Quando começou a nova temporada do Campeonato Italiano, o foco de muitos fãs do “Calcio” invariavelmente foi a grande transferência da temporada: a ida de Cristiano Ronaldo à Juventus. Com sete rodadas disputadas do certame, no entanto, o grande destaque na tabela de goleadores é outro, e um nome muito menos midiático: o polonês Krzysztof Piatek.
Contratado pelo Genoa junto ao Cracovia pelo valor de quatro milhões de euros na última janela, Piatek passou longe de ser um nome na lista de craques para ficar de olho nessa edição do Italiano. No entanto, com oito gols marcados em seis partidas, já se candidata ao posto de artilheiro em uma liga com nomes de peso, como Higuain (sem trocadilhos), Dybala e Mertens.
O início arrasador igualou um recorde que já durava 69 anos, estabelecido pelo dinamarquês Karl Aage Hansen, que também marcou oito gols nas seis primeiras rodadas pela Atalanta na temporada 1949-50. Além do desempenho impressionante na liga nacional, Piatek também impressionou em seu primeiro jogo pela Copa da Itália. No duelo contra o Lecce, marcou quatro gols em apenas 35 minutos, garantindo o 4×0 e a vaga na próxima fase para os “grifoni”.
Nada mal para um atacante relativamente desconhecido que mal conseguiu carimbar sua vaga na lista final de convocados da seleção polonesa para a Copa do Mundo da Rússia. Piatek chegou a fazer parte da pré-convocatória composta por 35 nomes graças ao seu bom desempenho na liga local pelo Cracovia (21 gols marcados), mas foi preterido na hora H.
Com 23 anos, o centro-avante se coloca como um bom prospecto para o futuro. Se movimenta bem dentro e fora da área apesar de sua altura (1,83m) e já mostrou qualidade para finalizar com ambas as pernas. Seus gols já serviram para deixar o Genoa na sexta posição da Serie A, com um jogo a menos que os rivais.
A empolgação com o início arrasador já serviu para fazer imediatas comparações com outros astros poloneses da posição. A lembrança mais óbvia é claramente o atual ícone do futebol do país, Robert Lewandowski, mas vale lembrar da lista de atacantes revelados pela Polônia, que vai de ícones do passado, como Lubanski, Lato e Boniek, até bons jogadores de sucesso mais recente, como Arkadiusz Milik.
Talvez Piatek seja apenas mais um foguete molhado, mas vem sendo um alento para o time do Genoa, que não consegue terminar um campeonato na metade de cima da tabela desde a temporada 2014-15. Um nome para ficar de olho.