A Bundesliga ficou sem graça nos últimos anos no que se refere à briga por título. No entanto, a temporada 2015-16 guardou fortes emoções para quem foge do fantasma do rebaixamento. Três clubes caem, e um deles já foi – o Hannover -, mas ainda restam duas vagas das quais três equipes tradicionais tentam fugir. São eles: Eintracht Frankfurt, Werder Bremen e Stuttgart. Contudo, somente uma escapará do vexame.
Na vice-lanterna está o Stuttgart, com 33 pontos, precisando vencer o duelo fora de casa contra o Wolfsburg e torcer para uma combinação de resultados. Isso porque o último e penúltimo colocados são rebaixados automaticamente para a Segunda Divisão. O 16º vai para um playoff contra o terceiro colocado da Bundesliga 2 e o vencedor do duelo ganha uma vaga na Bundesliga da temporada seguinte.
E pensar que o Stuttgart já viveu dias de glória… Em 1950, conquistou pela primeira vez em sua história o título do Campeonato Alemão. O primeiro dos cinco que conquistou ao longo de sua história. Anos depois, conquistava a Taça Intertoto da UEFA, competição destinada aos clubes que não conseguiam vaga para a Liga dos Campeões da UEFA e a Recopa Europeia. Foi em 1968.
A última grande alegria do torcedor dos Crocodilos foi na temporada 2006-07, quando o clube alemão venceu a Bundesliga, contando com nomes importantes como Cacau, Mario Gomez, Hitzlperger, e Sami Khedira em sua campanha. Mas os tempos são outros, e a equipe precisa de um milagre para não ser rebaixada.
Para completar, no último sábado (7), após derrota por 3 a 1 para o Mainz, em casa, a insatisfeita torcida do clube alemão invadiu o gramado para cobrar jogadores e comissão técnica. O clima não é nada agradável. Também, não poderia ser diferente, pois o Stuttgart pode retornar à Segunda Divisão após 39 anos.
Mas o grande confronto ficou guardado para o encontro entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt, 16º e 15º, respectivamente. Um empate livra o Eintracht Frankfurt do rebaixamento e pode mandar o Werder para o playoff, ou até mesmo diretamente à Segunda Divisão da Bundesliga.
Duas grandes equipes em uma mesma situação, a diferença é que uma delas permanecerá na Bundesliga, a outra, amargará o rebaixamento. O Eintracht Frankfurt é uma equipe tradicional, que inclusive já venceu uma Copa da UEFA (a atual Liga Europa), em 1979-80, além de ter vencido uma Copa Intertoto em 1967. Além disso, foi campeão alemão em 1959. O Eintracht também é um dos fundadores da Bundesliga.
Já o Werder tem quatro títulos do Campeonato Alemão, o último deles foi conquistado em 2003-04. Também possui dois títulos continentais: a Recopa Europeia (1991-92) e a Copa Intertoto em 1998.
Três equipes tradicionais, talvez sem o mesmo peso de Borussia Dortmund, Bayern de Munique ou até mesmo o Schalke 04, por exemplo, mas que têm seu valor dentro do futebol alemão. Três equipes que passam por um momento tenebroso e triste para quem joga e torce por clubes com destinos trágicos. Contudo, apenas uma se livrará desta tragédia, mas saberemos apenas no sábado (14), quando for realizada a última rodada da Bundesliga 2015-16.