As atenções no futebol durante datas FIFA se voltam para a disputa entre seleções do mundo inteiro. Eliminatórias, copas continentais ou simples amistosos, o fato é que os torneios disputados entre clubes no Brasil são eclipsados pelas partidas entre diversas nações.
Engana-se, porém, quem pensa que não haverá final de competição intercontinental nesta data FIFA. Apesar de a maioria dos clubes europeus estar descansando e apenas observando seus jogadores disputarem partidas por suas respectivas seleções, um time espanhol estará em campo nesta quinta-feira (26) à noite para uma grande final.
É isso mesmo. Às 20h30 (horário de Brasília), no icônico estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Sevilla e River Plate se enfrentam pela decisão da Supercopa Euroamericana.
Idealizada ainda no ano passado pela empresa DirecTV, a competição não tem caráter oficial, mas mesmo assim destinará ao campeão um troféu. O embate acontece entre o vencedor da última Europa League (Sevilla) e o da Copa Sul-Americana (River Plate).
Apesar da importância do título para o clube latino e a necessidade de um bom resultado para apagar sua crise, o técnico Marcelo Gallardo não contará com vários titulares. Funes Mori, Balanta, Teo Gutiérrez, Sánchez e Mayada foram convocados para atuar por suas seleções. Além de Vangioni, Kranevitter, Urribarri e Barovero estão lesionados.
Do outro lado, o Sevilla também tem problemas, muito em função da data FIFA. O elenco desembarcou em Buenos Aires sem Trémoulinas, Krychowiak, Mbia, Banega, Bacca, Vitolo, Deulofeu e Denis Suárez.
Mesmo jogando em casa, a tarefa do River Plate não será nada fácil. A crise e os maus resultados recentes prometem jogar contra a equipe do técnico Marcelo Gallardo.
Confronto histórico
Este será o quarto encontro do Sevilla com solo argentino. Em 1966, na cidade de Tucumán e contra uma seleção local, acabou perdendo por 1 a 0. Já em 1990, vitória sobre o Godoy Cruz do lendário Beto Alonso. Dois anos depois, venceu o Boca Juniors por 3 a 2, em plena La Bombonera. Duelo que contou com gol de Maradona para os argentinos.