ Alkmaar, NAC Breda e no time juvenil do FC Twente, além de compor a comissão técnica da Holanda durante a Copa de 2014.

Se Kluivert obtiver na área técnica o mesmo sucesso da época em que jogava, será possível contar com um treinador extremamente competente. Mesmo contemporâneo de matadores do nível de Ronaldo e Batistuta, ele conseguiu um lugar de destaque entre os maiores goleadores da época.

Só pela seleção holandesa, foram 40 gols, o suficiente para torná-lo o segundo maior artilheiro da história da equipe, atrás apenas de Robin Van Persie, com 49. Era um dos pilares do forte time da Holanda na Copa de 1998, que foi parado pelo Brasil na semifinal em um dos jogos mais eletrizantes da história das Copas. Veja o vídeo abaixo:

Kluivert e Rivaldo: Sintonia em campo (Foto:  FC Barcelona/Divulgação)
Kluivert e Rivaldo: Sintonia em campo (Foto: FC Barcelona/Divulgação)

Sua carreira acabou sendo atrapalhada por sucessivas lesões, que o impediram de repetir no Newcastle e no Valencia o sucesso da passagem pelo Barcelona, onde formou uma dupla calibrada com o brasileiro Rivaldo.

Para esta nova etapa, ao menos o idioma não deve ser um problema, já que o holandês é uma das línguas oficiais de Curaçao. E o primeiro passo da jornada foi dado com o pé direito, em uma vitória por 2-1 contra Montserrat na estréia pelas Eliminatórias.

O jogo de volta ocorre nesta terça (31) às 19h, e pode definir o que se espera da carreira do jovem treinador de 38 anos. Uma derrota pode destruir o planejamento, mas a classificação deve abrir caminho para que Kluivert demonstre oportunismo também às margens do campo.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista, 23 anos. Amante do futebol bonito e praticante do futebol feio