Jogos históricos entre os “finalistas” da Copa do Brasil

Jogos históricos entre os “finalistas” da Copa do Brasil

Relembre confrontos marcantes entre as equipes que disputam as oitavas-de-final da Copa do Brasil 2015

COMPARTILHAR

A Copa do Brasil 2015 já tem definidos os confrontos das oitavas-de-final. Por meio de sorteio realizado no último dia 04, os dezesseis times já sabem quem enfrentarão nesta fase do torneio. Alguns clássicos e outros jogos menos “charmosos” estão no cardápio.

O item de desejo de todos os clubes (Foto: Reprodução/paraisoweb.com.br)
O item de desejo de todos os clubes (Foto: Reprodução/paraisoweb.com.br)

A equipe do Alambrado relembra o histórico de confrontos entre as equipes restantes, principalmente os duelos que já foram realizados na própria competição. Confira.

Internacional x Ituano

As duas equipes nunca se enfrentaram pelo profissional. Na Copa São Paulo deste ano, o Ituano bateu o Colorado por 1 a 0, eliminando os gaúchos ainda na primeira fase do torneio. O gol foi marcado por Gabriel Braga.

São Paulo x Ceará

Com vantagem no confronto, o São Paulo tenta confirmar o favoritismo diante de uma equipe em crise. O cenário é diferente do encontrado em 2011, quando os dois times se enfrentaram pela segunda fase da Copa Sul-americana.

Ainda na primeira divisão, o Vozão ia empolgado enfrentar o Tricolor. Na primeira partida, a equipe de Vágner Mancini bateu o time dirigido por Adílson Batista por 2 a 1, em um confronto emocionante.

No primeiro tempo, Rivaldo fez o 1 a 0 para o São Paulo. Ainda na primeira etapa, aos 44, Osvaldo – o mesmo que jogaria pelo São Paulo no ano seguinte – deu passe para Rudnei empatar o jogo.

Já no final da partida, aos 45 minutos, Marcelo Nicácio desempatou. Festa no Presidente Vargas e vantagem para os donos da casa. A volta, no Morumbi, foi tensa. Os gols da classificação saíram apenas no segundo tempo.

Cícero, Lucas e Dagoberto fizeram os gols da vitória. Alívio momentâneo para o sempre pressionado Adílson Batista, que não durou muito tempo no cargo.

Cruzeiro x Palmeiras

Um dos confrontos mais ricos em histórias da Copa do Brasil. Os antigos Palestras já decidiram duas vezes a competição, ambas nos anos 90. E o embate está empatado, com um título para cada lado.

Em 1996, Marcelo Ramos decidiu. Na primeira partida, empate por 1 a 1 no Mineirão. Cláudio pôs os paulistas na frente, mas Marcelo Ramos empatou para os mineiros.

Apesar do ótimo resultado fora de casa, o Palmeiras parece ter entrado nervoso demais na decisão do Palestra Itália. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo tinham, claramente, uma equipe muito mais técnica. Mesmo assim, os comandados de Levir Culpi mantiveram a tranquilidade e ganharam com uma dupla de ataque afiada.

O clima de empolgação incendiou o Palestra Itália. No inicio da partida, Luizão colocou o Palmeiras na frente. Porém, em duas falhas, o Cruzeiro alcançou a virada. E a grande Raposa surpreendeu. 2 a 1 e título dos mineiros.

Em 1998, novamente Palmeiras e Cruzeiro na decisão. Mais uma vez, os dois times mostravam um elenco muito forte. Os mineiros tinham como técnico o algoz Levir Culpi. Já os paulistas confiavam agora em Felipão, especialista em mata-mata.

Mais uma vez o primeiro jogo foi realizado no Mineirão. Desta vez, porém, o placar foi de vitória mineira. O sempre artilheiro Fábio Júnior marcou o tento da vitória da Raposa, ainda na primeira etapa.

Na volta, a escolha do estádio foi o Morumbi. Com o estádio lotado, os palmeirenses acreditavam que o primeiro título da competição viria. E desta vez foi a dupla de ataque do Verdão que resolveu.

Paulo Nunes, no início da partida, fez 1 a 0 para os paulistas. O jogo seguiu equilibrado até os 44 minutos do segundo tempo. Eis que Oséas, grande personagem do Palmeiras, marca o gol heroico, quase sem ângulo. Título e vingança do Verdão. Festa de Felipão no Morumbi.

