As maiores freguesias entre grandes clubes no Brasileirão

As maiores freguesias entre grandes clubes no Brasileirão

Sabe quem é o maior freguês do seu time? E o maior carrasco? Veja!

COMPARTILHAR

Existem inúmeras formas de alimentar rivalidades no futebol. É comum, por exemplo, encontrar torcedores que adoram tirar barato de rivais que torcem para equipes que não costumam ter sorte contra seu time.

As “freguesias” fazem parte da cultura boleira e através dos anos é possível ver vários casos de clubes que mesmo com altos investimentos e elencos fortes não conseguem superar um adversário em específico. Todo time tem uma pedra no sapato.

Entre os clubes do chamado G-12 do Campeonato Brasileiro, a história se confirma. E para separar carrascos de fregueses, o Alambrado fez um levantamento com o histórico de confrontos dos grandes clubes no Brasileirão desde 1959. Sabe quem é o maior freguês do seu time no torneio? Confira:

Atlético-MG

Torcedores do Galo tem motivos para sorrir quando olham para a tabela do Brasileirão e descobrem que o próximo jogo é contra o Fluminense. O time mineiro tem um histórico extremamente favorável contra o tricolor carioca.

Em 52 partidas, o Atlético conseguiu 24 vitórias e perdeu apenas 12 vezes, além de 16 empates. Esse retrospecto positivo cresceu ainda mais nos últimos cinco anos, em que o Galo não perdeu nenhuma vez para o time das Laranjeiras.

Se enfrentar o Fluminense costuma ser bom, jogar contra o Internacional é motivo de preocupação. O Colorado já venceu o Atlético 29 vezes no Campeonato Brasileiro, perdendo apenas 18. Além disso, o Inter obteve uma série invicta de 16 jogos contra o time mineiro, entre 2003 e 2011.

Botafogo

O Botafogo tem retrospecto negativo contra a maioria dos clubes grandes, com exceção de Corinthians, Santos e do Atlético Mineiro, seu maior freguês no campeonato mais importante do país.

Em 51 jogos contra o Galo, o Fogão conquistou 20 vitórias e perdeu 16 vezes, chegando a vencer o duelo em cinco partidas seguidas, entre 2005 e 2008. Vale lembrar que a sorte também está ao lado dos cariocas neste confronto quando o assunto é a Copa do Brasil.

Por outro lado, os botafoguenses tem o rival Flamengo engasgado na garganta quando o tema é Brasileirão. São 19 vitórias rubro-negras, que incluem o sonoro 3×0 na final do campeonato em 1992, contra apenas 11 do time da Estrela Solitária. Além disso, foram 12 anos de invencibilidade do Flamengo no confronto, entre 2001 e 2014.

Corinthians

Mais uma vez, o Atlético-MG aparece como o maior freguês de um dos grandes clubes do Campeonato Brasileiro. Curiosamente, os times em questão são os maiores postulantes ao título na edição atual do torneio.

Timão ampliou sua vantagem no retrospecto contra o Atlético no primeiro turno do Brasileirão (Foto: Corinthians/Divulgação)
Timão ampliou sua vantagem no retrospecto contra o Atlético no primeiro turno do Brasileirão (Foto: Corinthians/Divulgação)

Foram 59 partidas no total entre os dois clubes, com ampla vantagem do alvinegro do Parque São Jorge, que conquistou 27 vitórias. O Galo venceu apenas 17, além de 15 empates. A maior goleada do duelo também pertence ao Corinthians, com o 6×2 em pleno Mineirão nas quartas de final em 2002.

O Timão costuma se dar mal justamente contra seu rival mais tradicional, o Palmeiras. Foram 18 vitórias palestrinas contra 14 do Corinthians, com mais 20 empates. Destaque para a sequência de 8 jogos sem vitórias alvinegras no clássico, entre 1994 e 1999.

Cruzeiro

Mesmo com a derrota por 2×0 no último jogo entre os dois times, cruzeirenses costumam ter sorte quando enfrentam o Flamengo. Nos 54 duelos disputados, a Raposa venceu 24, empatou 13 e perdeu apenas 17.

