Os escândalos que irromperam na Associação do Futebol Argentino (AFA) forçaram a intervenção da FIFA na entidade por meio de um comitê normalizador e também contribuíram para a idealização da Superliga. Apesar das incertezas quanto à organização do esporte no país, foi definido nesta semana o Campeonato Argentino de 2016/17.
Conforme o sorteio realizado quarta-feira passada (2) na sede da AFA para estabelecer as datas dos jogos, o certame nacional da primeira divisão terá início em 21 de agosto e será encerrado em 28 de maio, com recesso previsto entre 18 de dezembro e 12 de fevereiro.
Seguindo o torneio transitório que adaptou o calendário argentino ao europeu, o novo modelo de disputa está semelhante ao anterior. Em relação a este, permanecem a quantidade de clubes e o sistema “todos contra todos” que definirá o campeão em 30 rodadas, incluindo uma especialmente para os clássicos, marcada para 16 de abril.
Como manda a praxe, o grande vencedor se classifica para a Supercopa Argentina e para a Copa Libertadores da América. O segundo, o terceiro e o quarto colocados também garantem vaga no torneio continental, enquanto a presença na Copa Sul-Americana é destinada aos times que ficarem entre a quinta e a décima posição.
A grande diferença está na parte inferior da tabela. Se recentemente apenas o Argentinos Juniors sofreu com a dor da queda, desta vez são quatro candidatos ao rebaixamento baseado na tabela de promedios das últimas três temporadas. Para o ano seguinte, haverá duas promoções, de modo que número de participantes até 2022 seja reduzido para 20.
Vale lembrar que a partida entre River Plate e Banfield na rodada inaugural será adiada em razão do compromisso dos Millonarios diante o Santa Fe-COL, pela Recopa Sul-Americana. Já o Lanús, atual campeão nacional, recebe o Boca Juniors, enquanto o San Lorenzo, ganhador da Supercopa, joga em seus domínios contra o San Martín.
Para completar a lista dos “grandes”, o Independiente visitará o Belgrano em Córdoba, e o Racing medirá forças com o Talleres em Avellaneda. Aos que esperam ver cenas lamentáveis, o primeiro Superclássico ocorrerá na 13ª rodada, no Monumental de Núñez. O segundo será protagonizado em La Bombonera, na já mencionada 24ª rodada.