“Pior seleção do mundo” é destaque nas eliminatórias asiáticas

“Pior seleção do mundo” é destaque nas eliminatórias asiáticas

Saiba mais sobre a classificação de Butão e outros resultados da qualificação para a Copa

COMPARTILHAR

Apesar de estarmos a três anos da Copa do Mundo 2018, a corrida pelo Mundial já começou. As Eliminatórias da Ásia se iniciaram na semana passada colocando 12 equipes frente a frente pelas vagas para a próxima fase da disputa.

A fase de qualificação geralmente é frequentada por seleções com quase nenhuma tradição, muitas vezes provocando confrontos entre as piores nações do mundo. E neste ano não foi diferente. Você já ouvir falar do Butão? Pois é, o pequeno país asiático viveu seus 15 minutos de fama nesta semana.

Antes mesmo de contar a saga dos simpáticos butaneses, vale mostrar os duelos e os classificados para a sequência da disputa. Vale lembrar também que a Índia era, teoricamente, a mais forte entre as doze nações.

Confrontos da fase da fase de qualificação

Índia x Nepal*
Ida- 2×0
Volta- 0x0

Timor Leste x Mongólia*
Ida- 4×1
Volta- 1×0

Camboja x Macau*
Ida-3×0
Volta- 0x0

Taiwan x Brunei*
Ida- 0x1
Volta- 2×0

Yemen x Paquistão*
Ida- 3×1
Volta- será disputada no dia 23 de março. O jogo foi adiado devido a um duplo atentado contra uma igreja cristã que matou 15 pessoas e feriu outras 75.

Sri Lanka x Butão*
Ida- 0x1
Volta- 1×2

A gigante pior seleção do mundo

Sem dúvidas, o jogo mais comentado desse início de eliminatórias foi o confronto entre Sri Lanka e Butão, muito em função das dificuldades esportivas do último e da fama de ser, até então, a pior seleção do mundo.

Uma das mais jovens nações do mundo futebolístico, Butão disputou a sua primeira partida somente em 1982 (derrota para o Nepal por 3 a 1). Até os jogos contra Sri Lanka, Butão ocupava a última posição do ranking da FIFA (209°).

A primeira vitória da pequena nação, de pouco mais de 700 mil habitantes, só aconteceu em 2002, sobre Montserrat, naquela que foi chamada “a outra final de 2002”, devido o fato da partida ocorrer horas antes da final da Copa do Mundo 2002.

Sempre ranqueada nas últimas posições, o grande respiro veio nestas eliminatórias. Após o sorteio definir Sri Lanka (174°) como adversário, muitos já diziam que Butão estava fadada a eliminação logo no seu debute em eliminatórias. No ano passado, o mesmo adversário goleou os butaneses por 5 a 2, sem muita resistência. Porém, o resultado destas eliminatórias surpreendeu a muitos.

A inédita classificação do Butão (Foto: Reprodução/mirror.com)
A inédita classificação do Butão (Foto: Reprodução/mirror.com)

Nem mesmo as mais de 30 posições de distância no ranking da FIFA e o fato de jogar fora acuaram a seleção dos dragões. T. Dorji abriu o placar, faltando só cinco minutos para o final da partida.
Na volta, no acanhado e simpático estádio de Changlimithang (25 mil lugares), casa das seleções masculina e feminina, O púbico local se encheu de esperança. Quinze mil pessoas no estádio.

Festa bonita nas arquibancadas e dentro de campo. No gramado, quem chamou a responsabilidade e garantiu a quinta vitória da seleção na história foi Chencho Gyeltshen, 18 anos, também chamado de Cristiano Ronaldo butanês.

 

O atacante que atua na Tailândia fez os dois gols da partida e chegou a cinco com a seleção nacional, que o coloca como um dos maiores artilheiros da nação.

Zarwan ainda descontou para Sri Lanka. Mas era tarde. Festa. Esperança. Orgulho. O povo butanês teve um dos dias mais felizes da sua história. E, claro, Butão ainda sonha com a classificação para a Copa do Mundo Rússia 2018. Cuidado, Ásia.

Deixe seu comentário!

comentários