Vale ressaltar a expressiva sequência de sete vitórias seguidas sobre o Rubro-Negra, entre os campeonatos de 2007 e 2010. O Flamengo também não conseguiu vencer nenhuma vez entre os torneios de 1969 a 1975.

Se contra o Flamengo o resultado costuma ser animador, contra o São Paulo a história quase sempre é trágica. Foram 30 derrotas para o Tricolor paulista e apenas 10 vitórias conquistas em 55 confrontos. Nos últimos 22 jogos disputados, o Cruzeiro venceu apenas um, em 2013.

Flamengo

Como já foi visto acima, o Flamengo é um grande carrasco do Botafogo em Campeonatos Brasileiros, muito por conta da invencibilidade de 21 jogos conquistada entre 2001 e 2014, que contribuiu bastante para o cartel de 19 vitórias rubro-negras no clássico, contra apenas 11 do rival.

Título do Flamengo em 1992 contou com mais uma vitória do rubro-negro sobre o freguês Botafogo (Foto: Reprodução)
Título do Flamengo em 1992 contou com mais uma vitória do rubro-negro sobre o freguês Botafogo (Foto: Reprodução)

Um ponto interessante na relação entre os dois clubes, entretanto, é o alto número de empates. Foram 25 em um total de 55 jogos, um número alto e potencializado pelas seis igualdades seguidas nos confrontos de 2010 a 2013.

Por outro lado, além do Cruzeiro, o Flamengo possui uma dificuldade histórica com o Grêmio. O time de Porto Alegre já venceu o clube da Gávea 24 vezes, com 20 empates e 17 triunfos dos cariocas. Vale lembrar que o Flamengo não vencia o Grêmio há sete jogos, até conquistar os três pontos na última partida entre os dois (1×0 no Maracanã, com gol de Guerrero).

Fluminense

A sorte que falta ao Fluminense contra o Atlético-MG, seu maior carrasco entre os grandes do Brasileirão, sobra quando o jogo é contra o Santos.

O retrospecto aponta 25 vitórias do Flu no duelo, além de 10 empates e 18 triunfos santistas. Nos últimos 3 jogos, por exemplo, foram vitórias do Tricolor das Laranjeiras contra o rival praiano.

Destaque também para os sete jogos de invencibilidade do Fluminense nos duelos que aconteceram entre as edições de 2005 e 2008 do Campeonato Brasileiro.

Grêmio

Mesmo com a boa vantagem nos duelos contra o Flamengo, a vítima preferida do Grêmio é uma outra equipe carioca: o Vasco. Foram 25 vitórias dos gaúchos quando enfrentaram o time da Colina, com 13 empates e 18 derrotas.

Nos últimos quatro duelos, por exemplo, o desempenho do Tricolor foi de 100%. Também vale ressaltar a boa sequência de seis vitórias e dois empates, conseguida entre os campeonatos de 1990 a 1997.

Se jogos contra o Vasco costumam dar alegrias, contra o Palmeiras eles rendem preocupação. O Grêmio venceu apenas 14 de um total de 63 duelos, apenas metade do rival, em um dos confrontos mais corriqueiros entre clubes de estados diferentes.

Internacional

Até quando o assunto é freguesia, Internacional e Grêmio costumam ficar em lados opostos. O Palmeiras que o diga. Se o lado azul de Porto Alegre tem calafrios em pensar no alviverde, o lado vermelho não deve ter o que temer, ao menos considerando o retrospecto.

Inter costuma acabar com a festa do Palmeiras em Campeonatos Brasileiros (Foto: Internacional/Divulgação)
Inter costuma acabar com a festa do Palmeiras em Campeonatos Brasileiros (Foto: Internacional/Divulgação)

O Colorado conseguiu a impressionante marca de 31 vitórias contra os palestrinos, e perdeu apenas 17 vezes. Nos últimos 10 jogos, o time do Beira-Rio perdeu só uma vez.

