Quando se fala em La Liga é normal se pensar em Real Madrid e Barcelona polarizando o Campeonato Espanhol. No entanto, em seis rodadas disputadas, a situação é bem diferente. O líder da competição é o Villarreal e, mais surpreendente ainda, o melhor ataque é do Celta de Vigo.
Isso mesmo que você leu: O Celta, equipe que ganhou do atual campeão Barcelona por 4 a 1 e que se encontra na quarta colocação do campeonato. O time comandado pelo argentino Eduardo Berizzo se encontra na primeira colocação nas estatísticas com 16 gols marcados, um a mais que o poderoso time do Real Madrid.
Isso é reflexo do bom trabalho que vem sendo feito no clube que, em termos de colocação final no Campeonato Espanhol, vem numa crescente desde que retornou à elite, na temporada 2012/2013, quando ficou na décima sétima colocação, uma à frente da zona de rebaixamento. Depois, em 2013/2014, nona colocação e, por fim, na temporada passada, oitava colocação.
Agora, em quarto lugar na Liga, com quatro vitórias e dois empates, a invicta equipe deixa seu torcedor esperançoso, afinal, após aplicar uma goleada de 4 a 1 no Barça, por que não sonhar com uma Liga Europa, ou até mesmo uma Liga dos Campeões? E se depender de Nolito e Iago Aspas, o sonho poderá se realizar.
Os dois atacantes são os principais jogadores do clube nesta temporada e responsáveis pelo histórico placar diante do Barça. Primeiramente, vamos falar sobre Nolito. Com passagens por Barcelona B, Barcelona e Benfica-POR, o atleta chegou a Vigo em 2013. Ele é o artilheiro do Celta na competição com cinco gols em seis jogos disputados, o mesmo número de Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, ambos do Real Madrid.
Já Iago Aspas transferiu-se para o Celta nesta temporada, e tornou-se a principal contratação do clube, já que ele é um dos vice-artilheiros da competição, com quatro gols, desbancando o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar). O jogador foi revelado pelo Celta, foi para o Liverpool, onde ficou de 2013 a 2015, nesse período ainda foi emprestado para o Sevilla, e agora vem ganhando a confiança do treinador e se firmando no clube que o formou.
No confronto diante do Barça, tão citado neste texto, foram dois gols de Iago Aspas e um de Nolito, além de duas assistências deste e outro gol de John Guidetti. Neymar marcou o solitário gol catalão.
Ainda não é possível fazer projeções nem previsões, pois é cedo para isso e boas equipes como Valencia e Atlético de Madrid podem se recuperar na La Liga, mas a verdade é que o início do Celta é brilhante e dá indícios de que vem coisa boa por aí.
Veja os gols da partida histórica entre Celta e Barcelona: