Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. III

Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. III

Confira a última parte do especial sobre a segunda categoria do futebol paulista

COMPARTILHAR

Chega ao fim o guia do Alambrado sobre a acirrada Série A2 do Campeonato Paulista de 2016. Na primeira parte, foram analisados Portuguesa, Guarani, Paulista, Juventus, São Caetano, Bragantino e São Caetano. Na segunda parte, a abordagem tratou de Independente de Limeira, Marília, Mirassol, Penapolense, Votuporanguense e Velo Clube.

Abaixo, foi traçado um breve perfil de Taubaté, Sorocaba, Barretos, Batatais, Monte Azul,União Barbarense e Rio Branco. Confira:

Taubaté

Campeão da Série A3, o Taubaté manteve somente três jogadores do elenco de 2015 para disputar uma vaga na elite nesta temporada. O Burro da Central também viu a saída do técnico Ito Roque e de mais três atletas para o Sertãozinho: o goleiro Ronaldo, o volante Nildo e o atacante Lelo. Outros destinos para os atuais do estadual foram Flamengo-SP, Comercial, Santos e Velo Clube, desmantelando a equipe vencedora.

Remanescentes, o arqueiro Yuri, o zagueiro Léo e o meia Rodrigo Soares estão agora sob o comando de Alvaro Gaia, contratado em outubro. Para fechar o elenco, a diretoria anunciou 24 nomes e promoveu 8 talentos da base. Chegam como reforços o defensor Marcelo Godri, o volante Alan Mota, com passagem pelo Capivariano, campeão da A2 em 2014, e o atacante Bruno Aquino, promovido para a Série B do Brasileiro com o Tupi.

Na pré-temporada, o clube empatou por 1 a 1 com o São Carlos e foi derrotado pelo Atibaia por 3 a 0. Em seu último jogo-treino antes da estreia no estadual, o Taubaté enfrentou o chinês Tianjin Quanjian, time de Luxemburgo, Jadson e Luis Fabiano, e o venceu por 4 a 2. Depois, teve uma semana de treinamentos antes de enfrentar o Independente de Limeira, no dia 30, às 16h.

Sorocaba

O Atlético Sorocaba viveu um inferno astral ao perder dois técnicos em menos de um mês. No início de janeiro, Tuca Guimarães deixou o clube para assumir o Figueirense, enquanto Marcelo Frigério ficou 14 dias no cargo antes de receber uma proposta do exterior. Com a saída de seus antecessores, Valter Ferreira assumiu o comando há pouco mais de uma semana e não esteve com o elenco durante a pré-temporada.

Depois de uma campanha apenas razoável no ano anterior – suficiente para permanecer na categoria -, o Galo precisou se reestruturar e anunciou um pacote de reforços, contratando jogadores como o goleiro Raphael Alemão (ex-Palmeiras), o zagueiro Carlão (ex-Água Santa), o volante e Thiago Silva (ex-Independente) e o meia Felipe (ex-São Caetano), além dos atacantes Jairo (ex-Bahia) e Gabriel Steves (ex-São Paulo).

No único jogo-treino de Ferreira à frente da equipe, no último sábado (23), o Sorocaba empatou sem gols com o São Bernardo, membro da elite. Antes, o clube havia empatado pelo mesmo placar contra o Guarani de Divinópolis-MG, perdido para o Resende-RJ, por 1 a 0, e para o Capivariano, por 2 a 1. A solução, portanto, será buscar entrosamento ao longo do torneio, no qual seu debute será dia 31, em Indaiatuba, contra o Mirassol.

Barretos

Beneficiado devido aos contratempos do Atibaia com o regulamento da A2, o Barretos subiu pela segunda vez consecutiva ao “herdar” a vaga do Falcão e será comandado por um velho conhecido em 2016. Ex-jogador do clube na segunda metade da década de 1970, o técnico Vilson Tadei assumiu o Touro do Vale com a esperaça de levá-lo à segunda fase da competição. Para atingir esse objetivo, ele conta com a chegada de reforços pontuais para o setor ofensivo.

No ataque, destaca-se David Batista, de 26 anos, que estava atuando na elite portuguesa com a camisa do Gil Vicente. Seu companheiro de posição será Renato Sorriso, que tem 24 anos e defendeu o Juventus por quatro temporadas. No meio, a criação será responsabilidade do experiente Almir Dias, 33 anos, que disputou a Série C do Brasileiro com o Confiança-SE. Ele soma passagens pelo futebol paulista, como Guarani e Portuguesa, e já trabalhou com Tadei.

Nos jogos-treinos, o Barretos testou jogadores que não vinham atuando e atletas das categorias de base diante de adversários da categoria imediatamente inferior. Diante do Olimpia, derrota por 3 a 1. Contra o Sertãozinho, vitória por 2 a 0, e a partida com o Rio Preto terminou empatada em 1 a 1. Com o Estádio Fortaleza reformado e promoção de ingressos para atrair a torcida, o Touro do Vale recebe a Portuguesa no dia 31.

Batatais

Dono de campanhas razoáveis nas últimas duas temporadas da Série A2, o Batatais apostou na reformulação do elenco para buscar o sonhado acesso. Uma das primeiras medidas da diretoria foi contratar o técnico Thiago Oliveira, que comandou recentemente o Taboão da Serra e apostou na chegada de jogadores com passagens por grandes clubes nacionais e internacionais, respeitando os limites financeiros do clube.

O grande destaque oriundo do mercado da bola é o meio-campista Fábio Simplício, revelado nas categorias de base do São Paulo e cuja experiência foi importante para atrair atletas e patrocinadores. Além dele, o Fantasma da Mogiana contratou o goleiro Douglas, que brilhou na União Barbarense, semifinalista da Copa Paulista, os volantes Alan Santos (29) e Flávio (40), e os meias André Cunha (26) e Danilo Sacramento (33).

Em seus compromissos preparatórios, o Batatais empatou por 1 a 1 com o Comercial e ficou no 0 a 0 contra o Botafogo-SP. Na semana passada, enfim, vitória por 2 a 0 sobre o Uberlândia. Para Oliveira, o time é competitivo e precisa evoluir em relação aos anos anteriores para atingir o objetivo inicial de ficar entre as oito melhores equipes. O passo inicial será dado no dia 30 de janeiro, quando a quipe enfrenta o São Caetano, em casa.

Monte Azul

Para superar o fraco rendimento que lhe rendeu o 16º lugar em 2015, o Monte Azul aposta na experiência do técnico Edson Só, que retorna para sua quarta passagem pelo clube (2005, 2008-2010 e 2011), que inclui o título da A2 e o consequente acesso para a elite paulista em 2009. A equipe teve uma longa pré-temporada para ajustar o elenco, mas a falta de uma base e a pequena quantidade de jogos-treinos foram adversidades.

Apesar deste cenário relativamente desfavorável, Só destaca o bom condicionamento físico e a baixa média de idade do grupo. Um dos reforços, por exemplo, é o atacante Johnny, emprestado pelo Vitória, vice-campeão brasileiro sub-20. Mas a base do time para a estreia deve ser formada por Igor; Raul, Rodrigo, Vinicius e Vavá; Alex, Sidney, Carlos Henrique e Italo; Janio e Bruninho.

No amistoso contra o Rio Preto, que inclusive teve a formação acima, o Azulão venceu com gol do jovem substituto Caio Gardim. Diante do Sertãozinho, empate por 2 a 2. O primeiro teste na A2 será em casa, no dia 30, contra o desfalcado Guarani, que perdeu o meia-atacante Douglas Packer e o atacante Caça-Rato para o jogo de abertura.

União Barbarense

Décimo colocado na A2 e semifinalista da Copa Paulista em 2015, o União Barbarense praticamente renovou seu elenco para a disputa da Série A2 nesta temporada. Contratado no fim do ano passado para substituir Waguinho Dias, o técnico Cléber Gaúcho terá à disposição 16 novos jogadores e o atacante Felipe Pará, de 20 anos, que estendeu seu vínculo com o clube de Santa Bárara D’oeste.

Na lista de reforços estão os goleiros Moisés Júnior e Adielson; os laterais Alex Ferreira e Leandro; os zagueiros Somália, Everton Dé, Amarildo e Bruno Santos; os volantes Lucas Vieira, Felipe Recife e Fábio Baiano; os meias Fábio Leite e Marllon; os atacantes Paulo Henrique, Romarinho e Allison. Na relação de atletas cadastrados no site da Federação Paulista, Fábio Baiano é o mais velho, com 29 anos.

Nos jogos preparatórios, o Leão da Treze venceu o amador Nova Odessa (7a 1), perdeu para o Migi Mirim (4 a 0), superou a Inter de Limeira (3 a 1) e empatou com o Rio Claro (2 a 2) em seu último compromisso antes da estreia na A2. O União Barbarense encara na primeira rodada do estadual o Velo Clube, no dia 31 de janeiro, em Rio Claro.

Rio Branco

Outro clube reformulado para 2016 é o Rio Branco, que oficializou como novo treinador o ex-zagueiro Bordon, de 39 anos. Durante sua carreira como futebolista, Bordon defendeu o São Paulo e passou longa temporada na Alemanha, onde representou Stuttgart e Schalke 04 antes de se aposentar em 2011. No Velho Continente, aproveitou os últimos anos para se preparar para a nova carreira.

Com uma pré-temporada relativamente curta – o elenco se reapresentou no começo de janeiro -, o Tigre de Americana tem várias novidades, incluindo o goleiro Gilvan (ex-Bragantino), de 35 anos, e o atacante Marcelo Soares (ex-Ponte Preta), de 33 anos. Destaque para o experiente zagueiro Adriano Duarte (35), que surgiu no América-MG e passou por Atlético-MG, Atlético-PR, Nantes-FRA e Gent-BEL.

Além de Duarte, o lateral esquerdo Maurim também tem experiência internacional, pois já atuou no futebol boliviano e costarriqueno. Já o volante Alan (26) e o atacante Douglas (21) são apostas da diretoria. Nos jogos-treinos, derrotas para Inter de Limeira e Água Santa (ambas por 1 a 0) e empate diante do Capivariano (1 a 1). A estreia do Rio Branco será contra o Santo André, no dia 30, em Americana.

Deixe seu comentário!

comentários