A briga sem glamour contra o descenso na Argentina

A briga sem glamour contra o descenso na Argentina

Nueva Chicago, Colón e Huracán, que participou da Libertadores em 2015, lutam contra o rebaixamento

COMPARTILHAR
Nueva Chicago no Campeonato Argentino
Penúltimo colocado, Nueva Chicago tem a situação mais crítica entre os candidatos à Série B Nacional (Foto: Prensa Nueva Chicago)

Faltando duas jornadas para o término do Campeonato Argentino, o Rosario Central tenta fazer o improvável para arrebatar o título nacional das mãos do Boca Juniors. Surpresa da temporada, a equipe comandada pelo técnico Eduardo Coudet está a cinco pontos do líder, que dará a volta olímpica em caso de vitória sobre o Tigre (9º), em La Bombonera.

Engana-se, porém, quem acredita que essa é a única disputa ocorrendo no torneio de 30 times. Na parte, digamos, menos encantadora da tabela, o Nueva Chicago luta com todas as forças para evitar um novo descenso, algo que não ocorre desde maio de 2013.

Recém-promovido à elite em virtude da fórmula incomum que entrou em vigência neste ano, o “Torito” ocupa a penúltima colocação da lista de promedios (0,8214), com 23 pontos conquistados em 28 jogos. A fraca campanha do clube de Mataderos só é superior à do já rebaixado Crucero del Norte (0,5000), dono de míseros 14 pontos até o momento.

Para quem não está familiarizado com o termo, o sistema de promedios é o cálculo que soma as pontuações das equipes nas últimas quatro temporadas, incluindo a atual, e rebaixa as que tiverem a pior média (neste ano, serão apenas duas).

Brigando para se livrar da última vaga, o Nueva Chicago tem uma missão que ganha contornos cada vez mais épicos, pois o time rubro-verde venceu sua primeira partida – acreditem ou não – somente na 20ª rodada, quando bateu o Huracán por 3 a 0, em casa.

Após quebrar a incômoda sina, também ganhou do Crucero del Norte (1 a 0) e deu a impressão de estar se recuperando, mas as derrotas voltaram a lhe atormentar contra Lanús (1 a 0), River Plate (4 a 1), Argentinos Juniors (2 a 1) e Independiente (2 a 1).

Nesta reta final, por outro lado, a equipe superou Aldosivi (3 a 1), Vélez Sarsfield (2 a 1) e Newell’s Old Boys (5 a 0), com destaque para Alejandro Gagliardi, que marcou quatro vezes contra os “leprosos” e é o quinto goleador do torneio ao lado de Jonathan Calleri, do Boca Juniors, ambos com 10 gols. O “canalla” Marco Ruben contabiliza 21 tentos.

Empolgado com a goleada, o clube de Mataderos tem uma meta ambiciosa, quase parecida com a do Rosario Central, que se diferencia por ter um confronto direto pela frente. Assim como o time de Coudet não pode levantar a taça apenas com suas próprias forças, o de Rubén Forestello não depende de si mesmo para seguir na elite.

São necessárias duas vitórias, uma sobre o Sarmiento (22º), fora de casa, e outra diante do Quilmes (11º), na condição de local. Além dos resultados positivos, é preciso também torcer por tropeços de Colón e Huracán, que somam respectivamente 28 e 29 pontos.

Enquanto os “Sabaleros” visitam o Godoy Cruz (21º) e recebem o Gimnasia La Plata (14º), o “Globo”, que corre menos perigo, enfrenta o Quilmes na cancha dos “Cerveceros” e os “Piratas” do Belgrano (7º) no estádio El Palacio, em Parque Patricios.

As contas são bem simples. Bastam um triunfo do Colón e um empate do Huracán nos dois jogos que restam para que ambos fiquem livres do descenso, independentemente dos desempenhos do Torito, que pode sentir o amargo gosto da queda em sua própria casa.

Existe ainda a possibilidade de ocorrer uma igualdade entre os clubes citados, o que forçaria a disputa de um triangular para definir o companheiro do Crucero del Norte na inglória estrada para a Série B Nacional. Contudo, essa façanha é pouco provável.

Os dois concorrentes do Nueva Chicago vêm de vitórias expressivas na última rodada (Huracán 3 x 0 Sarmiento; Colón 3 x 1 Arsenal), e nem os pés de Gagliardi devem ser capazes de mudar a triste realidade de seu clube. O discurso, claro, tem sua carga de otimismo, embora seja invariavelmente realista.

“Infelizmente se corta de novo o torneio (a 29ª rodada será em 15 de novembro, segundo o site Fútbol Para Todos). Não tem de relaxar, e sim lutar pelo Chicago até o final, com dignidade”, explicou Forestello, em declarações reproduzidas pelo diário Olé.

O sonho, como disse o treinador, permanece intacto, apesar de estar ofuscado pelas dificuldades e a definição do novo campeão. Mas assim é a luta sem glamour na parte de baixo da tabela.

Deixe seu comentário!

comentários