Ajax 1995: Os desconhecidos do título

Ajax 1995: Os desconhecidos do título

Conheça cinco promessas que não vingaram do time campeão em 1995

COMPARTILHAR

A histórica equipe do Ajax do início da década de 1990 impressionou o mundo. À época, os holandeses chocaram pelo futebol ofensivo e envolvente, muito em função do esquema tático de Louis Van Gaal.

Porém, não era apenas isso. Apesar de uma era ainda sem contratações tão impactantes, clubes das principais ligas europeias dominavam a Champions League. O Ajax, sem tanto aporte financeiro, contou com uma geração brilhante para levar o tetracampeonato. Com a média de idade beirando os 24 anos da equipe titular – time muito jovem.

Mais um ponto interessante: dos 11 titulares que começaram a final diante do Milan, seis foram formados no próprio Ajax. Os dois reservas que entraram durante a partida, inclusive Kluivert, autor do gol que deu o título ao Ajax, também eram das categorias de base do Ajax.

Tradição que começou com o mítico Cruyff. Até os dias de hoje, a base do Ajax é considerada uma das melhores do mundo. “Cantera” de muito sucesso e referência de como uma mentalidade formadora precisa ser desenvolvida.

Porém, nem mesmo a segunda melhor geração da história do clube formou apenas craques. Confira cinco grandes “flops” do elenco campeão europeu da temporada 1994-95. Para 99% Davids, aquele 1% Nordin Wooter.

Martijn Reuser

Martin Reuser, de fato, poderia ser de outra geração. O meia-atacante de muita habilidade e ótimo chute poderia alcançar maior status no próprio Ajax. Campeão da Champions League em 1995, aos 20 anos, Reuser era uma espécie de recurso de Van Gaal para virar partidas.

Ótimo cobrador de faltas, fez carreira na Inglaterra, defendendo oIpswich Town, sendo considerado um dos grandes da posição da Premier League à época. A perna direita fez estragos até encerrar a sua carreira, aos 35 anos, no NAC Breda. Chegou a defender a seleção holandesa também. (Foto: Divulgação/Ipswich Town)
« 3 de 5 »

Deixe seu comentário!

comentários