Quando a Copa São Paulo era disputada por quatro equipes

Quando a Copa São Paulo era disputada por quatro equipes

Edição de 2016 é a com mais clubes da história. Foram 112 times disputando a Copinha

COMPARTILHAR
Corinthians é o atual campeão da Copinha  e pode conquistar décimo título na segunda (Foto: Reprodução)
Corinthians é o atual campeão da Copinha e pode conquistar décimo título na segunda-feira (Foto: Reprodução)

A 47ª edição chega ao final nesta segunda-feira (25), aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo, com a decisão entre Corinthians e Flamengo. Foram 112 equipes divididas em 28 grupos, e hoje restam apenas duas. Foi a edição com mais clubes da história da Copinha. Entretanto, nem sempre foi assim. As duas primeiras edições, em 1969 e 1970, vencidas pelo Corinthians, não tinham nem cinco equipes. Relembre conosco, agora!

A primeira edição aconteceu em 1969, quando a Copa São Paulo estava inserida nos chamados Jogos Comemorativos de Fundação do Aniversário da Cidade de São Paulo, organizados pelas Secretarias de Bem-Estar Social e Departamento Municipal de Esportes, que também contava com partidas de basquete, futebol de salão, handebol e pedestrianismo (caminhada).

Por ser algo restrito à São Paulo, somente quatro equipes garantiram presença para a disputa da competição, pois a Prefeitura da cidade queria realizar um campeonato apenas com clubes profissionais da cidade.  Entretanto, os jogadores destes clubes estavam de férias, e acabou que o campeonato acabou virando de categoria juvenil. As equipes participantes foram Corinthians, Nacional-SP, Juventus e Palmeiras.  O Corinthians encararia o Juventus, e o Nacional-SP, o Palmeiras nas semifinais.

Os jogos aconteceriam no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola. A primeira partida seria entre Nacional e Palmeiras. Uma verdadeira goleada… Em cima do Palmeiras. O jogo acabaria 5 a 1 para o Nacional, um massacre. Em seguida outro. O Corinthians venceria o Moleque Travesso por 4 a 1, garantindo vaga na decisão – no dia 25 de janeiro – contra o Nacional.

Se nas semifinais sobraram gols, na decisão faltou. Foi um magro 1 a 0 para o Corinthians, que conquistava seu primeiro título da Copa São Paulo, o primeiro campeão da Copinha!

Em 1970, o mesmo regulamento. Porém, o Nacional-SP não participaria da segunda edição. Para o lugar dele, veio o Santos, o primeiro clube fora da cidade a participar da festa. Então, jogariam as semifinais: Corinthians contra Santos e Palmeiras contra Juventus-SP.

O primeiro jogo era Corinthians e Santos. Vitória apertada o Timão por 3 a 2 sobre o Peixe e mais uma vez vaga carimbada na decisão da Copa São Paulo. O Palmeiras venceria mais tranquilamente sua partida, 3 a 1 sobre o Juventus. Teríamos, então, o primeiro clássico na decisão da Copa São Paulo, e logo um Dérbi.

O jogo seria digno de uma decisão. A partida seria repleta de gols. Ao todo, seis. O Corinthians ganhava sua segunda Copa São Paulo após vencer o Verdão por 4 a 2. Domínio Alvinegro!

As coisas só mudariam em 1971. A mudança foi motivada pela conquista do tricampeonato mundial por parte da seleção brasileira. Desta maneira, o primeiro time fora do estado de São Paulo a aceitar participar na competição seria o Fluminense que, coincidência ou não, seria o campeão daquela edição ao vencer o Botafogo na decisão. Ao todo, 16 clubes participaram da 3ª edição da Copa São Paulo.

Mengão conquistou o segundo título em 2011 (Foto: Reprodução)
Mengão conquistou o segundo título em 2011 (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (25), o Corinthians pode conquistar o seu décimo título da Copa São Paulo. O adversário não é fácil, é “apenas” o Flamengo, bicampeão da Copinha. E aí, quem vence?

Deixe seu comentário!

comentários