Brasileirão 2015 pode ter novo recorde negativo de gols de faltas

Brasileirão 2015 pode ter novo recorde negativo de gols de faltas

Extinção dos especialistas tem feito número despencar nos últimos anos.

COMPARTILHAR
Jadson fez dois gols de falta no Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr/Corinthians)
Jádson fez dois gols de falta no Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians)

Foi-se o tempo em que o Brasileirão se orgulhava de contar com ao menos um bom batedor em cada clube da Série A. A atual realidade é completamente diferente. Não há mais nenhum especialista na função em toda a competição.

Prova disso é a briga pela artilharia dos gols de falta. Marcelinho Paraíba (Joinville), Jádson (Corinthians), Marquinhos (Avaí) e Rodrigo (Vasco) dividem a ponta, com apenas dois gols cada. Para piorar, nenhum deles possui idade inferior a 30 anos.

Até a 28ª rodada, segundo dados do Footstats, foram 23 gols marcados desta forma – menos de um gol por rodada, em média. Na Série B, com o mesmo número de jogos, já foram anotados 27 nesta edição de 2015. Se o índice se manter, o atual torneio tem tudo para no mínimo igualar a marca negativa do ano passado.

O Brasileirão 2014 foi o pior no quesito nas últimas décadas. Após 38 rodadas, apenas 27 dos 830 gols partiram de cobranças de falta direta para o gol. Muito inferior à competição do ano anterior, que alcançou uma das melhores marcas recentes: 46 gols.

O índice foi impulsionado em grande parte por Alex, Paulo Baier, Juninho Pernambucano, D’Alessandro e Ronaldinho. Medalhões que, ou não disputam mais a primeira divisão, ou têm tido desempenho abaixo do esperado (caso dos dois últimos).

Em 2012, foram 38 tentos no tiro livre. Leve queda em relação a 2011, quando as cobranças de falta balançaram a rede em 42 oportunidades. Na Série B, o número também tem caído, embora menos em relação à Série A: em 2013, foram 51; em 2014, 34; neste ano, até então, 27.

Aos 40 anos, Marcelinho Paraíba está entre os que mais gols de falta marcaram no Brasileirão: dois (Foto: Divulgação/Joinville)
Aos 40 anos, Marcelinho Paraíba está entre os que mais gols de falta marcaram no Brasileirão: dois (Foto: Divulgação/Joinville)

Onde estão os novos cobradores de falta brasileiros? Certamente não no Brasil. O fundamento tem sido pouco prestigiado nas categorias de base, ao que parece. Sobra para os veteranos, que cada vez são menos especialistas no assunto.

Atualmente, Neymar é, provavelmente, o melhor cobrador de faltas nascido por aqui. Batedor incontestável na seleção, é também, na opinião deste que vos escreve, o melhor do Barcelona neste fundamento, mesmo não sendo o titular da função.

Contudo, basta olhar para os demais cobradores da seleção para constatar a crise das faltas brasileiras. David Luiz e Daniel Alves. Ambos com baixo aproveitamento e com característica de chute forte de longa distância, diferente da escola mais popular do país – e de menor dificuldade, também – a dos chutes colocados próximos à área.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Antidistópico depurador da realidade subjetiva futebolística.