Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. I

Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. I

Veja detalhes sobre 7 equipes que disputam a segunda divisão do futebol de São Paulo

COMPARTILHAR

A aguardada 71ª edição da segunda categoria do futebol paulista, popularmente conhecida como Série A2, terá início no próximo sábado (30), às 10h, com Paulista e Bragantino protagonizando o jogo de abertura em Jundiaí, no Estádio Jayme Cintra.

Na primeira fase, as 20 equipes se enfrentarão em 19 rodadas. Os seis últimos colocados serão rebaixados para a Série A3, e os oito primeiros avançarão para as quartas de final. Apenas os finalistas serão promovidos, e o campeão disputará a Copa do Brasil de 2017.

A princípio, o Sport Club Atibaia participaria da Série A2 por ter ficado em 4º lugar na divisão inferior, mas foi punido pela Federação Paulista por não contar com um estádio que atenda às exigências da entidade e acabou substituído pelo Barretos, 5º colocado.

A equipe do Alambrado, em parceria com o Bola pro Mato, elaborou um breve guia para essa emocionante disputa pelas duas vagas na elite. Confira a primeira parte:

Portuguesa

Embora tenha perdido a vaga na Série B do Campeonato Brasileiro para o Vila Nova em 2015, a Portuguesa prolongou o contrato do técnico Estevam Soares na tentativa de voltar à elite paulista. Rebaixada a nível estadual na temporada passada, a Lusa dispensou 17 jogadores e agiu rapidamente no processo de reformulação do elenco.

Além do retorno do volante Milton Júnior (24), o clube assinou com o zagueiro Rafael (21) e os atacantes Guilherme (20) e Dominic (20), que defenderam o Atlético-PR. Também chegaram à equipe o zagueiro Talis (26), do União Frederiquense-RS, o meia Natan (22), do Boa Esporte-MG, e o atacante Bruno Nunes (25), do Fort Lauderdale Strikers-EUA.

Nos jogos de pré-temporada, o time comandado por Estevam Soares teve alternâncias de jogadores a cada tempo, mas em geral demonstrou entrosamento diante de São José, Nacional, Flamengo de Guarulhos e Atibaia. A estreia da Lusa na Série A2 ocorre no dia 31 de janeiro, às 10h, contra o Barretos, no Estádio Fortaleza.

Guarani

Guarani obteve bons resultados em jogos-treinos de pré-temporada (Foto: Divulgação)
Guarani obteve bons resultados em jogos-treinos de pré-temporada (Foto: Divulgação)

A exemplo da Portuguesa, o Guarani estendeu o vínculo de Pintado até o fim da A2. O treinador está no clube desde agosto passado e sob seu comando o Bugre quase se classificou para a fase final da Série C do Brasileiro.

Para a atual temporada, 11 jogadores foram dispensados, e o técnico comanda a renovação do elenco priorizando atletas jovens.

Com a manutenção de boa parte do grupo que disputou a terceira divisão nacional no último ano, somada à chegada de reforços como o meia Douglas Packer (28) e os atacantes Max (32) e Flávio Caça-Rato (29), além dos talentos oriundos das categorias de base, como Watson, Lorran, João Vittor e Wesley, o Guarani é um potencial candidato ao acesso.

Na pré-temporada, a equipe de Campinas obteve 75% de aproveitamento em 8 jogos, com vitórias sobre  Grêmio Osasco (4 a 1), Inter de Limeira (3 a 1), Red Bull (2 a 0), Caldense (3 a 2), Linhares (5 a 0) e Capivariano (1 a 0), e derrotas para Audax (2 a 0) e Ferroviária (2 a 1). Sua estreia oficial será no dia 30, contra o Monte Azul, fora de casa.

Paulista

Com uma campanha mediana na última edição da A2, o Paulista resolveu apostar no técnico português Paulo Fernandes, de 41 anos, que esteve recentemente no comando do Grêmio Barueri e acumula boa experiência nas divisões inferiores do futebol lusitano. Ele terá como auxiliar seu antecessor no cargo, Beto Cavalcante, e bastante reforços.

Para o início da temporada, o Galo da Japi contará com o zagueiro Matheus Barbosa (21), emprestado pelo Grêmio, os volantes Alan Bahia (33), Ramalho (35) e Rafael Fefo (30), os laterais Alan Santana (22) e Eduardo (21), os meias Arthur Santos (24) e Felipe Piovesan (28), e os atacantes Erik Mamadeira (24) e Júnior Mineiro (31).

Paulista de Jundiaí
Grupo de investidores trouxe reforços para o clube de Jundiaí (Foto: Reprodução)

Graças à parceria com um grupo de investidores europeus não identificado, o goleiro Charles também vestirá a camisa do tricolor no projeto que busca devolver o clube de Jundiaí à primeira divisão regional, categoria da qual não faz parte desde 2014. A estreia do Paulista acontecerá no próximo dia 30, às 10 horas, contra o Bragantino.

Juventus

No Bola pro Mato, Ricardo de Castro destrincha o elenco do Moleque Travesso, que manteve jogadores importantes e ainda contratou reforços pontuais. Destaque para os renomados Adiel, Élder Granja e Gil. Mas nem só de fama vive um clube. O goleiro André Dias e o lateral direito Rafael Ferro também são peças importantes no grupo grená.

