A edição de novembro da revista inglesa FourFourTwo elencou 10 jovens promessas do futebol sul-americano a serem seguidas. Um fato que chamou atenção dos brasileiros foi a posição de Gabriel Jesus, atacante do Palmeiras, na lista.
Xodó da torcida do Verdão, o prodígio apareceu na sétima colocação, sendo preterido por Giovanni Lo Celso, argentino que defende o Rosário Central. Afinal, quem é a promessa que cativa a todos no futebol local?
Rosário, a terra do amor
Lo Celso nasceu no celeiro de craques argentinos: Rosário. A cidade tem um caso particular de amor com o futebol. Talvez essa seja a explicação mais superficial para tentar entender o que a região tenha de tão importante vinculado ao desporto rei.
Além da paixão desenfreada dos torcedores – rivais – de Rosário Central e Newell’s Old Boys, alguns craques do futebol atual nasceram no paraíso do talento. Só para citar dois astros atuais: Di Maria e Lionel Messi. A dupla deu seus primeiros passos em gramados de Rosário. Uma tônica que segue até hoje.
E foi na grama sagrada das categorias de base do Rosário Central que Giovanni Lo Celso se desenvolveu. Ainda jovem, aos 14 anos, desembarcou nos “Canalhas”. Não demorou muito para a canhota cheia de vivacidade se destacar.
Foram três títulos nacionais nas categorias inferiores no Rosário, incluindo a conquista do Torneio de Reservas em 2014, grande vitrine para Lo Celso.
Um típico 10
Dono de uma perna esquerda com muita habilidade, o baixinho é o típico camisa 10 argentino. Qualidade no passe, visão de jogo e técnica incomum, tudo isso munido à capacidade de resolver um jogo com poucos toques na bola.
Em um país notadamente fanático por seus camisas 10, Lo Celso é o príncipe de uma província amante dos jovens talentos. No próprio Rosário, onde fez sua estreia como profissional em junho de 2015, ele faz dupla com Franco Cervi, 21 anos, outra promessa do futebol local.
No último Campeonato Argentino, o que mais surpreendeu foi a naturalidade do jovem de apenas 19 anos ao se deparar com as defesas rivais. Desde que foi escalado pelo técnico Coudet, ganhou confiança e não saiu mais do time.
Adorado pela torcida, ajudou nos vice-campeonatos argentinos e da copa nacional. Foram 16 partidas no total, com algumas assistências que o credenciam como uma das principais promessas do futebol sul-americano.
Cobiçado pela Inter de Milão e Atlético de Madrid, Lo Celso atingiu um patamar que gera muita expectativa. Dificilmente uma equipe brasileira conseguiria o contratar, mesmo com tantos olheiros do país em sua cola.
Desafio Libertadores
Enquanto aguarda a definição do seu futuro, Lo Celso segue como esperança do Rosário Central. A fanática torcida espera que ele seja uma das peças importantes para a conquista do sonho da Libertadores.
Na competição, teremos o duelo do Rosário Central contra o Palmeiras. Frente a frente, Lo Celso e Gabriel Jesus. Dois grandes talentos do futebol sul-americano do momento. Jogadores que empolgam dentro das quatro linhas.
A tradição futebolística de Rosário impressiona. Na briga pela hegemonia da particular região, “Leprosos” e “Canalhas” seguem revelando jogadores. E, o mais importante, craques que se projetam para o mundo. Mas um dia todos voltam para a mina de ouro argentina.