Algumas jovens promessas não desabrocham assim que são lançadas na equipe profissional. Muitas passam por empréstimos e uma etapa de maturação até atingir o patamar idealizado quando estavam ainda na base.
Está história está acontecendo com uma das joias do futebol da Inglaterra. Adam Armstrong, de apenas 18 anos, ganhou destaque nesse início de temporada ao ser escolhido o melhor jogador do mês da League One, terceira divisão do país. Atuando pelo Coventry, o atacante já marcou cinco gols em seis partidas.
Com o passe pertencente ao Newcastle, o jogador é a grande esperança dos Magpies para o futuro. Muito comparado a Rooney na base, Armstrong estreou no profissional com apenas 16 anos. Atacante de rara técnica e visão de jogo, não foi tão bem no seu início no time principal, até pela má campanha do clube nas ultimas temporadas.
O acerto de uma escolha
A decisão de emprestá-lo para ganhar experiência pareceu ser a melhor opção feita pelo Newcastle. No Coventry, Armstrong se tornou o principal jogador da equipe e teve uma atuação mágica contra o Wigan, logo na sua estreia.
Na partida, foram dois gols. O debute chamou a atenção da imprensa inglesa, que já indicou o jogador como uma dos principais jovens do futebol inglês. Na semana seguinte, mais dois gols, dessa vez contra o Milwall, o primeiro de inteligência pura.
Se no Newcastle, em 15 jogos, ele não marcou gols, no Coventry foram cinco em seis partidas. Um dos melhores inícios de um jogador pelo clube na história recente. Os gols e os passes em profundidade comprovam a visão do jogador.
Na seleção inglesa, Armstrong é destaque desde a equipe sub-17. Ele era um dos principais jogadores da melhor equipe do English Team dos últimos anos. Em 2014, fez parte da seleção campeã europeia sub-17.
A promessa da seleção inglesa
A categoria do atacante engrandeceu a seleção. Ao todo, são 21 gols em 27 jogos pelas seleções de base. Um dos melhores desempenhos já contabilizados. A técnica fica evidenciada em cada finalização do jogador.
Se depender da expectativa dos torcedores do Newcastle e da vontade de Armstrong de fazer história em seu clube do coração a Inglaterra deverá ter um grande jogador em breve. A qualidade de Armstrong espanta quem o acompanha na League One. Qualidade a serviço da seleção inglesa.