Flamengo x Vasco

O gigante clássico carioca colocará frente a frente duas equipes em fases opostas nas oitavas-de-final. De um lado, o empolgado Flamengo. Do outro, o desesperado Vasco. Mesmo assim, a história de que clássico não tem favorito será um dos bordões pré-jogo.

Em 2006, ambas as equipes apareciam como surpresas na final da Copa do Brasil. Com times modestos no papel, tanto Flamengo quanto Vasco surpreenderam durante as respectivas campanhas. Dois técnicos jovens duelavam pelo título – no Flamengo, Ney Franco. No Vasco, Renato Gaúcho.

Na primeira partida, no histórico Maracanã, equilíbrio. Porém, Obina e Luizão decidiram para o Flamengo, aos 15 e 17 minutos do segundo tempo. Vantagem folgada para a partida de volta, também realizada no Maracanã.

Diante de 45 mil pessoas, o Flamengo apenas administrou a vantagem. Juan ainda fez um gol para confirmar o título do rubro-negro. Conquista para apagar os vice-campeonatos de 2003 e 2004.

Fluminense x Paysandu

Fluminense e Paysandu fizeram poucos jogos na história. Mas o ano de 2002 marcou vários confrontos entre os dois clubes. Foram quatro partidas ao todo. Sendo uma pelo Campeonato Brasileiro, uma pela Copa dos Campeões e duas pela Copa do Brasil.

Foram duas vitórias do Tricolor, uma vitória do Papão da Curuzu, além de um empate. E foi justamente no empate a partida de grande importância para um deles.

Na disputa da Copa dos Campeões de 2002, o Paysandu fez história ao conquistar a competição sobre o Cruzeiro. Na campanha com apenas uma derrota, o time do Pará encontrou o Fluminense.

Na primeira fase, empate sem gols na segunda partida dos clubes. O resultado sem gols ajudou os dois times a se classificarem para a fase seguinte. As duas equipes contavam com bons elencos. Inclusive o Fluminense com a dupla Magno Alves e Roni. Era o ano do centenário do bom time carioca.

Grêmio x Coritiba

Dizem que o Coritiba costuma aprontar para cima do Grêmio. Porém, na história, quem manda é o Tricolor. Inclusive, nos confrontos da Copa do Brasil.

Os dois times já se enfrentaram duas vezes. Ambos os confrontos foram válidos pelas semifinais da competição. Em 1991, empate e vitória do Grêmio. Já em 2001, duelo mais tranquilo. Duas vitórias gremistas sem tantas dificuldades.

Na primeira partida, 3 a 1 no estádio Olímpico. Os comandados de Tite marcaram com Warley, Anderson Lima e Zinho. Pelo Coritiba, do técnico Ivo Wortmann, Anderson Cruz anotou. Partida que teve ainda um expulso para cada lado.

Na volta, no Couto Pereira, Caio anotou o gol que levou o Grêmio para a decisão. Na final, os gaúchos bateram o Corinthians, naquele que foi o último título nacional da equipe.

Atlético Mineiro x Figueirense

Os dois times nunca se enfrentaram em jogos de mata-mata. Um jogo emblemático foi a goleada do Atlético Mineiro por 6 a 0, no Campeonato Brasileiro de 2012. Os mineiros foram vice-campeões naquela edição, e os catarinenses, rebaixados.

Corinthians x Santos

O clássico paulista tem várias histórias. No mais antigo confronto de São Paulo, ambas as equipes sempre brigaram por protagonismo. Neste ano, o duelo promete ser equilibrado. A surpresa é que os dois clubes nunca se enfrentaram pela Copa do Brasil.

Entretanto, alguns confrontos recentes marcaram as equipes, sempre prevalecendo o equilíbrio. No Campeonato Paulista, os dois times decidiram, nos últimos anos, duas finais. Em 2011, o Santos levou a melhor, com a genialidade de Neymar e o apoio dos ótimos companheiros.

Já em 2013, troco corintiano. Com Tite, o Corinthians conseguiu segurar o ídolo santista e levou o troféu. Com duelos cercados de polêmicas e histórias, esse promete ser mais um duelo para entrar no retrospectos de jogos maravilhosos.

Deixe seu comentário!

comentários