Quem mais incomoda o Internacional em Brasileirões é outro time do trio de ferro paulista, o São Paulo. O time do Morumbi venceu os gaúchos 24 vezes, perdendo apenas 17 e empatando outras 17 vezes. Entre 1975 e 1990, o Inter não venceu o São Paulo nenhuma vez.

Palmeiras

Como dito acima, os integrantes da dupla Gre-Nal causam emoções distintas no torcedor do Palmeiras. Carrasco do Grêmio, freguês do Inter.

Contra o Tricolor, apesar dos últimos anos mostrarem um duelo mais equilibrado, a vantagem alviverde nas primeiras edições do Brasileirão unificado fazem a diferença. Nos primeiros 20 jogos entre os dois clubes, o Grêmio venceu apenas quatro.

Já contra o Inter, o desempenho do Palmeiras nos primeiros 20 jogos foi exatamente o oposto, vencendo apenas quatro vezes. Importante destacar também que o Colorado já marcou 96 gols no Verdão, e sofreu apenas 63.

Santos 

Mais uma vez o Grêmio aparece nesta lista, dessa vez como o maior freguês do Santos em Campeonatos Brasileiros. Nem a atual sequência invicta gremista de seis jogos contra o rival (com cinco empates e uma vitória) serviu para derrubar o rótulo.

No total, o alvinegro praiano conquistou 25 vitórias contra o time de Porto Alegre, e perdeu somente 17. Pesa no retrospecto uma sequência de cinco vitórias seguidas conquistadas pelo Peixe entre os anos de 1999 e 2002, culminando na classificação santista para a final do último Brasileiro da era dos mata-matas.

A asa negra do Santos é o Fluminense, que apesar de trazer boas memórias aos torcedores do time da Vila por conta da histórica vitória por 5×2 na semifinal de 1995, ainda tem uma margem satisfatória no retrospecto, com 25 vitórias do carioca contra 18 dos paulistas.

São Paulo

São Paulo impõe ao Cruzeiro a maior freguesia entre grandes do país (Foto: Rubens Chiri/SPFCNet)
São Paulo impõe ao Cruzeiro a maior freguesia entre grandes do país (Foto: Rubens Chiri/SPFCNet)

A vítima favorita do Tricolor paulista é, sem dúvidas, o Cruzeiro. Um duelo que corresponde à maior freguesia entre grandes clubes do Campeonato Brasileiro, com 30 vitórias são-paulinas e apenas 10 derrotas.

Os números impressionantes podem ser explicados por duas grandes sequências invictas do time do Morumbi contra a Raposa. Por exemplo, os 23 anos sem derrotas do São Paulo, entre 1974 e 1997, incluindo um 5×0 dos visitantes em pleno Mineirão, show de Dodô. O Cruzeiro também ficou sem vencer o rival em uma série de 17 jogos entre 2004 e 2012.

O Tricolor tem retrospecto positivo contra quase todos os outros gigantes, com exceção de dois. E justamente seus maiores rivais: Palmeiras e Corinthians. O maior carrasco entre eles é o alvinegro, que bateu o São Paulo 23 vezes e perdeu somente 13 em um total de 59 jogos.

Vasco

Mais uma vez, o Botafogo aparece como vítima de um de seus vizinhos cariocas. O Vasco tem uma boa margem de vitórias sobre o rival, com 19 triunfos contra apenas 10 do Fogão, além de 16 empates.

É importante dizer, no entanto, que a vantagem vascaína foi em grande parte construída nas décadas passadas, principalmente as de 80 e 90, quando o time cruzmaltino perdeu somente três duelos em um total de 15. Atualmente, o Vasco amarga três partidas sem vencer o time da Estrela Solitária.

Costuma-se falar muito sobre uma relação de irmandade entre torcedores vascaínos e palmeirenses, mas dentro de campo a relação não é tão cordial, pelo menos no lado do Palmeiras, maior carrasco do Gigante da Colina. Em 50 jogos, 24 vitórias do alviverde e apenas 11 do Vasco.

Deixe seu comentário!

comentários