No Juventus desde junho de 2014, o jovem técnico Rodrigo Santana, de 33 anos, precisará do melhor desempenho da dupla de volância formada por Fellipe Nunes e Derli. No setor ofensivo, Nathan retorna após empréstimo e pode ser um diferencial da equipe da Mooca, que fez uma ótima campanha na Série A3 do ano passado.

Gil Moleque Travesso
Com Gil no ataque, Juventus tenta retornar à elite do futebol paulista (Foto: Ale Vianna/C.A.Juventus)

Em sua preparação, o time perdeu o jogo-treino diante do São Paulo e do Osasco Audax, ambos por 2 a 0. Também empatou em 2 a 2 contra São Bernardo, Red Bull Brasil e Água Santa, mas goleou o União Suzano por 4 a 0.

A estreia do Juventus na Série A2 ocorre às 10h do dia 31, contra o Penapolense, no Estádio da Rua Javari.

 

São Caetano

Outro clube que sustentou a continuidade dos trabalhos foi o São Caetano. O técnico Luís Carlos Martins, conhecido por conduzir times do interior ao acesso, está no Azulão desde outubro de 2014 e permanecerá no cargo até o fim de 2016. No ano passado, entretanto, sua equipe bateu na trave tanto no Estadual quanto no Nacional.

Atacante Jô Fernandes é esperança de gols do Azulão (Foto: Divulgação/AD São Caetano)
Atacante Jô Fernandes é esperança de gols do Azulão (Foto: Divulgação/AD São Caetano)

Para obter sucesso nessa temporada, o São Caetano trouxe 8 atletas: os goleiros Paes (ex-Oeste) e Renan Rocha (ex-América-RN), os laterais Grafite (ex-Campinense) e Thiago Pereira (ex-Botafogo-PB), o zagueiro Magrão (ex-União Barbarense), os meias Diego Sales (ex-Cabofriense) e Dodô (ex-União Barbarense), e o atacante Julio Cesar (ex-Independente).

Além dos reforços, houve a promoção de 5 pratas da casa. São eles o lateral Artur, os meias Matheus e Giovanni, e os atacantes Panambi e Gleyson, artilheiro do Paulista Sub-20. Com um sistema defensivo forte e um grupo mais experiente, a equipe de Martins tem boas chances de subir. Sua estreia é contra o Batatais, no dia 31, no Estádio Dr. Osvaldo Scatena.

Bragantino

De técnico novo, o Bragantino contará com a experiência de Léo Condé, que dirigiu a Caldense na recente campanha do vice-campeonato mineiro, para superar o trauma do rebaixamento na última temporada. O treinador, porém, não é a única novidade do Massa Bruta para a Série A2 do Paulista. Há praticamente um time inteiro de reforços.

Aos 31 anos, o goleiro Felipe retornou ao Massa Bruta e espera repetir boa campanha de 2007 (Foto: Divulgação/CA Bragantino)
Aos 31 anos, o goleiro Felipe retornou ao Massa Bruta e espera repetir boa campanha de 2007 (Foto: Divulgação/CA Bragantino)

Para o setor defensivo, vieram o goleiro Omar (ex-Bahia), os zagueiros Gustavo Tabalipa (ex-Joinville), Douglas Silva (ex-Portuguesa) e Renan Diniz (Red Bull). Nas laterais, Bruno Pacheco (ex-Guarani), Luanderson (ex-Comercial) e Ivan (Ex-Coritiba).

Os volantes são Serginho (ex-Botafogo) e Anthony (ex-Madureira), e o meia, Vinícius Reche (Santa Cruz).

Mais à frente, o recém-chegado Paulo André (ex-Bangu), terá como companheiros de posição Diego Mauricio, Léo Jaime e Lincom, que voltam de empréstimo.

O goleiro Felipe também retornou ao clube, tendo inclusive participado da goleada por 4 a 0 em jogo-treino diante do Tianjin Quanjian-CHI. A estreia do Bragantino será no dia 30, contra o Paulista, em Jundiaí.

Santo André

Experientes, Branquinho e Agenor confiam no planejamento do Santo André para o torneio (Foto: Divulgação/EC Santo André)
Experientes e recém-chegados, Branquinho e Agenor confiam no planejamento do Ramalhão para a A2 (Foto: Divulgação/EC Santo André)

Renovado, o Santo André foi o recordista de contratações para o Paulista entre os clubes da região ABCD, segundo o diário ABCD Maior. Até 14 de janeiro, 17 nomes haviam sido anunciados, além do técnico Luciano Dias, com destaque para o goleiro Diego, que tem passagem pelo Flamengo, e o retorno do meia Branquinho e do atacante Antônio Flávio.

Dono de uma campanha regular no Estadual em 2015, o Ramalhão está na segunda categoria do futebol paulista desde 2012. Faturou o título da Copa Paulista dois anos depois, mas o projeto de retornar à elite falhou. Virtualmente começando do zero, a equipe aposta também em jogadores das boas divisões inferiores para completar o elenco e economizar.

A pré-temporada, em termos de resultados, não foi animadora. Derrotas para São Bento, Caldense (ambas por 2 a 1), Audax (1 a 0), Mogi Mirim (1 a 0) e empate contra a Itapirense (1 a 1). Mas Dias avaliou as atividades como positivas para testar formações e pensar na montagem do time titular. A estreia será no dia 31, diante do Rio Branco, na condição de visitante.

Deixe seu comentário!

comentários