José Gomes, a máquina de gols do Benfica

José Gomes, a máquina de gols do Benfica

Saiba quem é o atacante do Benfica que já assombra os portugueses

COMPARTILHAR

Como já citado aqui no Alambrado, as categorias de base de Portugal vivem um momento excelente. Não só do ponto de vista individual ou da sua seleção nacional. Os clubes portugueses também passam por uma afirmação estrutural e revelam cada vez mais jogadores de alto nível.

O Benfica é um grande exemplo. Cada vez mais focado na formação, o Seixal pode revelar mais um craque. É cedo para dizer, mas José Gomes já impressiona torcedores encarnados e a mídia local.

Uma geração que impressiona

Juntamente a João Filipe, o centroavante é uma das joias da geração /99 do futebol mundial. Mesmo com apenas 16 anos, já é um dos grandes destaques da excelente equipe do Benfica sub-19 que disputa a UEFA Youth League.

Tamanho talento é difícil de medir. No entrosado time benfiquista, é o cara do toque final. Mas não apenas isso. Vigoroso e de ótimo porte físico, arranca pelas pontas como se não houvesse destino. É um poço de força, difícil de segurar.

José Gomes em partida contra o Sporting (Foto: Divulgação/slbenfica.pt)
José Gomes em partida contra o Sporting (Foto: Divulgação/slbenfica.pt)

Na Youth League desta temporada, os números são impressionantes. Em quatro jogos, sete gols e duas assistenciais – além de um hat-trick, conquistado contra o Astana. E não é só no Benfica que José Gomes foi importante em 2015.

Na seleção portuguesa sub-17, ele foi peça importante na fase de grupos para a apuração para a Eurocopa da categoria. Na campanha invicta, foram três gols e uma assistência em três partidas. Junto aos companheiros de encarnado, João Filipe e Gedson Fernandes, lidera uma geração de excelente nível, com totais condições de ser campeã.

O amigo José Dias, português e grande especialista de categorias de base do país, analisou assim José Gomes, em 2014, no seu site, Jovens Promessas: “Atualmente juvenil de primeiro ano, José Gomes é sem margem para dúvidas um dos atletas mais talentosos da formação do Sport Lisboa e Benfica. Impressionando pela sua qualidade a todos aqueles que o veem. Demonstra em cada jogo que pode vir a se tornar uma referência do futebol nacional e, quem sabe, até europeu”.

Desejo de fazer história com o Benfica

E isso foi antes do ótimo 2015 de José Gomes. Nascido em Guiné-Bissau, mas em Portugal desde muito novo, o atacante chegou ao Benfica em 2012. À época, tinha propostas do Sporting. Porém, o coração falou mais alto.

Em 2013/14, José Gomes foi um dos artilheiros do Campeonato Português de Iniciados. De quebra, levou o título. Com essa sequência espetacular, o próprio prodígio espera estrear nos profissionais com 18 anos.

Com a carência na posição, Portugal e o Benfica podem comemorar de ter um jogador de tamanho potencial. O futuro é gigante para ele. Quem sabe daqui a dois anos, José Gomes não esteja estufando as redes pelo Benfica. Ou pela seleção portuguesa.

Deixe seu comentário!

comentários