Talentos surgem a cada dia em diversos cantos do mundo. A exclusividade de contar com grandes jogadores não é mais de países tradicionais no futebol. Aliás, a cada dia surgem mais exemplos que contrariam a tese de que as periferias da bola não revelam atletas de ótimo nível.
Na distante Geórgia, ex-território da antiga União Soviética – e parte da Europa -, Giorgi Arabidze brindou a população com a chance de ter um talento único entre os jogadores que estão surgindo no futebol europeu.
Mesmo ainda sem tantos holofotes, é possível, em uma rápida busca, observar a técnica e habilidade do jogador de apenas 17 anos, nascido em 1998. Engana-se quem pensa que a pouca idade não o faz ter história para contar.
Recordes em campo
Quebrar recordes é costume para Giorgi. Em 2013, com 15 anos, estreou pelo seu clube de origem, o Lokomotivi Tbilisi, segunda força do país atrás do poderoso Dinamo Tbilisi, grande da região. Mesmo com pouca idade, o menino deu conta do recado.
Até junho, participou de 33 partidas pelo clube e marcou 21 gols. Números incríveis que dão dimensão do tamanho do jogador. Apesar de jogar pelas pontas, a finalização de perna esquerda assusta, tamanha a potência do chute.
Ponta-direita canhoto, tem como jogada característica o corte para a perna que tem a melhor finalização. Praticamente a mesma jogada consagrada pelo craque holandês Robben. Porém, as maiores semelhanças são mesmo com Lionel Messi.
O drible fácil, agilidade impressionante e condução de bola muito parecida com o argentino credenciam o talento como um dos grandes atletas atuais das categorias de base. A qualidade é chocante para um atleta de 18 anos.
Em um passado não tão distante, em uma região inóspita da Geórgia, era possível ver Arabidze, ainda bem jovem, com uma camisa do Barcelona, enquanto jogava com amigos em um campo de vasta areia.
Ele já mostrava o talento inerente que um jovem de uma região distante não tinha tanto conhecimento. Mas começou a ter. Arabidze não deve em nada a jogadores formados por categorias de base muito mais estruturadas que a de seu clube de origem.
Futuro no Shakhtar
As grandes virtudes e as influências de Messi em seu futebol chamaram a atenção do Shakhtar. E o poderio financeiro do clube da Ucrânia o levou. Logo em sua estreia, diante do Malmo, pela Youth League, Arabidze mostrou o seu potencial.
Chamando jogo, fez um gol e participou de outros dois. Pela direita, jogando mais recuado, de lateral, deu show de bola. A qualidade é enorme.
Após um período, deve se destacar na equipe profissional – já estreou, sendo um dos mais novos a fazer isto -, e ir para outros grandes clubes europeus. E na crescente seleção da Geórgia, deve debutar logo. Pelas seleções mais jovens, tem média absurda e muito futebol demonstrado. Um dos maiores talentos dessa geração.